//

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e é gratuito.

De acordo com a autarquia, o cartão “pretende agregar serviços e benefícios de diversas áreas, facilitando a interação entre o Município do Porto e os seus munícipes”.

Em poucos dias, mais de cinco mil pessoas já aderiram ao cartão oferecido pela Câmara do Municipal do Porto.

A emissão é acessível a cidadãos singulares com domicílio fiscal e estudantes com quarto ou casa arrendada na cidade, podendo ser pedida também online. “Estamos muito satisfeitos com a adesão ao cartão, que está a superar as nossas expectativas iniciais”, refere Filipe Araújo, vice-presidente da CMP e vereador do pelouro da Inovação e Ambiente.

Em declarações ao DN, o responsável explicou que a iniciativa seguiu a “lógica da discriminação positiva”. “Pretendemos criar um cordão umbilical com o munícipe. É esta a relação que queremos construir. É algo que está no nosso programa deste mandato”, frisa.

O número dois da autarquia portuense adianta ainda que a iniciativa permitiu a “auscultação de várias entidades da cidade e envolveu vários intervenientes”, acrescentando ainda que este “é um cartão evolutivo, que vai procurando responder às necessidades dos munícipes. A partir de junho, o Cartão Porto passará a ser também um Cartão Andante 13.18, podendo ser utilizado nos transportes públicos”.

Filipe Araújo também acredita que o cartão irá “atrair um novo público”.

Para já, ainda é cedo para se poder fazer um balanço da criação do cartão e do expectável aumento de pessoas em teatros, museus ou piscinas, uma vez que muitos locais estão ainda fechados devido ao confinamento.

“Com as aberturas, acreditamos que teremos um crescimento nas adesões ao cartão. É muito cedo para saber o número de pessoas a usufruir, mas estou convicto de que, com aquilo que o cartão oferece, o número de adesões não pare de crescer. Com pouca comunicação, já temos mais de 5 mil adesões”, conclui Filipe Araújo.

No site da autarquia, podem ser descarregados ou preenchidos vários formulários, não sendo necessária a presença do cidadão.

A adesão poderá ainda ser feita “presencialmente”, no Gabinete do Munícipe, nas bibliotecas municipais do Porto, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli e nas piscinas municipais.

Segundo Rui Moreira, autarca da cidade, há apenas uma barreira para o cartão Porto: a associação a privados. “Não estamos a fazer nenhuma ligação a descontos comerciais. Isso não o fazemos“, esclareceu.

O cartão dá acesso a descontos e vantagens nas bibliotecas municipais, piscinas municipais, teatros, entrada gratuita em todas as estações do Museu da Cidade, desconto de 50% em todas as atividades organizadas pelos serviços culturais, desconto entre 10 e 20% em produtos e publicações culturais, visita gratuita aos Paços do Concelho, utilização gratuita do elevador dos Guindais, acesso prioritário aos créditos de inscrição em atividades, workshops e oficinas dos serviços de educação ambiental, desconto de 50% no aparcamento de bicicletas no Parque da Cidade, desconto de 50% na entrada no Pavilhão da Água, avisos via SMS.

Ana Isabel Moura //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.