/

“Mesmo com mudanças de Governo”, Portugal vai investir na ligação entre Lisboa e Porto

1

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, considera que há um “consenso alargado” sobre a necessidade de encurtar a ligação ferroviária entre Lisboa e Porto.

A linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai reduzir o tempo de viagem para 1h15, de acordo com o que está previsto no Programa Nacional de Investimentos (PNI). Pedro Nuno Santos garante que há um “consenso alargado” em Portugal, pelo que não deverá repetir-se o atraso de mais de 20 anos, entre o anúncio de 1999 e o de 2020.

“Mesmo com mudanças de Governo não deixaremos de fazer esse investimento”, disse o ministro das Infraestruturas em entrevista ao “Tudo é Economia” da RTP3.

De acordo com o ECO, o governante apontou a existência de um “consenso alargado”, pelo menos entre o PS e o PSD, sobre a necessidade de reduzir o tempo de viagem entre as duas principais cidades do país. A perspetiva é que o projeto não caia no esquecimento caso outro partido governe.

O diário adianta ainda que a obra vai custar 4,5 mil milhões de euros para que os comboios circulem a 300 quilómetros por hora, diminuindo para menos de metade o atual tempo de viagem.

Para já, a nova ligação vai ser construída em bitola ibérica, o que vai permitir que comboios de passageiros atualmente em circulação utilizem a ferrovia, mas faz com que seja impossível circular a mais do que 250 quilómetros por hora. No futuro, terá carris polivalentes para que possa migrar para a bitola europeia.

  ZAP //

1 Comment

  1. POliticos sao todos iguais, resto do pais precisa urgentemente para amanha linha ferrea em condicoes normais para facilitar vida das pessoas. Estes artistas vao investir Lisboa-Porto que bastaria uma linha de alta velocidade em boas condicoes…o resto nao conta… mas que pais ‘e este que nao olhem para interior, nem para sul…estao brincar aos milhoes para enterrar sem utilidades para resto do pais…meus amigos mais uma vez estamos assistindo a incompetencia e falta visao para pais…meus amigos milhoes veem mas nao beneficiam o pais real…mais valia UE vir e investir…porque os politicos nao entendem ou nao querem saber do reais problemas…..Por esta decisao quantos jovens e quantas familias ficam privadas dos trabalhos e acessibilidades para sua vidas…estamos a brincar a cabra sega….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.