Um portátil com os vírus mais perigosos do mundo vendido por 1,1 milhões de euros

Um portátil infestado com seis dos mais perigosos vírus informáticos foi vendido, esta terça-feira, em leilão por 1,1 milhões de euros. O computador foi vendido como se tratasse de uma obra de arte.

O computador era um Samsung Blue Netbook 2008 e corria com o sistema operativo Windows XP. Tratado como uma peça de arte foi-lhe atribuído o nome de “A Persistência do Caos” e é da autoria do chinês Guo O. Dong.

Os vírus presentes no computador causaram danos em todo o mundo a rondar os 85 mil milhões de euros. O comprador do portátil decidiu não revelar a sua identidade, mas não teve problemas em desembolsar 1,1 milhões de euros.

Segundo o artista chinês, esta obra de arte é “um catálogo de ameaças históricas” e tem nele presentes os vírus ILOVEYOU, MyDoom, DarkTequila, WannaCry, SoBig e BlackEnergy. O portátil foi considerado tão perigoso que foi mantido num ambiente de quarentena. Para que os vírus se mantenham no dispositivo, foram desativadas funcionalidades como a conexão à internet e as entradas USB, explica o Daily Mail.

Alguns destes vírus são considerados ransomware, que é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

O vírus ransomware WannaCry, por exemplo, infetou mais de 300 mil computadores em 150 países e continua ainda hoje a atacar alguns computadores desatualizados.

“Temos esta fantasia de que as coisas que acontecem nos computadores não nos podem afetar, mas isso é um absurdo“, disse Guo O. Dong ao The Verge. “Os vírus que afetam as redes de energia ou a infraestrutura pública podem causar danos diretos”, acrescentou.

Esse é o caso de Baltimore, nos Estados Unidos, que está refém de cibercriminosos através de um ransomware, após os hackers assumirem o controlo de cerca de 10 mil computadores. O resgate é de cerca de cem mil dólares em bitcoins (ou seja, 13 bitcoins), mas a cidade de Baltimore está a recusar pagá-lo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …