Portugal está em contraciclo com o Velho Continente. Europa teme terceira vaga

Lusa

Ao contrário de Portugal, que deu os primeiros passos no processo de desconfinamento, alguns países da Europa estão a voltar a impor medidas restritivas.

O número de novas infeções tem vindo a baixar em Portugal. Na Europa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os novos casos confirmados cresceram cerca de 6%, enquanto as mortes registaram “um declínio consistente”. Os números mais elevados registam-se em França, Itália e Polónia – que estão a ponderar voltar a confinar.

De acordo com o Sapo 24, França admite uma possível terceira vaga à boleia das novas variantes. Um surto de infeções deixou os hospitais de Paris quase saturados, pelo que as autoridades sanitárias estão agora a ponderar adotar novas restrições – e um novo confinamento não é descartado.

Jean Castex, primeiro-ministro francês, já disse que o país está a entrar “no que parece ser uma forma de terceira vaga, caracterizada por numerosas variantes”. Esta quinta-feira, o Governo vai anunciar “medidas adicionais nos territórios mais afetados” pela epidemia.

Em Itália, quase 40 milhões de italianos iniciaram, na segunda-feira, um novo confinamento devido ao aumento das infeções. Teme-se, inclusivamente, que o pico passe de 26.000 casos por dia para 40.000 já no final do mês.

Segundo o matutino, dois italianos em cada três, numa população de 60 milhões, residentes em 11 das 20 regiões, terão de permanecer confinados até 6 de abril na chamada “zona vermelha”. O resto do país encontra-se numa zona de risco intermédio, com exceção da Sardenha, que quase não tem limitações.

O Executivo decidiu também confinar todo o país de 3 a 5 de abril. O objetivo é evitar concentrações devido à Páscoa e às celebrações da Semana Santa.

O Executivo espanhol também não quer correr riscos na Páscoa. O Governo central e as comunidades autónomas, que têm autonomia em questões sanitárias, chegaram a um acordo na semana passada sobre uma série de medidas que todas as regiões devem cumprir durante a Semana Santa.

Na Alemanha, teme-se a chegada de uma terceira vaga. Segundo Dirk Brockmann, epidemiologista do Instituto Robert Koch (RKI), o número de casos tem vindo “aumentar exponencialmente” no país. A incidência acumulada em sete dias subiu para 86,2 por cada 100 mil habitantes, face a 84 na terça-feira e 65,4 da semana passada.

Para Brockmann, o país está “exatamente prestes a ter uma terceira vaga”, o que “não pode já ser disputado”. O especialista defende que este é o resultado do alívio das medidas, das propagação das novas variantes mais contagiosas e dos atrasos na vacinação.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …

Democratas norte-americanos pedem que Biden negue fundos para a Amazónia devido à atitude de Bolsonaro

A poucos dias de Joe Biden se encontrar com Jair Bolsonaro, o Presidente norte-americano foi instado pelos senadores a condicionar o apoio à redução da desflorestação na Amazónia. Democratas do Senado norte-americano enviaram esta sexta-feira uma …

Raúl Castro abandona liderança do partido comunista de Cuba

A família de Fidel Castro vai abandonar o comando do país. Raúl Castro confirmou que vai deixar o cargo de chefe do partido comunista de Cuba, num congresso do partido que decorreu na sexta-feira, em …

Governo dos Açores recorre a emigrantes nos Estados Unidos para conseguir vacinas

O Governo dos Açores vai desenvolver contactos junto de políticos e empresários de ascendência açoriana nos Estados Unidos da América para tentar que o país ceda ou venda vacinas contra a covid-19 à região. "Vamos sensibilizá-los …

Portugal regista cinco mortos e 649 novos casos de covid-19

Este sábado, Portugal regista mais cinco mortes e 649 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

"É preciso fazer mais, muito mais." Empresários insatisfeitos com Plano de Recuperação

Os empresários não estão satisfeitos com o documento e alertam para "sérios riscos" associados à implementação do Plano de Recuperação e Resiliência. A Associação Empresarial de Portugal (AEP) alerta para “sérios riscos” associados à implementação do …