O Porto dá as boas vindas à EMA (e o vídeo viraliza)

Está entregue o dossier da candidatura que propõe o Porto como futura sede da Agência Europeia do Medicamento. A Invicta criou ainda um website e um vídeo – que está a emocionar as redes sociais.

Devido ao Brexit, a Agência Europeia do Medicamento, EMA terá de deixar a sua localização atual no Reino Unido em março de 2019. Esta obrigação decorre do processo do Brexit e são 19 os estados da União Europeia que se candidataram à sua relocalização.

Em julho, o Conselho de Ministros validou a candidatura da cidade do Porto, por considerar que é a cidade que “apresenta melhores condições para acolher a sede daquela instituição”.

Na escolha foram ponderados fatores como a segurança, a saúde, a ligação com o aeroporto, a capacidade hoteleira e a rede de transportes públicos.

Aumento de empregabilidade é uma das vantagens

Uma eventual localização da agência na cidade do Porto trará vários benefícios, tanto a nível local, como nacional. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, salientou as oportunidades para os investigadores e peritos nacionais na área farmacológica.

O aumento da empregabilidade é um fator a considerar, uma vez que 20% dos atuais funcionários da instituição já revelaram que não pretendem abandonar o Reino Unido.

De acordo com Ricardo Valente, vereador do Município do Porto, são três os locais dotados da capacidade necessária para acolher a EMA: o Palácio Atlântico, o Palácio dos Correios e alguns edifícios a construir na Avenida Camilo.

No âmbito da candidatura, a Invicta lançou o website Ema in Porto e um vídeo que tem conquistado as redes sociais e que, desde ontem, já conta com quase 5000 partilhas no Facebook. Imagens de recantos, paisagens e monumentos que compõem a cidade surgem por todo o vídeo, envolvidas por relatos de narradores de diversas nacionalidades que, na sua língua-mãe, contam por que motivos o Porto as conquistou.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, referiu que a instalação da EMA no Porto “não vai ter custos para Portugal. Isto não é o Euro do futebol. Não vamos construir estádios para receber a EMA”.

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a responsabilidade de condução deste processo cabe agora ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. A cidade que acolherá a EMA será conhecida em novembro.

PARTILHAR

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …