Portugal deve ser “voz na Europa” para levantar patentes das vacinas, diz BE

Nuno Fox / Lusa

Catarina Martins

A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, sublinhou que as patentes das vacinas devem ser levantadas, para que toda a população possa ser imunizada contra a covid-19, defendendo que Portugal deve ser “uma voz na Europa” e fazer mais para garantir a totalidade das vacinas.

“Neste momento, já devíamos estar a negociar todas as vacinas disponíveis. Devíamos ser uma voz na Europa para que haja a coragem de ultrapassar as patentes e garantir as vacinas”, disse Catarina Martins no final de uma visita ao Laboratório Militar, na manhã desta quinta-feira, citada pela TSF.

Relativamente à vacina da AstraZeneca, garantiu que “confia nas instituições de saúde portuguesas e na decisão que vão tomar”, frisando que “Portugal tem de tomar decisões quando a coordenação Europeia falha”.

“O que as instituições nos têm dito é que, de facto, existem efeitos secundários que não devem causar alarme. Tendo em conta os dados da ciência, não vemos razões para que se criem alarmismos na população. Pedimos para que se confie na ciência”, referiu.

Sobre a proposta do FMI, para que os mais ricos paguem impostos temporários, de forma a responder à crise, defende: “Tem de acabar esta ideia de que os gigantes vão para uma offshore e não pagam impostos em lado nenhum, enquanto uma mercearia tem de pagar os seus impostos. Para haver justiça na resposta à crise tem de se ter coragem para terminar com estes mecanismos de fuga ao fisco”.

Para a líder bloquista, é “inaceitável” taxar os salários dos trabalhadores, “quando não se tomam decisões de taxar as grandes fortunas que nunca pagam o que devem”.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …