/

Portugal paga mais mil milhões e vê 80% da dívida ao FMI liquidada

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O país reembolsou mais mil milhões de euros ao FMI, pagamento programado para 2021. Assim, fica liquidada cerca de 80% da dívida.

O Ministério das Finanças avançou, esta segunda-feira, que Portugal “pagou antecipadamente mais uma parcela do empréstimo do FMI, que vencia entre março e maio de 2021, no montante de 1.001 milhões de euros“.

Segundo o Jornal de Notícias, ficaram concluídos os reembolsos antecipados ao FMI em 2017 e, feitas as contas, Portugal pagou 10.013 milhões de euros este ano. Com este reembolso antecipado, cerca de 80% do empréstimo total do FMI fica pago, ou seja, mais de 21 mil milhões de euros do montante de 26.30 milhões.

De acordo com a tutela, “o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República, mantendo-se ainda assim uma prudente almofada financeira”.

Após este reembolso de mil milhões, falta liquidar pouco mais de cinco mil milhões de euros. No ano que vem, o Estado estima reembolsar 800 milhões de euros e aponta para 2021 o pagamento de mais 1.800 milhões.

Segundo o Eco, o Governo procura obter ganhos com a redução do custo da dívida através da substituição do empréstimo mais oneroso do Fundo por colocação de nova dívida no mercado a taxas bem mais favoráveis e porque, ao baixar a exposição junto do Fundo, também alivia os juros cobrados pelo valor da dívida que permanece por pagar ao FMI.

Portugal já realizou sete pagamentos antecipados, com o de maior volume a ser pago em novembro, num montante de 2,78 mil milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.