Há hospitais com escassez de medicamentos (e Portugal está a ser acusado de “açambarcar”)

Portugal está a ser acusado por uma organização belga sem fins lucrativos, a Affordable Medicines Europe, de fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento da covid-19.

De acordo com a acusação, feita pela organização à agência Reuters, há hospitais na União Europeia (UE) que estão com escassez – ou previsão de escassez – de medicamentos essenciais no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

Os culpados, segundo a organização que supervisiona a circulação e comércio entre empresas farmacêuticas grossistas da UE e engloba “100 empresas de 23 países”, poderão ser Portugal e a Áustria, segundo denunciou Kasper Ernest, secretário geral da organização, citado pelo Observador.

Segundo a agência Reuters, as restrições ao comércio entre países e o armazenamento excessivo em stock são as duas principais causas para a escassez e previsão de escassez de medicamentos em hospitais da União Europeia.

Segundo a Reuters, foram adotadas “medidas protecionistas” por “muitos dos 27 Estados-membro”, havendo uma corrida de cada país, não só a máscaras, ventiladores e outro tipo de equipamentos médicos, mas também aos medicamentos.

A Agência Europeia do Medicamento também reconheceu a existência do problema, dizendo que “alguns Estados-membros da UE indicaram que estão a começar a ver escassez de certos medicamentos para tratar pacientes com covid-19″.

Alguns hospitais europeus, incluindo unidades de saúde em Itália e Espanha, já assumiram que, em breve, não conseguirão tratar pacientes com covid-19.

Entre os medicamentos que estão em falta estão “anestesias, antibióticos e relaxantes musculares” usados em unidades de cuidados intensivos para tratar doentes com Covid-19 em estado crítico.

Na segunda-feira, foi noticiado que dois milhões de máscaras e outro material médico furtados de um armazém na Galiza, terão sido vendidos em Portugal. O equipamento está avaliado em cinco milhões de euros e foi adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria saber quais as fontes desta notícia. Sou médico, tenho uma clínica, conheço a nossa indústria farmacêutica e as diversas empresas que actuam no sector. Trata-se de uma acusação muito grave. A ser verdade deveria seguir-se uma queixa formal.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …