Há hospitais com escassez de medicamentos (e Portugal está a ser acusado de “açambarcar”)

Portugal está a ser acusado por uma organização belga sem fins lucrativos, a Affordable Medicines Europe, de fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento da covid-19.

De acordo com a acusação, feita pela organização à agência Reuters, há hospitais na União Europeia (UE) que estão com escassez – ou previsão de escassez – de medicamentos essenciais no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

Os culpados, segundo a organização que supervisiona a circulação e comércio entre empresas farmacêuticas grossistas da UE e engloba “100 empresas de 23 países”, poderão ser Portugal e a Áustria, segundo denunciou Kasper Ernest, secretário geral da organização, citado pelo Observador.

Segundo a agência Reuters, as restrições ao comércio entre países e o armazenamento excessivo em stock são as duas principais causas para a escassez e previsão de escassez de medicamentos em hospitais da União Europeia.

Segundo a Reuters, foram adotadas “medidas protecionistas” por “muitos dos 27 Estados-membro”, havendo uma corrida de cada país, não só a máscaras, ventiladores e outro tipo de equipamentos médicos, mas também aos medicamentos.

A Agência Europeia do Medicamento também reconheceu a existência do problema, dizendo que “alguns Estados-membros da UE indicaram que estão a começar a ver escassez de certos medicamentos para tratar pacientes com covid-19″.

Alguns hospitais europeus, incluindo unidades de saúde em Itália e Espanha, já assumiram que, em breve, não conseguirão tratar pacientes com covid-19.

Entre os medicamentos que estão em falta estão “anestesias, antibióticos e relaxantes musculares” usados em unidades de cuidados intensivos para tratar doentes com Covid-19 em estado crítico.

Na segunda-feira, foi noticiado que dois milhões de máscaras e outro material médico furtados de um armazém na Galiza, terão sido vendidos em Portugal. O equipamento está avaliado em cinco milhões de euros e foi adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria saber quais as fontes desta notícia. Sou médico, tenho uma clínica, conheço a nossa indústria farmacêutica e as diversas empresas que actuam no sector. Trata-se de uma acusação muito grave. A ser verdade deveria seguir-se uma queixa formal.

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …