/

Portugal tem 161 surtos ativos (e o RT subiu para 1)

António Cotrim / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, a ministra da Saúde avançou que Portugal contabiliza 161 curtos de covid-19.

A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou, esta sexta-feira, que os boletins epidemiológicos da Direção-Geral da Saúde (DGS), com informação em falta desde o dia 30 de junho, vão ser atualizados até ao final do dia. No entanto, a distribuição pelos casos por concelho só começará a ser disponibilizada a partir do próximo dia 14.

“Até ao final do dia de hoje, a Direção-Geral da Saúde (DGS) irá proceder à atualização dos boletins covid-19”, disse Marta Temido. “Faz hoje oito dias que os dados referentes ao relatório de situação diário da DGS tiveram como fonte os dados agregados dos ACES respetivos. Essa nota tem estado a constar nos relatórios diários de situação de então para cá, uma situação que vai ser corrigida nas próximas horas.”

Estão em causa cerca de 207 casos que continuam por incluir no total na Região de Lisboa e Vale do Tejo, referentes a testes realizados por um laboratório privado que não os registou no sistema.

Segundo o Observador, a ministra adiantou ainda que serão atualizados os dados relativos “à distribuição por grupo etário“. No entanto, a atualização dos dados por concelho será “apenas regularizada a partir de dia 14 deste mês”.

Ainda durante a conferência de imprensa, a governante referiu que Portugal tem 161 surtos ativos: 27 na região Norte; 10 na região Centro; cinco na região do Alentejo e 12 na região do Algarve.

A grande parte dos surtos (107) situam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo. “A situação epidemiológica do país permanece marcada pela força dos números de Lisboa e Vale do Tejo em diversas vertentes, concretamente na zona norte da Área Metropolitano de Lisboa e em 19 freguesias específicas”, disse.

A ministra da Saúde adiantou ainda que, de acordo com os dados da Unidade de Intervenção Epidemiológica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o RT para os últimos cinco dias analisados, entre 3 e 7 de julho, foi de 1, tendo “subido ligeiramente”.

Mais especificamente, o RT é de 1,12 na região do Norte, 1,06 na região do Centro, 0,98 na região de LVT, 0,95 na região do Alentejo e 0,81 na região do Algarve. “Este valor nacional indica mais uma vez que o número de novos casos a cada geração é aproximadamente constante – o que mostra a necessidade de continuarmos a trabalhar.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.