/

Portugueses são os que mais tempo demoram a almoçar

1

Os portugueses ocupam o topo da tabela dos europeus que mais tempo levam a almoçar. O estudo envolveu 8058 pessoas de 9 países e concluiu que um português, em média, leva 58 minutos para almoçar.

O estudo independente divulgado esta segunda-feira pelo YouGov Plc coloca ainda os polacos no fim da tabela, com uma média de 26 minutos.

O novo estudo acedido pelo Observador, diz ainda que “um em cada quatro portugueses faz a mesma refeição todos os dias, sendo as sanduíches (33%) confecionadas em casa, a refeição mais popular no horário de almoço. O menu mais popular é seguido de perto pelas saladas (33%) e massas (32%)”.

De acordo com o estudo, a prática de almoçar à secretária surpreendeu com um resultado de 17%. O estudo chegou ainda à conclusão de que 22% dos trabalhadores admite trabalhar ao mesmo tempo que almoça. Há ainda 3% de inquiridos que admitem nem almoçar dada a excessiva carga de trabalho.

Amanda Hamilton, especialista em nutrição, afirma que “segundo os dados mais recentes, um funcionário a tempo inteiro na UE trabalha em média 40,3 horas. No entanto, estudos concluem que não é possível concentrar-se ou ser produtivo durante esse período de tempo sem uma pausa adequada.”

“O declínio na tradicional hora do almoço significa que os trabalhadores não estão a ter possibilidade de restabelecer energias e refrescar. É essencial que as pessoas façam boas escolhas no horário do almoço para garantir que se sintam melhor durante o horário de trabalho”, acrescenta a especialista.

Diferentes países, diferentes rotinas

De acordo com o estudo, os polacos – com uma média de 26 minutos e, por isso, no lugar dos mais rápidos – são os que mais consomem a mesma refeição todos os dias. No lado oposto deste estudo, aparecem os holandeses que demonstram ter um menu mais diversificado – apenas 18% admitiram almoçar o mesmo todos os dias.

Como já referido, os portugueses e polacos ocupam os extremos da lista mas há ainda um país que revelou ser o menos propenso para fazer pausas para o almoço – a Roménia.

Segundo o estudo, os romenos (32%) são os que menos tendência têm para fazer pausas para as refeições. O estudo também afirma que os suecos são os que demonstram mais disposição para fazerem refeições em espaços partilhados do escritório.

Em toda a Europa, a maioria das refeições é realizada entre as 12h e as 13h (76%). Ainda no continente europeu, apenas os espanhóis almoçam mais tarde, em média entre as 13h e as 14h.

Serviços de entrega

O estudo também se debruçou sobre o fenómeno dos serviços de entrega que começam a propagar-se em todos os países.

De acordo com a sondagem realizada, 39% dos trabalhadores sentem que o grande benefício das aplicações é a capacidade de fazer uma refeição quente na hora do almoço, 35% admitem gostar da aplicação para evitarem ter de preparar a sua própria comida e outros 35% dizem gostar da variedade de menus disponíveis nas aplicações.

ZAP //

1 Comment

  1. E fazem bem, pelos vistos, assim descomprimem e repõem energias, não é assim que é suposto?…
    O que não é suposto é comer porcarias rápidas, ao mesmo tempo que se trabalha e nem mastigar a comida sequer…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.