Porto vs Sporting | Soares desbloqueia clássico

O FC Porto parte em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Na primeira partida desta eliminatória, os “dragões” bateram o Sporting por 1-0, golo de Tiquinho Soares à passagem da hora de jogo – o primeiro em 240 minutos de “clássicos” esta temporada, entre “dragões” e “leões”.

Num encontro a que não faltou emoção, os homens da casa acabaram por ser mais fortes num dos momentos decisivos, mas não conseguiram fechar as contas da eliminatória, que está completamente em aberto para o embate de 18 de Abril, no Estádio José Alvalade.

O Jogo explicado em Números

  • Jogo repartido no início, com ligeiro ascendente portista no que toca às situações de ataque. No primeiro quarto-de-hora os “dragões” registavam o único remate, desenquadrado, e também dois cantos contra um apenas dos “leões”.
  • Aos 20 minutos, Brahimi acorreu a um passe para finalização de Jesús Corona, mas, só com Rui Patrício pela frente, permitiu a defesa do guardião leonino.
  • No entanto, chegada a primeira meia-hora, as transições rápidas do Sporting já lhe tinham garantido dois remates, ambos enquadrados, mas o Porto tinha quatro, também dois com boa direcção – um deles ao poste, na sequência de um livre directo de Sérgio Oliveira.
  • Aspecto muito positivo neste “clássico” o facto de, desta feita, ambas as equipas não recorrerem tanto à falta, registando somente 14 no por volta dos 40 minutos, nove delas cometidas pelo Sporting.
  • Nulo ao intervalo que reflecte o jogo relativamente equilibrado que se estava a jogar no Dragão, embora com ligeiro ascendente do FC Porto (51% de posse de bola), mais incisivo na busca do golo, em comparação com um Sporting a apostar tudo nas transições rápidas – com Gelson Martins em destaque.
  • Os números ao descanso mostravam equilíbrio nos remates, cinco para os portistas, quatro para os lisboetas, com o mesmo número de enquadrados. Rui Patrício e Iker Casillas registavam duas excelentes intervenções cada.
  • Boa reentrada do Sporting, com Bruno Fernandes, aos 48 minutos, a cruzar rasteiro para remate venenoso de primeira de Seydou Dombia. Porém, a bola desviou em Ricardo Pereira e saiu a raspar o poste direito de Casillas.
  • Mas quem não falhou foi Tiquinho Soares do outro extremo do terreno. Aos 60 minutos, Sérgio Oliveira cruzou e o brasileiro subiu mais alto que todos e cabeceou para golo. Após 240 minutos de futebol entre Porto e Sporting esta temporada, finalmente um golo, ao oitavo disparo portista na partida desta quarta-feira, quinto enquadrado. E aos 65, Patrício evitou o 2-0 de Soares, com uma defesa espectacular.
  • Mais Porto na segunda parte, com uma pressão forte em busca do segundo golo e de uma boa vantagem para a segunda mão. Por volta dos 75 minutos os “dragões” somavam cinco remates desde o descanso, contra apenas um dos “leões” (3-0 em enquadrados).
  • Nos últimos dez minutos o Sporting partiu em busca do empate, mas pouco ou nada conseguiu, pois o Porto entendeu o momento de jogo e fechou-se. Até final, destaque apenas para o segundo amarelo e consequente vermelho mostrado a Marcos Acuña, por entrada dura sobre Hernâni.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …