Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e é gratuito.

De acordo com a autarquia, o cartão “pretende agregar serviços e benefícios de diversas áreas, facilitando a interação entre o Município do Porto e os seus munícipes”.

Em poucos dias, mais de cinco mil pessoas já aderiram ao cartão oferecido pela Câmara do Municipal do Porto.

A emissão é acessível a cidadãos singulares com domicílio fiscal e estudantes com quarto ou casa arrendada na cidade, podendo ser pedida também online. “Estamos muito satisfeitos com a adesão ao cartão, que está a superar as nossas expectativas iniciais”, refere Filipe Araújo, vice-presidente da CMP e vereador do pelouro da Inovação e Ambiente.

Em declarações ao DN, o responsável explicou que a iniciativa seguiu a “lógica da discriminação positiva”. “Pretendemos criar um cordão umbilical com o munícipe. É esta a relação que queremos construir. É algo que está no nosso programa deste mandato”, frisa.

O número dois da autarquia portuense adianta ainda que a iniciativa permitiu a “auscultação de várias entidades da cidade e envolveu vários intervenientes”, acrescentando ainda que este “é um cartão evolutivo, que vai procurando responder às necessidades dos munícipes. A partir de junho, o Cartão Porto passará a ser também um Cartão Andante 13.18, podendo ser utilizado nos transportes públicos”.

Filipe Araújo também acredita que o cartão irá “atrair um novo público”.

Para já, ainda é cedo para se poder fazer um balanço da criação do cartão e do expectável aumento de pessoas em teatros, museus ou piscinas, uma vez que muitos locais estão ainda fechados devido ao confinamento.

“Com as aberturas, acreditamos que teremos um crescimento nas adesões ao cartão. É muito cedo para saber o número de pessoas a usufruir, mas estou convicto de que, com aquilo que o cartão oferece, o número de adesões não pare de crescer. Com pouca comunicação, já temos mais de 5 mil adesões”, conclui Filipe Araújo.

No site da autarquia, podem ser descarregados ou preenchidos vários formulários, não sendo necessária a presença do cidadão.

A adesão poderá ainda ser feita “presencialmente”, no Gabinete do Munícipe, nas bibliotecas municipais do Porto, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli e nas piscinas municipais.

Segundo Rui Moreira, autarca da cidade, há apenas uma barreira para o cartão Porto: a associação a privados. “Não estamos a fazer nenhuma ligação a descontos comerciais. Isso não o fazemos“, esclareceu.

O cartão dá acesso a descontos e vantagens nas bibliotecas municipais, piscinas municipais, teatros, entrada gratuita em todas as estações do Museu da Cidade, desconto de 50% em todas as atividades organizadas pelos serviços culturais, desconto entre 10 e 20% em produtos e publicações culturais, visita gratuita aos Paços do Concelho, utilização gratuita do elevador dos Guindais, acesso prioritário aos créditos de inscrição em atividades, workshops e oficinas dos serviços de educação ambiental, desconto de 50% no aparcamento de bicicletas no Parque da Cidade, desconto de 50% na entrada no Pavilhão da Água, avisos via SMS.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …