Portugal é o país da UE com mais casos por dia por milhão de habitante. Em termos de mortes, fica em 4.º lugar no mundo

Giuseppe Lami / EPA

Portugal é o país da União Europeia com a maior média de novos casos de covid-1 por milhão de habitantes. A nível mundial, apenas Israel supera a marca portuguesa neste momento.

Depois de um crescente número de casos diários nas últimas semanas, Portugal tem vindo a escalar rapidamente o ranking de países com a maior média de casos, tendo atingido os lugares do topo neste fim de semana, segundo a Our World in Data.

O número médio de casos em sete dias por um milhão de habitantes em Portugal é de 885,8, número que nos coloca como o segundo país no mundo com maior média de novos casos. Israel, que ocupa a primeira posição, contando em média com 958,3 casos por um milhão de habitantes.

No sábado, Portugal tornou-se, pela primeira vez, no país com maior média de novos casos por milhão de habitantes na Europa, superando a Irlanda, República Checa e Andorra.

Na sexta-feira, 15 de janeiro, foi também o país no mundo inteiro com o maior número de casos por milhão de habitante, ocupando os lugares cimeiros da lista nos últimos dias, superado apenas por Israel e Andorra. No sábado, apenas Andorra, um microestrado com cerca de 75 mil habitantes, superou os números registados em Portugal.

Seguindo a mesma tendência, em termos de mortes devido à covid-19, Portugal fica na 4.ª posição mais alta a nível mundial, com uma média de 14,1 óbitos por milhão de habitantes. Nas três primeiras posições da lista, encontra-se a República Checa (16,5), o Reino Unido (16,3) e a Eslováquia (15,2).

Portugal contabilizou este domingo 152 mortes associadas à covid-19 e 10.385 novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Governo decretou, desde sexta-feira, em novo regime de confinamento geral até 30 de janeiro, para “limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública”.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, para trabalhar, para ir à escola, para a prática de atividade física e desportiva ao ar livre ou para participar em ações de campanha eleitoral no âmbito das eleições presidenciais.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É o que dá as festinhas e as festanças. Agora já devem estar satisfeitos com o lindo serviço q fizeram… Pois agora querem confinamento para andarem a passear como no fim de semana…

  2. É uma questão de hábito! Estamos a ficar vaidosos em sermos os primeiros pela negativa, começa a ser uma questão de cultura, porque será?

RESPONDER

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 20,94% até às 12h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …