“Mesmo com mudanças de Governo”, Portugal vai investir na ligação entre Lisboa e Porto

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, considera que há um “consenso alargado” sobre a necessidade de encurtar a ligação ferroviária entre Lisboa e Porto.

A linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai reduzir o tempo de viagem para 1h15, de acordo com o que está previsto no Programa Nacional de Investimentos (PNI). Pedro Nuno Santos garante que há um “consenso alargado” em Portugal, pelo que não deverá repetir-se o atraso de mais de 20 anos, entre o anúncio de 1999 e o de 2020.

“Mesmo com mudanças de Governo não deixaremos de fazer esse investimento”, disse o ministro das Infraestruturas em entrevista ao “Tudo é Economia” da RTP3.

De acordo com o ECO, o governante apontou a existência de um “consenso alargado”, pelo menos entre o PS e o PSD, sobre a necessidade de reduzir o tempo de viagem entre as duas principais cidades do país. A perspetiva é que o projeto não caia no esquecimento caso outro partido governe.

O diário adianta ainda que a obra vai custar 4,5 mil milhões de euros para que os comboios circulem a 300 quilómetros por hora, diminuindo para menos de metade o atual tempo de viagem.

Para já, a nova ligação vai ser construída em bitola ibérica, o que vai permitir que comboios de passageiros atualmente em circulação utilizem a ferrovia, mas faz com que seja impossível circular a mais do que 250 quilómetros por hora. No futuro, terá carris polivalentes para que possa migrar para a bitola europeia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. POliticos sao todos iguais, resto do pais precisa urgentemente para amanha linha ferrea em condicoes normais para facilitar vida das pessoas. Estes artistas vao investir Lisboa-Porto que bastaria uma linha de alta velocidade em boas condicoes…o resto nao conta… mas que pais ‘e este que nao olhem para interior, nem para sul…estao brincar aos milhoes para enterrar sem utilidades para resto do pais…meus amigos mais uma vez estamos assistindo a incompetencia e falta visao para pais…meus amigos milhoes veem mas nao beneficiam o pais real…mais valia UE vir e investir…porque os politicos nao entendem ou nao querem saber do reais problemas…..Por esta decisao quantos jovens e quantas familias ficam privadas dos trabalhos e acessibilidades para sua vidas…estamos a brincar a cabra sega….

RESPONDER

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …