Há hospitais com escassez de medicamentos (e Portugal está a ser acusado de “açambarcar”)

Portugal está a ser acusado por uma organização belga sem fins lucrativos, a Affordable Medicines Europe, de fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento da covid-19.

De acordo com a acusação, feita pela organização à agência Reuters, há hospitais na União Europeia (UE) que estão com escassez – ou previsão de escassez – de medicamentos essenciais no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

Os culpados, segundo a organização que supervisiona a circulação e comércio entre empresas farmacêuticas grossistas da UE e engloba “100 empresas de 23 países”, poderão ser Portugal e a Áustria, segundo denunciou Kasper Ernest, secretário geral da organização, citado pelo Observador.

Segundo a agência Reuters, as restrições ao comércio entre países e o armazenamento excessivo em stock são as duas principais causas para a escassez e previsão de escassez de medicamentos em hospitais da União Europeia.

Segundo a Reuters, foram adotadas “medidas protecionistas” por “muitos dos 27 Estados-membro”, havendo uma corrida de cada país, não só a máscaras, ventiladores e outro tipo de equipamentos médicos, mas também aos medicamentos.

A Agência Europeia do Medicamento também reconheceu a existência do problema, dizendo que “alguns Estados-membros da UE indicaram que estão a começar a ver escassez de certos medicamentos para tratar pacientes com covid-19″.

Alguns hospitais europeus, incluindo unidades de saúde em Itália e Espanha, já assumiram que, em breve, não conseguirão tratar pacientes com covid-19.

Entre os medicamentos que estão em falta estão “anestesias, antibióticos e relaxantes musculares” usados em unidades de cuidados intensivos para tratar doentes com Covid-19 em estado crítico.

Na segunda-feira, foi noticiado que dois milhões de máscaras e outro material médico furtados de um armazém na Galiza, terão sido vendidos em Portugal. O equipamento está avaliado em cinco milhões de euros e foi adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria saber quais as fontes desta notícia. Sou médico, tenho uma clínica, conheço a nossa indústria farmacêutica e as diversas empresas que actuam no sector. Trata-se de uma acusação muito grave. A ser verdade deveria seguir-se uma queixa formal.

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …