Portugal ultrapassa barreira dos mil mortos por covid-19

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, Portugal ultrapassou a barreira dos mil óbitos devido à covid-19. O número de casos confirmados é agora de 25.351.

Segundo o Relatório da DGS sobre a situação epidemiológica no país desta sexta-feira, Portugal regista 25.351 casos confirmados de covid-19 — um aumento de 306 casos, face ao número de quinta-feira, correspondente a uma subida de 1,2%.

O número de óbitos subiu de 989 para 1007, um aumento de 18 casos e 1.8%. A taxa de letalidade da covid-19 em Portugal mantém-se assim nos 3,9%.

Dos 1007 óbitos registados, 578 ocorreram na região Norte, 201 tiveram lugar na região Centro e 202 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Ocorreram ainda um óbito no Alentejo, 13 no Algarve e 12 nos Açores.

681 dos 1007 óbitos registados dizem respeito a pessoas com mais de 80 anos – uma percentagem de 68%. Há também 3967 doentes com mais de 80 anos, faixa etária que continua a registar o maior número de casos confirmados.

Com 1496 casos confirmados, Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos, seguido de Vila Nova de Gaia (1404) e do Porto (1236). Matosinhos (1142), Braga (1079) e Gondomar (1010) não os restantes concelhos com mais de 1000 casos confirmados.

O número de pacientes internados em Unidades de Cuidados Intensivos desceu de 172 para 154, enquanto o número total de internados desceu de 968 para 892.

O número de casos recuperados passou de 1519 para 1647. O número total de casos ativos de covid-19 em Portugal subiu assim de 22.537 para 22.697.

O número de casos suspeitos teve um aumento de 3584, para um total de 251.269, e o número de casos não confirmados é agora de 222.090. Aguardam resultado laboratorial 3828 pessoas.

O boletim volta a não registar qualquer novo caso importado, mantendo-se assim o total de 751 provindos de 48 países. Espanha (171), França (137), Reino Unido (88), Emirados Árabes Unidos (48) e Suíça (45) continuam como os cinco países com maior registo de casos importados.

Mais 4 casos registados nos Açores e uma morte

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou hoje que foram diagnosticados mais quatro casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma morte no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde, trata-se de três mulheres com idades entre 85 e 97 anos, e um homem, de 92 anos, todos institucionalizados no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

Para além da morte de uma utente de 93 anos de idade, internada no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, registam-se três casos de recuperação de infeção: duas mulheres, de 77 e 88 anos, ambas residentes na ilha de São Miguel; e um homem, de 51 anos, residente na ilha Terceira.

Com base nestes novos dados, até ao momento já foram detetados na região 142 casos, verificando-se 48 recuperados, 14 óbitos e 80 casos positivos ativos para infeção, sendo 61 em São Miguel, dois na ilha Terceira, cinco na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial. Os Açores não registavam há oito dias novos casos de covid-19.

Portugal vai terminar este sábado, 2 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a passagem para situação de calamidade a partir das 00:00 de 3 de maio.

ZAP // DGS / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …