Portugal ultrapassa barreira dos mil mortos por covid-19

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, Portugal ultrapassou a barreira dos mil óbitos devido à covid-19. O número de casos confirmados é agora de 25.351.

Segundo o Relatório da DGS sobre a situação epidemiológica no país desta sexta-feira, Portugal regista 25.351 casos confirmados de covid-19 — um aumento de 306 casos, face ao número de quinta-feira, correspondente a uma subida de 1,2%.

O número de óbitos subiu de 989 para 1007, um aumento de 18 casos e 1.8%. A taxa de letalidade da covid-19 em Portugal mantém-se assim nos 3,9%.

Dos 1007 óbitos registados, 578 ocorreram na região Norte, 201 tiveram lugar na região Centro e 202 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Ocorreram ainda um óbito no Alentejo, 13 no Algarve e 12 nos Açores.

681 dos 1007 óbitos registados dizem respeito a pessoas com mais de 80 anos – uma percentagem de 68%. Há também 3967 doentes com mais de 80 anos, faixa etária que continua a registar o maior número de casos confirmados.

Com 1496 casos confirmados, Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos, seguido de Vila Nova de Gaia (1404) e do Porto (1236). Matosinhos (1142), Braga (1079) e Gondomar (1010) não os restantes concelhos com mais de 1000 casos confirmados.

O número de pacientes internados em Unidades de Cuidados Intensivos desceu de 172 para 154, enquanto o número total de internados desceu de 968 para 892.

O número de casos recuperados passou de 1519 para 1647. O número total de casos ativos de covid-19 em Portugal subiu assim de 22.537 para 22.697.

O número de casos suspeitos teve um aumento de 3584, para um total de 251.269, e o número de casos não confirmados é agora de 222.090. Aguardam resultado laboratorial 3828 pessoas.

O boletim volta a não registar qualquer novo caso importado, mantendo-se assim o total de 751 provindos de 48 países. Espanha (171), França (137), Reino Unido (88), Emirados Árabes Unidos (48) e Suíça (45) continuam como os cinco países com maior registo de casos importados.

Mais 4 casos registados nos Açores e uma morte

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou hoje que foram diagnosticados mais quatro casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma morte no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde, trata-se de três mulheres com idades entre 85 e 97 anos, e um homem, de 92 anos, todos institucionalizados no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

Para além da morte de uma utente de 93 anos de idade, internada no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, registam-se três casos de recuperação de infeção: duas mulheres, de 77 e 88 anos, ambas residentes na ilha de São Miguel; e um homem, de 51 anos, residente na ilha Terceira.

Com base nestes novos dados, até ao momento já foram detetados na região 142 casos, verificando-se 48 recuperados, 14 óbitos e 80 casos positivos ativos para infeção, sendo 61 em São Miguel, dois na ilha Terceira, cinco na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial. Os Açores não registavam há oito dias novos casos de covid-19.

Portugal vai terminar este sábado, 2 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a passagem para situação de calamidade a partir das 00:00 de 3 de maio.

ZAP // DGS / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …