O “caminho ainda é longo”, mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

José Coelho /Lusa

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o “caminho ainda é longo”.

Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de Estado da Saúde descreveu como significativa e o início de um caminho que ainda é longo.

É um marco significativo, mas não deixa de ser ainda o início de um caminho que ainda é bastante longo”, afirmou Diogo Serras Lopes. Entre o milhão de vacinas, 284 mil foram segundas doses e as restantes 716 mil foram primeiras inoculações.

O momento em que foi administrada a milionésima vacina contra a covid-19 foi protagonizado por Suzete, 90 anos, que em frente a dezenas de jornalistas recebeu hoje a segunda dose no Pavilhão Desportivo da Ajuda, em Lisboa.

Com as duas doses já tomadas, fica agora mais descansada. “Eu também tenho tido muito cuidado e faço tudo à risca, como mandam. Se tenho a oportunidade de ficar em casa, fico em casa”, contou, acrescentando, por outro lado, que não pensou duas vezes quando a chamaram para ser vacinada.

Aos jornalistas, o secretário de Estado, que assistiu ao momento, referiu que o ritmo do processo de vacinação ronda, atualmente, cerca de quatro mil doses por dia.

“Para conseguirmos atingir as mais de 16 milhões de vacinas que queremos dar, obviamente que o ritmo vai ter de ser maior. Isso implica que espaços como este tenham de ser ampliados e vai implicar, certamente, outras respostas”, afirmou, assegurando que a falta de capacidade nunca será um limite.

O único limite, acrescentou Diogo Serras Lopes, é o número ainda insuficiente de vacinas disponíveis e as limitações associadas à vacina da AstraZeneca que, de acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS), dever ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

“Isto significa que há um escalão etário que tem menos capacidade de ser vacinado, porque não há vacinas suficientes disponíveis”, explicou, afirmando também que essa orientação poderá também ser revista quando houver mais dados sobre a vacina.

Novo centro em Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, inaugurou na sexta-feira o sétimo centro de vacinação contra a covid-19 na cidade, com capacidade para vacinar 190 pessoas por dia.

O centro inaugurado pelo presidente da Câmara será o sétimo a funcionar na cidade e está localizado no edifício dos Serviços Sociais da CML, nas Olaias.

Com quatro linhas de vacinação, a capacidade de vacinação é de 190 pessoas por dia, “mas o ritmo irá sendo adequado ao crescimento dos grupos etários e às necessidades de expansão do processo de vacinação”, salientou. Segundo Medina, até hoje foram vacinadas nas unidades existentes na cidade cerca de oito mil pessoas.

Para facilitar o acesso dos mais idosos à vacinação, a autarquia da capital está a disponibilizar um serviço de táxi gratuito, que funciona através de chamada telefónica.

O centro é uma organização conjunta ministério da Saúde, através dos Centros de Saúde, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Faltam, ainda, dezoito meses para os chicos-espertos vacinarem mais nove milhões e meio de portugueses. Assim é que é. Parabéns.

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …