Portugal tem a 7.ª mortalidade por covid-19 mais alta da União Europeia

Giuseppe Lami / EPA

Em plena pandemia de covid-19, Portugal conta com a sétima taxa mais alta de mortes por milhão de habitantes na União Europeia. Apenas República Checa, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia, Letónia e Hungria estão pior.

O número de mortes por covid-19 em Portugal não dá indícios de diminuir e, nos últimos dias, tem frequentemente ultrapassado a barreira dos 100 óbitos e batido recordes diários. A situação é tão grave que, no início desta semana, adianta o semanário Expresso, Portugal tinha a 7.ª taxa mais alta de óbitos por milhão de habitantes na União Europeia (UE).

Pode-se considerar que o Natal é o verdadeiro culpado. A 28 de dezembro, Portugal acompanhava a média da UE, com 6,8 mortes por milhão de habitantes. No entanto, após a primeira semana de janeiro, os valores começaram a disparar.

Esta terça-feira, Portugal apresentava uma média diária de 11,1 mortes por milhão de habitantes, enquanto a média europeia rondava 7,6. Apenas República Checa, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia, Letónia e Hungria estão pior do que Portugal.

Todavia, se olharmos para os números desde o início da pandemia, a situação portuguesa ganha uma nova cor. Portugal passa para o meio da tabela europeia, com um total de pouco mais de 8 mil óbitos, que equivale a 792,4 mortes por milhão de habitantes. A Bélgica destaca-se pelas piores razões, com 1.742,4 mortes por milhão de habitantes.

Entre 5 e 10 de janeiro morreram mais de 500 pessoas por dia, com a covid-19 a estar na origem de cerca de um quinto dos óbitos. Nunca tinha havido registos tão negros pelo menos nos últimos 13 anos, escreve o Expresso.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …