Portugueses querem António Costa a governar (mas não sozinho)

Numa sondagem da TSF e do JN, quase metade dos eleitores admitiu que gostaria de ver uma coligação do PS com outro partido para governar o país. O Bloco de Esquerda foi a sugestão mais votada.

Apesar de os eleitores não preverem uma maioria absoluta para António Costa nas próximas legislativas, o atual primeiro-ministro parece ser o favorito de acordo com as intenções de voto da mais recente sondagem feita pela Pitagórica para a TSF e JN. Três em cada quatro portugueses diz que nenhum partido vai conseguir maioria absoluta — apenas 12% acredita numa maioria do PS.

Rui Rio parece ser o grande derrotado, com apenas 7% dos inquiridos a demonstrar intenções de voto no PSD. Do total de inquiridos, 17% não sabe ou preferiu não responder.

No entanto, apesar de os portugueses preverem um cenário de vitória para o PS, quase metade dos inquiridos não quer António Costa a governar sozinho. De forma semelhante ao que aconteceu na última legislatura, 46% dos inquiridos quer uma coligação do Governo com outros partidos.

A escolha favorita para a coligação foi o Bloco de Esquerda, com 43% dos inquiridos a sugerir o partido de esquerda. Das outras opções destacam-se CDU (26%), PSD (17%), CDS-PP (8%) e PAN (8%). Um em cada quatro inquiridos preferiu não responde ou não sabe com quem deve o PS coligir-se.

Há ainda outras opções em caso de vitória do PS, nomeadamente um acordo parlamentar com um ou mais partidos (17%); ou um Governo em minoria, com acordos pontuais para cada assunto (17%).

A sondagem procurou aferir o índice de rejeição ou de potencial de voto nos líderes partidários para as próximas eleições legislativas. Foram recolhidas 800 entrevistas telefónicas entre os dias 8 e 14 de julho.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … mesmo governando com geringonça o PS é uma desgraça, se for sozinho é um descalabro, o que já provamos e pagamos pelas porcarias do PS quando só.

RESPONDER

Ministro da Defesa infetado. Tem sintomas ligeiros

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à covid-19", informou este domingo o Ministério da Defesa Nacional. É o oitavo membro do Governo a ficar infetado. João Gomes Cravinho está infetado com covid-19. …

Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se. Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, …

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …