Edifício de 13 pisos mesmo junto à VCI parece estar pronto há muito tempo. A nova versão indica que vai ser para arrendamento.
No final de 2022, já partilhámos aqui o caso de um edifício imponente, bem visível ao longe, para quem passa na Via de Cintura Interna (VCI).
No Porto, muito perto do Estádio do Dragão, está construído um edifício de 13 pisos. Aparentemente, está pronto. Mas continua sem funcionar.
Falou-se sobre um hospital. Aquela torre seria um novo hospital privado do Grupo Trofa Saúde. Seria um hotel, um aparthotel e uma clínica, segundo o empresário responsável Domingos Névoa.
Hoje, quase um ano e meio depois, o edifício continua “às moscas”. Vazio.
E já mostra sinais de degradação, como reparou o Jornal de Notícias: verdete na fachada e traseiras com grafitis.
A Câmara Municipal do Porto continua a indicar que o edifício vai servir para “serviços”.
O empresário Domingos Névoa, sem explicar mais, assegura que a torre “vai ser para arrendamento, num sistema inovador”.
E aponta uma data para inauguração: 8 de Agosto de 2025.
Ainda há a decorrer um processo judicial entre Domingos Névoa e a construtora ABB – Alexandre Barbosa Borges. As duas partes estão em litígio em relação à posse do edifício.
Domingos Névoa garante que o edifício não está abandonado, nem esquecido. Tem havido trabalhos no interior, a nível de canalização e luz.
Mas, entretanto, o edifício “ganhou” um novo rumo: tem sido utilizado por toxicodependentes, passou a ser uma casa para viciados em droga.