“Mesmo com mudanças de Governo”, Portugal vai investir na ligação entre Lisboa e Porto

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, considera que há um “consenso alargado” sobre a necessidade de encurtar a ligação ferroviária entre Lisboa e Porto.

A linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai reduzir o tempo de viagem para 1h15, de acordo com o que está previsto no Programa Nacional de Investimentos (PNI). Pedro Nuno Santos garante que há um “consenso alargado” em Portugal, pelo que não deverá repetir-se o atraso de mais de 20 anos, entre o anúncio de 1999 e o de 2020.

“Mesmo com mudanças de Governo não deixaremos de fazer esse investimento”, disse o ministro das Infraestruturas em entrevista ao “Tudo é Economia” da RTP3.

De acordo com o ECO, o governante apontou a existência de um “consenso alargado”, pelo menos entre o PS e o PSD, sobre a necessidade de reduzir o tempo de viagem entre as duas principais cidades do país. A perspetiva é que o projeto não caia no esquecimento caso outro partido governe.

O diário adianta ainda que a obra vai custar 4,5 mil milhões de euros para que os comboios circulem a 300 quilómetros por hora, diminuindo para menos de metade o atual tempo de viagem.

Para já, a nova ligação vai ser construída em bitola ibérica, o que vai permitir que comboios de passageiros atualmente em circulação utilizem a ferrovia, mas faz com que seja impossível circular a mais do que 250 quilómetros por hora. No futuro, terá carris polivalentes para que possa migrar para a bitola europeia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. POliticos sao todos iguais, resto do pais precisa urgentemente para amanha linha ferrea em condicoes normais para facilitar vida das pessoas. Estes artistas vao investir Lisboa-Porto que bastaria uma linha de alta velocidade em boas condicoes…o resto nao conta… mas que pais ‘e este que nao olhem para interior, nem para sul…estao brincar aos milhoes para enterrar sem utilidades para resto do pais…meus amigos mais uma vez estamos assistindo a incompetencia e falta visao para pais…meus amigos milhoes veem mas nao beneficiam o pais real…mais valia UE vir e investir…porque os politicos nao entendem ou nao querem saber do reais problemas…..Por esta decisao quantos jovens e quantas familias ficam privadas dos trabalhos e acessibilidades para sua vidas…estamos a brincar a cabra sega….

RESPONDER

Alojamento local cai a pique. Porto e Lisboa têm pouco mais de 5 mil imóveis ativos

O número de imóveis dedicados ao alojamento local no Porto e em Lisboa têm caído a pique. Há pouco mais de 5 mil imóveis ativos nas duas cidades. Há um tremendo abismo entre o número de …

Recandidatos às autarquias partem com vários pontos de avanço - mesmo quando não cumprem todas as promessas

Os presidentes de câmara que se recandidatam têm, à partida, uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre os seus adversários diretos, indica novo estudo. No momento de eleger o presidente da Câmara, quem é a pessoa …

Jerónimo diz esperar do PS "manobras" para "condicionar e chantagear eleitores"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, espera que o PS tente, nas próximas semanas, “condicionar e chantagear os eleitores”, com o “agitar de novas promessas” e “o acenar dos milhares e de milhões”. “Não faltarão, …

Novas imagens revelam paisagens ocultas da Idade do Gelo no Mar do Norte

Uma equipa de cientistas criou um mapa do mundo subaquático do Mar do Norte, revelando enormes canais formados durante a última Era do Gelo. Os dados obtidos pelos investigadores revelaram 19 canais transversais que tinham entre …

A água da EEI está repleta de bactérias (e pode pôr em risco a saúde dos astronautas)

Um novo estudo destaca a necessidade de salvaguardar água limpa para as missões de voos espaciais. A pesquisa mostrou que há diferentes populações de bactérias isoladas na água potável da Estação Espacial Internacional (EEI) e …

Comportamento dos gatos varia tendo em conta (apenas) sete traços de personalidade

Um novo estudo, levado a cabo na Finlândia, descobriu que a personalidade dos gatos pode ser definida através de uma combinação de apenas sete traços de personalidade. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram …

Medvedev esmagador rouba Grand Slam a Djokovic. E os campeões também choram

O sérvio Novak Djokovik falhou o seu encontro com a história do ténis, depois de uma inesperada e dolorosa derrota em três sets frente ao russo Daniil Medvedev. Ainda não foi desta que um tenista …

318 dias depois, máscaras deixam de ser obrigatórias na rua (mas recomendadas em aglomerados)

O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 318 dias depois, passando a ser facultativo e recomendado em algumas situações, como os aglomerados de pessoas. Esta obrigação durou, no total, …

CBS anuncia um reality show para ativistas. E alguns já o odeiam

O anúncio de um novo programa de televisão, apresentado como uma competição entre ativistas, cujo vencedor será o que tiver mais impacto nas redes sociais, causou polémica este fim de semana nos Estados Unidos. O novo …

A poesia moderna pode ter surgido muito antes do que se pensava

Descoberta feita por professor da Universidade de Cambridge vem colocar os inícios da poesia moderna no século II e não no século V, como se acreditava, quando os Bizantinos começaram a introduzi-las nos seus cânticos …