Portugal ultrapassa barreira dos mil mortos por covid-19

José Sena Goulão / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, Portugal ultrapassou a barreira dos mil óbitos devido à covid-19. O número de casos confirmados é agora de 25.351.

Segundo o Relatório da DGS sobre a situação epidemiológica no país desta sexta-feira, Portugal regista 25.351 casos confirmados de covid-19 — um aumento de 306 casos, face ao número de quinta-feira, correspondente a uma subida de 1,2%.

O número de óbitos subiu de 989 para 1007, um aumento de 18 casos e 1.8%. A taxa de letalidade da covid-19 em Portugal mantém-se assim nos 3,9%.

Dos 1007 óbitos registados, 578 ocorreram na região Norte, 201 tiveram lugar na região Centro e 202 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Ocorreram ainda um óbito no Alentejo, 13 no Algarve e 12 nos Açores.

681 dos 1007 óbitos registados dizem respeito a pessoas com mais de 80 anos – uma percentagem de 68%. Há também 3967 doentes com mais de 80 anos, faixa etária que continua a registar o maior número de casos confirmados.

Com 1496 casos confirmados, Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos, seguido de Vila Nova de Gaia (1404) e do Porto (1236). Matosinhos (1142), Braga (1079) e Gondomar (1010) não os restantes concelhos com mais de 1000 casos confirmados.

O número de pacientes internados em Unidades de Cuidados Intensivos desceu de 172 para 154, enquanto o número total de internados desceu de 968 para 892.

O número de casos recuperados passou de 1519 para 1647. O número total de casos ativos de covid-19 em Portugal subiu assim de 22.537 para 22.697.

O número de casos suspeitos teve um aumento de 3584, para um total de 251.269, e o número de casos não confirmados é agora de 222.090. Aguardam resultado laboratorial 3828 pessoas.

O boletim volta a não registar qualquer novo caso importado, mantendo-se assim o total de 751 provindos de 48 países. Espanha (171), França (137), Reino Unido (88), Emirados Árabes Unidos (48) e Suíça (45) continuam como os cinco países com maior registo de casos importados.

Mais 4 casos registados nos Açores e uma morte

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou hoje que foram diagnosticados mais quatro casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma morte no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde, trata-se de três mulheres com idades entre 85 e 97 anos, e um homem, de 92 anos, todos institucionalizados no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

Para além da morte de uma utente de 93 anos de idade, internada no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, registam-se três casos de recuperação de infeção: duas mulheres, de 77 e 88 anos, ambas residentes na ilha de São Miguel; e um homem, de 51 anos, residente na ilha Terceira.

Com base nestes novos dados, até ao momento já foram detetados na região 142 casos, verificando-se 48 recuperados, 14 óbitos e 80 casos positivos ativos para infeção, sendo 61 em São Miguel, dois na ilha Terceira, cinco na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial. Os Açores não registavam há oito dias novos casos de covid-19.

Portugal vai terminar este sábado, 2 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a passagem para situação de calamidade a partir das 00:00 de 3 de maio.

ZAP // DGS / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …