Portugal tem mais infetados por 100 mil habitantes do que Espanha, Reino Unido ou EUA

Fotomovimiento

No número de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, Portugal está melhor do que França, Bélgica ou Itália, mas pior do que Espanha, Reino Unido e EUA – países extremamente afetados pela pandemia de covid-19

Nos últimos 14 dias, Portugal teve mais casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus por cada 100 mil habitantes do que o Reino Unido, Estados Unidos da América ou Espanha.

Estes dados são fornecidos na atualização mais recente disponibilizada no site do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças, que serve de referência aos países europeus no que respeita aos dados oficiais da evolução da pandemia da covid-19.

O número infeções confirmadas em Portugal cresceu drasticamente nos últimos 14 dias o que justifica o facto do país ter um registo pior do que, por exemplo, Espanha neste mesmo período.

Nas últimas duas semanas de outubro, Portugal registava uma média de 323 novos casos confirmados por cada 100 mil habitantes. No entanto, nos últimos 14 dias, segundo o Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças, o valor subiu para cerca de 620 novos casos por cada 100 mil habitantes. Este número representa quase o dobro da realidade do mês passado.

Ainda assim, o valor é inferior ao número de casos por cada 100 mil habitantes reportado nos últimos 14 dias por países como a República Checa (1331.41), Suíça (1256.72), França (940.72), Bélgica (903.40), Áustria (900.79), Polónia (842.09), Croácia (781.14) e Itália (726.74), entre outros.

Contudo, os cerca de 620.63 casos por cada 100 mil habitantes reportados nos últimos 14 dias em Portugal tornam o país num território mais afetado pela pandemia do que a Holanda (605.75), Espanha (548.88), Reino Unido (471.81), Estados Unidos da América (468.94), Suécia (439.72) e Alemanha (296.97), entre outros, nesse período temporal.

Portugal apresenta também, nas duas últimas semanas, mais casos confirmados de infeção por cada 100 mil habitantes do que o Brasil (que tem 97.97), mas a contabilização de casos de infeção no país da América não permite uma comparação fiável. De acordo com o portal Worldometer, Portugal já fez 378.323 testes por cada milhão de habitantes, três vezes mais do que o Brasil que só fez 102.764.

No que diz respeito ao número de mortes por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, Portugal apresenta um valor de 6.89. O efeito letal da covid-19 em Portugal é inferior ao de República Checa (27.18), Bélgica (21.02), Polónia (10.41), França (10.07), Croácia (9.81), Espanha (9.51), Suíça (9.50), Itália (8.36) ou Reino Unido (7.04).

A mortalidade proporcional ao número de habitantes é ainda assim pior em Portugal do que na Áustria (4.89), Estados Unidos da América (4.28), Alemanha (2.06), Brasil (1.08) ou Suécia (1.01).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas não tem mais mortos…que são reais…o que a noticia mostra são estatisticas de infetados…Nisto quere-me parecer que vai ser infetado o mundo todo e vamos viver com isso em paralelo, como acontece com a tuberculose

RESPONDER

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …