Covid-19. Portugal igual a Espanha ou Itália? “Há essa possibilidade, claro”

Maxim Shipenkov / EPA

O diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral não exclui a hipótese de Portugal, à sua escala, vir a atingir números semelhantes aos de Espanha e Itália.

Em entrevista ao Observador, o diretor do Serviço de Infecciologia do Curry Cabral, Fernando Maltez, não deixa de fora a possibilidade de que a situação em Portugal devido ao surto de Covid-19 possa tornar-se semelhante àquela vista em Espanha ou Itália.

O Hospital Curry Cabral é uma das unidades de referência no país para o tratamento do novo coronavírus. Como tal, tem recebido pacientes de todo o país e já tem preparadas mais de 300 camas para o efeito. “Espero bem que não sejam necessárias, mas duvido”, confessa o especialista.

Fernando Maltez apoia que sejam aplicadas medidas de contenção do surto, mas critica a forma como algumas delas foram aplicadas. “As pessoas têm autorização para sair de casa para ir ao supermercado, mas, se em vez de irem uma vez forem três vezes por semana, deixa de fazer sentido“, explica.

Embora o Curry Cabral não tenha falta de material ou de profissionais, o médico prevê que a situação se venha deteriorar. Maltez recorda que não é fácil encontrar infecciologistas disponíveis e que as equipas estão a começar a ficar cansadas. No pior dos casos, pode acabar num estado semelhante a Espanha ou Itália.

Portugal não estará imune a isso. Se se mantiver a taxa de internamentos como aconteceu na Lombardia, em Itália, pelos menos 12 países da União Europeia vão ver colapsar as suas unidades de cuidados intensivos — Portugal incluído”, atirou.

“Tenho esperança de que, com as nossas medidas, esses números não se verifiquem, mas claro que há a possibilidade de Portugal ter, à sua escala, esses números. Isto tudo, claro, se os portugueses não cumprirem as medidas tomadas pelo Governo. Mas há essa possibilidade, claro”, acrescentou.

O Curry Cabral tem 22 pacientes internados com diagnósticos confirmados como positivo. No domicílio estão outros 85 doentes, que são acompanhados através de chamadas telefónicas. “Este número, ao final do dia de hoje [terça-feira], deverá ser diferente e deverá, certamente, ser aumentado”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …