/

Portugal passa barreira dos 1.000 casos de covid-19 esta quinta-feira

10

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, admitiu que Portugal ultrapassou os 1.000 casos de covid-19 nas últimas 24 horas esta quinta-feira.

Esta quinta-feira, Portugal ultrapassou a barreira dos 1.000 casos diários de infeção por covid-19. A revelação foi feita por António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, durante uma visita ao hospital de Braga.

“Temos de nos preparar para o que aí vem”, disse, citado pelo Jornal de Notícias.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) será divulgado por volta da hora de almoço.

Portugal só ultrapassou a barreira dos 1.000 casos diários, até agora, duas vezes: 1.516 casos a 10 de abril e 1.035 a 31 de março. Esta é a terceira vez que o país ultrapassa este número de infeções desde o início da pandemia.

A 18 de setembro, no final de uma reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19, o primeiro-ministro António Costa afirmou que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus.

“A manter-se esta tendência seguramente na próxima semana chegaremos a 1.000 novos casos por dia”, disse, na altura, o governante. O número de, pelo menos, 1.000 infeções diárias foi atingido nas últimas 24 horas, ou seja, três semanas após o alerta do primeiro-ministro.

Esta quarta-feira, foram identificadas mais 944 infeções, elevando o número total de casos para 81.256. Isto constitui uma subida de 1,18% em comparação com o dia anterior. Por outro lado, morreram mais oito pessoas, elevando para 2.040 o número de óbitos.

Este mês, Portugal já registou três dias acima dos 900 casos diários: 963 na passada sexta-feira, 904 no domingo e 944 esta quarta-feira.

ZAP //

10 Comments

  1. Preocupante sim, a falta de capacidade do SNS.
    Pois na verdade, uma média de 1000 infectados por dia significa que os 10 milhões de habitantes em Portugal serão todos contagiados ao fim de pouco mais de 27 anos.

    • Basta uma ínfima parte da população rumar ao hospital e o sistema entope. O indicador a acompanhar é o nº de internados em UCI’s.
      Se este valor subir para valores acima de 70% ou 80% da capacidade instalada (e não haja qualquer possibilidade de expansão imediata da mesma), prepara-se para ficar novamente em casa.

      • É a pandemia do medo.
        Ontem havia 115 casos totais em UCI, isto reflecte 70% ou 80% da capacidade total do país?
        E os cerca de 1800 ventiladores que estão armazenados, servem para quê? Até agora só para desperdiçar dinheiro.
        E os hospitais de campanha que já foram montados e desmontados, servem só para espectáculo?
        E as autoridades de saúde têm servido para conter a difusão da doença? Nem sequer da “pandemia do medo”, até essa doença tem aumentado…
        Com bom senso e políticas correctas estávamos como a China, sem casos novos.

  2. A notícia deveria ser: “Record de testes foi batido! Já testamos 25.000 diariamente!. Aguardamos que a nossa taxa de erro de 3% faça o seu trabalho” 🙂

  3. Isto é tudo tão giro!
    Em 2015, desenvolveram um teste rápido para a CVID19 (sim, leram bem em 2015), quando um internauta o publicitou nas redes, e se tornou viral, foi de imediato apagado, mas, entretanto, agora o nome do referido teste, passou a ter a designação de Kit de testes rápidos,oré, esqueceram-se de retirar a referencia numérica (que é a mesma) isto tudo resumido para dizer o quê? Que isto é uma falácia, tantos positivos porque os testes foram comprados em todo o mundo e têm que ser gastos, para alimatar uma industria que está para lá de obesa, mas isto, não significa dizer que vai tudo parar às urgências, aliás, às urgências só vão parar os que tiverem doenças graves associadas e que este vírus tão bem fabricado, tem o poder da as alavancar, e posteriormente matar!
    Como disse a nossa ministra (basta pesquisar) todos os pacientes que morram , mas que tenham tido também COVID , esse será o motivo que ficará no óbito! acho que está tudo dito!
    Andam a brincar com as pessoas e estão a conseguir!
    São todos uns bandalhos!
    – Quem quiser saber mais e documentado, basta pesquisar “médicos no mundo pela verdade”!
    – Quem quiser ouvir a ministra a falar a barbaridade, pode facilmente pesquisar e depressa chega lá!
    Todos uns líricos e quem se lixa é sempre o mexilhão!

    • Teorias da conspiração.
      Não sei qual é a sua idade mas espero que não tenha mais de 60 anos porque aí começa a arriscar.

      Haja um pouco mais de respeito pelos mais velhos e fracos.

      • Haver mais “respeito pelos mais velhos e fracos”, como diz, era não os confinarem como se de criminosos se tratasse, até os criminosos presos têm mais liberdade que os “velhos” nos lares.
        Era não haver uma perseguição desenfreada na procura de infectados naqueles que estão assintomáticos, gerando assim o pânico em cada um que é dado como positivo.
        É uma agressividade para com as pessoas idosas, e ainda maior para aqueles que já têm algumas complicações de saúde, que vão ser agravadas por esta violência psicológica.
        Era bom que não se emprenhasse tanto pelos ouvidos.

    • Concordo integralmente consigo Albertina, estamos a incentivar a pandemia do medo.
      Basta ver o comentário do auto-denominado “Desconfiado” para se perceber o pânico que paira no povo, pânico esse incutido pelos nossos governantes e outras entidades oficiais.
      Considero que os números apresentados, por diversas razões, estão longe de serem fiáveis, pelo menos na comparação com os dados anteriores e a forma actual de proceder à sua recolha.
      É tudo uma questão de politiquices.

  4. Boa noite a todos, só não vê quem não quer, bastava aumentar o iva nas batatas fritas com sabor a papoila, que todos os problemas deste pais , que ainda não é , mas em breve será de 3 mundo, tudo fica resolvido. E já agora toda a gente sabe que a bola quando rola num sentido não rola no outro.
    Estou com uns discursos politiqueiros ou não , digam lá, já me posso candidatar a nadador salvador.
    abraços

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.