Numa sondagem da TSF e do JN, quase metade dos eleitores admitiu que gostaria de ver uma coligação do PS com outro partido para governar o país. O Bloco de Esquerda foi a sugestão mais votada.
Apesar de os eleitores não preverem uma maioria absoluta para António Costa nas próximas legislativas, o atual primeiro-ministro parece ser o favorito de acordo com as intenções de voto da mais recente sondagem feita pela Pitagórica para a TSF e JN. Três em cada quatro portugueses diz que nenhum partido vai conseguir maioria absoluta — apenas 12% acredita numa maioria do PS.
Já Rui Rio parece ser o grande derrotado, com apenas 7% dos inquiridos a demonstrar intenções de voto no PSD. Do total de inquiridos, 17% não sabe ou preferiu não responder.
No entanto, apesar de os portugueses preverem um cenário de vitória para o PS, quase metade dos inquiridos não quer António Costa a governar sozinho. De forma semelhante ao que aconteceu na última legislatura, 46% dos inquiridos quer uma coligação do Governo com outros partidos.
A escolha favorita para a coligação foi o Bloco de Esquerda, com 43% dos inquiridos a sugerir o partido de esquerda. Das outras opções destacam-se CDU (26%), PSD (17%), CDS-PP (8%) e PAN (8%). Um em cada quatro inquiridos preferiu não responde ou não sabe com quem deve o PS coligir-se.
Há ainda outras opções em caso de vitória do PS, nomeadamente um acordo parlamentar com um ou mais partidos (17%); ou um Governo em minoria, com acordos pontuais para cada assunto (17%).
A sondagem procurou aferir o índice de rejeição ou de potencial de voto nos líderes partidários para as próximas eleições legislativas. Foram recolhidas 800 entrevistas telefónicas entre os dias 8 e 14 de julho.
… mesmo governando com geringonça o PS é uma desgraça, se for sozinho é um descalabro, o que já provamos e pagamos pelas porcarias do PS quando só.
PS é mau, mas menos mau que direita…mas com maioria absoluta é um perigo.