Portugal tem a 7.ª mortalidade por covid-19 mais alta da União Europeia

Giuseppe Lami / EPA

Em plena pandemia de covid-19, Portugal conta com a sétima taxa mais alta de mortes por milhão de habitantes na União Europeia. Apenas República Checa, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia, Letónia e Hungria estão pior.

O número de mortes por covid-19 em Portugal não dá indícios de diminuir e, nos últimos dias, tem frequentemente ultrapassado a barreira dos 100 óbitos e batido recordes diários. A situação é tão grave que, no início desta semana, adianta o semanário Expresso, Portugal tinha a 7.ª taxa mais alta de óbitos por milhão de habitantes na União Europeia (UE).

Pode-se considerar que o Natal é o verdadeiro culpado. A 28 de dezembro, Portugal acompanhava a média da UE, com 6,8 mortes por milhão de habitantes. No entanto, após a primeira semana de janeiro, os valores começaram a disparar.

Esta terça-feira, Portugal apresentava uma média diária de 11,1 mortes por milhão de habitantes, enquanto a média europeia rondava 7,6. Apenas República Checa, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia, Letónia e Hungria estão pior do que Portugal.

Todavia, se olharmos para os números desde o início da pandemia, a situação portuguesa ganha uma nova cor. Portugal passa para o meio da tabela europeia, com um total de pouco mais de 8 mil óbitos, que equivale a 792,4 mortes por milhão de habitantes. A Bélgica destaca-se pelas piores razões, com 1.742,4 mortes por milhão de habitantes.

Entre 5 e 10 de janeiro morreram mais de 500 pessoas por dia, com a covid-19 a estar na origem de cerca de um quinto dos óbitos. Nunca tinha havido registos tão negros pelo menos nos últimos 13 anos, escreve o Expresso.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …