/

Portugal pode chegar aos 2 mil casos diários no final da semana

Guillaume Horcajuelo / EPA

Especialista acreditam que é bastante plausível que Portugal chegue ao final desta semana com cerca de 2 mil novos casos diários. Em causa está o aumento do índice de transmissão do vírus na região Norte.

Óscar Felgueiras, matemático especialista em epidemiologia da Universidade do Porto, disse que Portugal pode atingir os 2 mil casos diários de covid-19 até ao final desta semana.

“Num cenário relativamente otimista devemos passar a média de 1.500 casos diários ao longo da semana. É perfeitamente plausível passarmos esta semana esse patamar [2.000 casos] e se tal não acontecer não será por muito”, disse o especialista ouvido pelo jornal i.

A opinião é partilhada pelo presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, que acredita que é bem possível que o número de casos continue a aumentar ao longo da semana, atingindo as 2.000 infeções diárias.

“O número de casos detetados pode começar a ficar aquém da realidade”, disse ainda Óscar Felgueiras, explicando que o número de resultados positivos tem aumentado consistentemente. De acordo com o Expresso, o dia com mais testes feitos foi 7 de outubro, sendo que 8% deles deram positivo. Normalmente, esta percentagem é inferior a 5%.

“A incidência está a um nível semelhante ao máximo atingido no pico de abril. A diferença é que agora não há confinamento pelo que o número de casos vai continuar a aumentar”, salientou o especialista da Universidade do Porto. O crescimento do número de casos, realçou, será principalmente na região Norte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.