Portugal é um “paraíso” para os imigrantes endinheirados

Uma reportagem do Financial Times descreveu Portugal como um destino de eleição para os imigrantes ricos, sobretudo os que fogem de países com elevadas taxas de criminalidade, como o Brasil.

De acordo com o artigo, referido pelo Expresso na quinta-feira, Portugal é também a escolha para aqueles que procuram um país onde não são palpáveis cisões provocadas por movimentos populistas, nacionalistas e anti-imigrantes e onde existe uma atitude aberta e tolerante face aos estrangeiros.

“Numa era de crescentes tensões e desacordos políticos, o clima de paz social percecionado no país [Portugal] é visto com uma vantagem competitiva, a par com o ambiente favorável para negócios, uma força de trabalho especializada e uma qualidade de vida atrativa”, lê-se no artigo, com base na opinião de analistas e de estrangeiros ouvidos para a reportagem.

A reportagem abre com o caso de um imigrante brasileiro, homem de negócios, que se cansou do clima de insegurança e crime de São Paulo e rumou até Portugal. O Financial Times frisa que a taxa de crimes em Portugal é a mais baixa da União Europeia e um fator de atração importante para “dezenas de milhares de imigrantes vindo do Brasil, que tem uma das mais latas taxas de homicídios do mundo”.

A estes brasileiros que estão a desembarcar em Lisboa, junta-se a “um crescente número de investidores, de todo o mundo, seduzidos por Portugal”. O Financial Times refere ainda o Regime para Residentes Não Habituais e de vistos dourados como outras fontes de captação de investidores estrangeiros.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mão de obra barata e trabalho precário, ui!.. Isso então nem queiram saber o atractivo que é, para investidores estrangeiros “endinheirados”.

    Mas nessa o Financial Times não fala, não vá os Portugueses começarem a abrir a pestana.

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …