/

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

2

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma.

O indicador destaca ainda que os portugueses que recorrem a financiamento bancário para comprar casa, o valor médio gasto na compra de habitação é de 138 mil euros.

“O valor médio que os portugueses pagam nos mais recentes contratos de crédito habitação fixa-se nos 401 euros“, adiantam os dados avançados pela plataforma ComparaJá.pt, divulgados pelo Jornal de Notícias.

O barómetro aponta que perto de 40% das famílias pagam entre 250 e 399 euros de prestação mensal ao banco, enquanto 22% pagam entre 400 e 549 euros.

Os dados sublinham ainda que “am média, os portugueses esperam até aos 37 anos para pedir crédito à habitação”.

Assim,  “a idade de término do pagamento do empréstimo, na maioria dos casos, só acontece depois da entrada na idade da reforma“. Segundo a análise, “apenas 17,66% acabará de pagar o crédito da casa antes da reforma”, sendo que quase 60% o fará entre os 71 e os 80 anos de idade.

A maioria das famílias “está a solicitar empréstimos a mais de 30 anos, sendo que 55% dos portugueses ultrapassam os 36 anos”. Mas “a maturidade média dos empréstimos solicitados pelos utilizadores do ComparaJá.pt está nos 33 anos, abaixo dos 40 anos recomendados pelo regulador, mas ainda acima do valor que este quer ver para os novos créditos a partir de 2022”.

A plataforma destaca que Portugal é dos poucos países europeus a dar crédito a 40 anos, sendo que a maioria dos países apenas disponibiliza maturidades até aos 30 anos.

O barómetro mostra ainda que em Portugal apenas quatro bancos têm apoios específicos para jovens.

ZAP //

2 Comments

  1. A incertezas na manutenção do trabalho e também cada vez mais a instabilidade familiar, levam a muitas exitações quanto a medidas a tomar quanto ao futuro e os salários baixos nada ajudam!

  2. Eu não diria, falsamente, que os portugueses esperam até aos 40 para comprar casa.
    Diria antes que os portugueses só conseguem sentir condições para comprar casa aos 40 anos.
    O titulo é uma idiotice e induz o leitor à falsa ideia que o português é um patego qualquer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.