Portugal pode perder milhares de milhões com venda do Novo Banco

Tiago Petinga / Lusa

-

A factura do Novo Banco ainda pode sair mais cara aos contribuintes portugueses. O alerta é feito pelo economista José António Girão que critica a venda do banco ao fundo norte-americano Lone Star, considerando que o país “pode ainda ter que pagar” mais.

“Neste momento, há riscos de a factura ser da ordem das dezenas de milhares de milhões de euros“, alerta o professor catedrático na Universidade Nova em entrevista à Rádio Renascença. “Já pagou em parte, mas pode ainda ter que pagar”, acrescenta aquele que é um dos fundadores do movimento “A reconfiguração da banca em Portugal”.

José António Girão considera que o Governo não avaliou devidamente os custos inerentes a este processo de venda. “Dá a ideia de que se está a caminhar para um processo em que ninguém controla nada, ninguém está preocupado e está toda a gente interessada em ver-se livre do Novo Banco“, afiança.

Por outro lado, o economista elogia as soluções encontradas para os casos da Caixa Geral de Depósitos e do BCP, considerando que permitem “alguma credibilidade, confiança e, portanto, uma evolução positiva”.

Entre os casos problemáticos coloca o BES como “o mais flagrante”, notando que a sua “factura corre o risco de aumentar imenso”.

Sobre o Montepio constata que “uma grande parte dos problemas” deve-se ao facto de “haver a parte associativa e cooperativa dependente do Ministério do Trabalho e a parte bancária dependente do Banco de Portugal, [o que] tem levado a determinadas situações em que há passagens de um lado para o outro para ir concertando os factos“.

Mas “concertar é uma coisa, ganhar tempo para os resolver outra”, e “outra diferente é essa concertação não se fazer e jogar com diferentes áreas de tal forma que se camufla o problema“, o dado que é mesmo “mau”, conclui José António Girão na Renascença.

O economista fala ainda da entrada de capitais estrangeiros na banca portuguesa, nomeadamente no BPI, no BCP e no Novo Banco e avisa que “estamos em vias de perder o controlo numa área decisiva para podermos crescer, desenvolver e obter financiamento”.

“Quem decide não tem em conta um conjunto de regras, princípios, que estão subjacentes a uma actuação em termos de políticas públicas credíveis”, considera o professor catedrático, concluindo que “são soluções que escondem interesses privados“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Portugal pode perder milhares de milhões com venda do Novo Banco”
    mas porque continuam a chamar venda se nós estamos a dar o banco?
    pelo que percebi, eles compram barato, nao nos dao dinheiro (dizem que é para investir) e portugal ainda tem que pagar
    na minha opiniao, ja que nao vamos reaver o dinheiro que os contribuinte investiram a tentar salvar o banco, e ainda temos que pagar para nos comprarem o banco, mais valia acabar com ele e pagar indeminizaçoes aos trabalhadores (acho que saia mais barato).

RESPONDER

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …