Portugal está no top 10 de países da UE com mais contas bloqueadas pela Google

A Google abriu guerra à desinformação e, só em janeiro, bloqueou a publicidade a 244 contas de utilizadores baseados em Portugal, por violarem as regras de informação falsa definidas pela tecnológica. O país está no top 10 da UE com mais contas bloqueadas.

Segundo avançou a Insider, esta terça-feira, embora nem todos os bloqueios digam respeito ao combate direto do fenómeno das ‘fake news’, como salientou a própria empresa, estes números “dão uma visão da dimensão que o fenómeno pode já ter”.

Estes números foram revelados no primeiro relatório sobre o tema que a Google entregou, em fevereiro, à Comissão Europeia, no qual a empresa – que tem sido bastante criticada nesta matéria – revelou os esforços que tem feito para travar o fenómeno da desinformação e das informações falsas nos países europeus.

Em janeiro, foram bloqueadas 48 mil contas na plataforma Google Ads, com o Reino Unido (16 mil), a Estónia (12 mi) e a Roménia (oito mil) a liderarem o número de bloqueios. No Reino Unido, as notícias falsas contribuíram para a votação no Brexit, informa o artigo. Os países de leste são tradicionalmente lugares de alojamento destas páginas.

Apesar do valor significativamente mais baixo registado em Portugal, o número é suficiente para colocar o país no top 10 dos países que tiveram um maior número de bloqueios só no primeiro mês do ano.

Já no ano passado, quando o DN publicou uma investigação jornalística sobre sites que difundiam ‘fake news’, a Google bloqueou a publicidade em pelo menos dez desses sites.

Na verdade, terá sido a grande atenção dos media tradicionais ao fenómeno que contribuiu para as ações da Google, como explica o relatório: “As nossas políticas levam-nos a tomar ação contra os conteúdos que são descritos como ‘fake news’ no debate público”.

Em Portugal foram ainda bloqueadas 38 contas por violarem as regras de conteúdo original, que engloba sites cujo principal propósito é mostrarem publicidade ou então cujos conteúdos foram copiados de outras plataformas.

Numa videoconferência recente com jornalistas europeus, na qual a Insider/Dinheiro Vivo participou, Mark Howe, líder da Google na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) para a relação com a indústria dos anunciantes, não revelou quanto é que a empresa já pagou em publicidade digital aos sites que publicam as chamadas ‘fake news’.

“Não sei quanto é e não quero especular, porque a maioria das pessoas não iria perceber”, disse, acrescentando: “O que estamos a tentar alcançar é fazer com que seja zero. Aquilo que estamos a tentar fazer é proteger os anunciantes e proteger a saúde do ecossistema no geral ao tirá-los [sites de ‘fake news’] do sistema”.

O fenómeno das notícias falsas já tem uma dimensão considerável em Portugal e rende dinheiro aos gestores desses sites, lê-se no artigo da Insider. Quanto mais tráfego os sites de desinformação geram, mais dinheiro podem ganhar através de plataformas de publicidade digital ou de afiliação.

“Estamos a usar uma variedade de políticas e de tecnologias para garantir que os nossos anúncios suportam publicações legítimas e de alta qualidade”, frisou Mark Howe.

A Google prometeu igualmente redobrar os esforços relativamente aos anúncios políticos, antes das eleições europeias. Depois do ato eleitoral, vai ser criado um relatório de transparência específico sobre este tema, no qual serão apresentados os mecanismos de financiamento para os anúncios políticos que foram servidos”, garantiu o executivo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …