Covid-19. Portugal igual a Espanha ou Itália? “Há essa possibilidade, claro”

Maxim Shipenkov / EPA

O diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral não exclui a hipótese de Portugal, à sua escala, vir a atingir números semelhantes aos de Espanha e Itália.

Em entrevista ao Observador, o diretor do Serviço de Infecciologia do Curry Cabral, Fernando Maltez, não deixa de fora a possibilidade de que a situação em Portugal devido ao surto de Covid-19 possa tornar-se semelhante àquela vista em Espanha ou Itália.

O Hospital Curry Cabral é uma das unidades de referência no país para o tratamento do novo coronavírus. Como tal, tem recebido pacientes de todo o país e já tem preparadas mais de 300 camas para o efeito. “Espero bem que não sejam necessárias, mas duvido”, confessa o especialista.

Fernando Maltez apoia que sejam aplicadas medidas de contenção do surto, mas critica a forma como algumas delas foram aplicadas. “As pessoas têm autorização para sair de casa para ir ao supermercado, mas, se em vez de irem uma vez forem três vezes por semana, deixa de fazer sentido“, explica.

Embora o Curry Cabral não tenha falta de material ou de profissionais, o médico prevê que a situação se venha deteriorar. Maltez recorda que não é fácil encontrar infecciologistas disponíveis e que as equipas estão a começar a ficar cansadas. No pior dos casos, pode acabar num estado semelhante a Espanha ou Itália.

Portugal não estará imune a isso. Se se mantiver a taxa de internamentos como aconteceu na Lombardia, em Itália, pelos menos 12 países da União Europeia vão ver colapsar as suas unidades de cuidados intensivos — Portugal incluído”, atirou.

“Tenho esperança de que, com as nossas medidas, esses números não se verifiquem, mas claro que há a possibilidade de Portugal ter, à sua escala, esses números. Isto tudo, claro, se os portugueses não cumprirem as medidas tomadas pelo Governo. Mas há essa possibilidade, claro”, acrescentou.

O Curry Cabral tem 22 pacientes internados com diagnósticos confirmados como positivo. No domicílio estão outros 85 doentes, que são acompanhados através de chamadas telefónicas. “Este número, ao final do dia de hoje [terça-feira], deverá ser diferente e deverá, certamente, ser aumentado”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …