Portugal está no top 10 de países da UE com mais contas bloqueadas pela Google

A Google abriu guerra à desinformação e, só em janeiro, bloqueou a publicidade a 244 contas de utilizadores baseados em Portugal, por violarem as regras de informação falsa definidas pela tecnológica. O país está no top 10 da UE com mais contas bloqueadas.

Segundo avançou a Insider, esta terça-feira, embora nem todos os bloqueios digam respeito ao combate direto do fenómeno das ‘fake news’, como salientou a própria empresa, estes números “dão uma visão da dimensão que o fenómeno pode já ter”.

Estes números foram revelados no primeiro relatório sobre o tema que a Google entregou, em fevereiro, à Comissão Europeia, no qual a empresa – que tem sido bastante criticada nesta matéria – revelou os esforços que tem feito para travar o fenómeno da desinformação e das informações falsas nos países europeus.

Em janeiro, foram bloqueadas 48 mil contas na plataforma Google Ads, com o Reino Unido (16 mil), a Estónia (12 mi) e a Roménia (oito mil) a liderarem o número de bloqueios. No Reino Unido, as notícias falsas contribuíram para a votação no Brexit, informa o artigo. Os países de leste são tradicionalmente lugares de alojamento destas páginas.

Apesar do valor significativamente mais baixo registado em Portugal, o número é suficiente para colocar o país no top 10 dos países que tiveram um maior número de bloqueios só no primeiro mês do ano.

Já no ano passado, quando o DN publicou uma investigação jornalística sobre sites que difundiam ‘fake news’, a Google bloqueou a publicidade em pelo menos dez desses sites.

Na verdade, terá sido a grande atenção dos media tradicionais ao fenómeno que contribuiu para as ações da Google, como explica o relatório: “As nossas políticas levam-nos a tomar ação contra os conteúdos que são descritos como ‘fake news’ no debate público”.

Em Portugal foram ainda bloqueadas 38 contas por violarem as regras de conteúdo original, que engloba sites cujo principal propósito é mostrarem publicidade ou então cujos conteúdos foram copiados de outras plataformas.

Numa videoconferência recente com jornalistas europeus, na qual a Insider/Dinheiro Vivo participou, Mark Howe, líder da Google na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) para a relação com a indústria dos anunciantes, não revelou quanto é que a empresa já pagou em publicidade digital aos sites que publicam as chamadas ‘fake news’.

“Não sei quanto é e não quero especular, porque a maioria das pessoas não iria perceber”, disse, acrescentando: “O que estamos a tentar alcançar é fazer com que seja zero. Aquilo que estamos a tentar fazer é proteger os anunciantes e proteger a saúde do ecossistema no geral ao tirá-los [sites de ‘fake news’] do sistema”.

O fenómeno das notícias falsas já tem uma dimensão considerável em Portugal e rende dinheiro aos gestores desses sites, lê-se no artigo da Insider. Quanto mais tráfego os sites de desinformação geram, mais dinheiro podem ganhar através de plataformas de publicidade digital ou de afiliação.

“Estamos a usar uma variedade de políticas e de tecnologias para garantir que os nossos anúncios suportam publicações legítimas e de alta qualidade”, frisou Mark Howe.

A Google prometeu igualmente redobrar os esforços relativamente aos anúncios políticos, antes das eleições europeias. Depois do ato eleitoral, vai ser criado um relatório de transparência específico sobre este tema, no qual serão apresentados os mecanismos de financiamento para os anúncios políticos que foram servidos”, garantiu o executivo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …