Portugal está em contraciclo com o Velho Continente. Europa teme terceira vaga

Lusa

Ao contrário de Portugal, que deu os primeiros passos no processo de desconfinamento, alguns países da Europa estão a voltar a impor medidas restritivas.

O número de novas infeções tem vindo a baixar em Portugal. Na Europa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os novos casos confirmados cresceram cerca de 6%, enquanto as mortes registaram “um declínio consistente”. Os números mais elevados registam-se em França, Itália e Polónia – que estão a ponderar voltar a confinar.

De acordo com o Sapo 24, França admite uma possível terceira vaga à boleia das novas variantes. Um surto de infeções deixou os hospitais de Paris quase saturados, pelo que as autoridades sanitárias estão agora a ponderar adotar novas restrições – e um novo confinamento não é descartado.

Jean Castex, primeiro-ministro francês, já disse que o país está a entrar “no que parece ser uma forma de terceira vaga, caracterizada por numerosas variantes”. Esta quinta-feira, o Governo vai anunciar “medidas adicionais nos territórios mais afetados” pela epidemia.

Em Itália, quase 40 milhões de italianos iniciaram, na segunda-feira, um novo confinamento devido ao aumento das infeções. Teme-se, inclusivamente, que o pico passe de 26.000 casos por dia para 40.000 já no final do mês.

Segundo o matutino, dois italianos em cada três, numa população de 60 milhões, residentes em 11 das 20 regiões, terão de permanecer confinados até 6 de abril na chamada “zona vermelha”. O resto do país encontra-se numa zona de risco intermédio, com exceção da Sardenha, que quase não tem limitações.

O Executivo decidiu também confinar todo o país de 3 a 5 de abril. O objetivo é evitar concentrações devido à Páscoa e às celebrações da Semana Santa.

O Executivo espanhol também não quer correr riscos na Páscoa. O Governo central e as comunidades autónomas, que têm autonomia em questões sanitárias, chegaram a um acordo na semana passada sobre uma série de medidas que todas as regiões devem cumprir durante a Semana Santa.

Na Alemanha, teme-se a chegada de uma terceira vaga. Segundo Dirk Brockmann, epidemiologista do Instituto Robert Koch (RKI), o número de casos tem vindo “aumentar exponencialmente” no país. A incidência acumulada em sete dias subiu para 86,2 por cada 100 mil habitantes, face a 84 na terça-feira e 65,4 da semana passada.

Para Brockmann, o país está “exatamente prestes a ter uma terceira vaga”, o que “não pode já ser disputado”. O especialista defende que este é o resultado do alívio das medidas, das propagação das novas variantes mais contagiosas e dos atrasos na vacinação.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …