Portugal ultrapassa barreira dos mil mortos por covid-19

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, Portugal ultrapassou a barreira dos mil óbitos devido à covid-19. O número de casos confirmados é agora de 25.351.

Segundo o Relatório da DGS sobre a situação epidemiológica no país desta sexta-feira, Portugal regista 25.351 casos confirmados de covid-19 — um aumento de 306 casos, face ao número de quinta-feira, correspondente a uma subida de 1,2%.

O número de óbitos subiu de 989 para 1007, um aumento de 18 casos e 1.8%. A taxa de letalidade da covid-19 em Portugal mantém-se assim nos 3,9%.

Dos 1007 óbitos registados, 578 ocorreram na região Norte, 201 tiveram lugar na região Centro e 202 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Ocorreram ainda um óbito no Alentejo, 13 no Algarve e 12 nos Açores.

681 dos 1007 óbitos registados dizem respeito a pessoas com mais de 80 anos – uma percentagem de 68%. Há também 3967 doentes com mais de 80 anos, faixa etária que continua a registar o maior número de casos confirmados.

Com 1496 casos confirmados, Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos, seguido de Vila Nova de Gaia (1404) e do Porto (1236). Matosinhos (1142), Braga (1079) e Gondomar (1010) não os restantes concelhos com mais de 1000 casos confirmados.

O número de pacientes internados em Unidades de Cuidados Intensivos desceu de 172 para 154, enquanto o número total de internados desceu de 968 para 892.

O número de casos recuperados passou de 1519 para 1647. O número total de casos ativos de covid-19 em Portugal subiu assim de 22.537 para 22.697.

O número de casos suspeitos teve um aumento de 3584, para um total de 251.269, e o número de casos não confirmados é agora de 222.090. Aguardam resultado laboratorial 3828 pessoas.

O boletim volta a não registar qualquer novo caso importado, mantendo-se assim o total de 751 provindos de 48 países. Espanha (171), França (137), Reino Unido (88), Emirados Árabes Unidos (48) e Suíça (45) continuam como os cinco países com maior registo de casos importados.

Mais 4 casos registados nos Açores e uma morte

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou hoje que foram diagnosticados mais quatro casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma morte no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde, trata-se de três mulheres com idades entre 85 e 97 anos, e um homem, de 92 anos, todos institucionalizados no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

Para além da morte de uma utente de 93 anos de idade, internada no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, registam-se três casos de recuperação de infeção: duas mulheres, de 77 e 88 anos, ambas residentes na ilha de São Miguel; e um homem, de 51 anos, residente na ilha Terceira.

Com base nestes novos dados, até ao momento já foram detetados na região 142 casos, verificando-se 48 recuperados, 14 óbitos e 80 casos positivos ativos para infeção, sendo 61 em São Miguel, dois na ilha Terceira, cinco na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial. Os Açores não registavam há oito dias novos casos de covid-19.

Portugal vai terminar este sábado, 2 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a passagem para situação de calamidade a partir das 00:00 de 3 de maio.

ZAP // DGS / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …