O “caminho ainda é longo”, mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

José Coelho /Lusa

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o “caminho ainda é longo”.

Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de Estado da Saúde descreveu como significativa e o início de um caminho que ainda é longo.

É um marco significativo, mas não deixa de ser ainda o início de um caminho que ainda é bastante longo”, afirmou Diogo Serras Lopes. Entre o milhão de vacinas, 284 mil foram segundas doses e as restantes 716 mil foram primeiras inoculações.

O momento em que foi administrada a milionésima vacina contra a covid-19 foi protagonizado por Suzete, 90 anos, que em frente a dezenas de jornalistas recebeu hoje a segunda dose no Pavilhão Desportivo da Ajuda, em Lisboa.

Com as duas doses já tomadas, fica agora mais descansada. “Eu também tenho tido muito cuidado e faço tudo à risca, como mandam. Se tenho a oportunidade de ficar em casa, fico em casa”, contou, acrescentando, por outro lado, que não pensou duas vezes quando a chamaram para ser vacinada.

Aos jornalistas, o secretário de Estado, que assistiu ao momento, referiu que o ritmo do processo de vacinação ronda, atualmente, cerca de quatro mil doses por dia.

“Para conseguirmos atingir as mais de 16 milhões de vacinas que queremos dar, obviamente que o ritmo vai ter de ser maior. Isso implica que espaços como este tenham de ser ampliados e vai implicar, certamente, outras respostas”, afirmou, assegurando que a falta de capacidade nunca será um limite.

O único limite, acrescentou Diogo Serras Lopes, é o número ainda insuficiente de vacinas disponíveis e as limitações associadas à vacina da AstraZeneca que, de acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS), dever ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

“Isto significa que há um escalão etário que tem menos capacidade de ser vacinado, porque não há vacinas suficientes disponíveis”, explicou, afirmando também que essa orientação poderá também ser revista quando houver mais dados sobre a vacina.

Novo centro em Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, inaugurou na sexta-feira o sétimo centro de vacinação contra a covid-19 na cidade, com capacidade para vacinar 190 pessoas por dia.

O centro inaugurado pelo presidente da Câmara será o sétimo a funcionar na cidade e está localizado no edifício dos Serviços Sociais da CML, nas Olaias.

Com quatro linhas de vacinação, a capacidade de vacinação é de 190 pessoas por dia, “mas o ritmo irá sendo adequado ao crescimento dos grupos etários e às necessidades de expansão do processo de vacinação”, salientou. Segundo Medina, até hoje foram vacinadas nas unidades existentes na cidade cerca de oito mil pessoas.

Para facilitar o acesso dos mais idosos à vacinação, a autarquia da capital está a disponibilizar um serviço de táxi gratuito, que funciona através de chamada telefónica.

O centro é uma organização conjunta ministério da Saúde, através dos Centros de Saúde, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Faltam, ainda, dezoito meses para os chicos-espertos vacinarem mais nove milhões e meio de portugueses. Assim é que é. Parabéns.

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …