Um portátil com os vírus mais perigosos do mundo vendido por 1,1 milhões de euros

Um portátil infestado com seis dos mais perigosos vírus informáticos foi vendido, esta terça-feira, em leilão por 1,1 milhões de euros. O computador foi vendido como se tratasse de uma obra de arte.

O computador era um Samsung Blue Netbook 2008 e corria com o sistema operativo Windows XP. Tratado como uma peça de arte foi-lhe atribuído o nome de “A Persistência do Caos” e é da autoria do chinês Guo O. Dong.

Os vírus presentes no computador causaram danos em todo o mundo a rondar os 85 mil milhões de euros. O comprador do portátil decidiu não revelar a sua identidade, mas não teve problemas em desembolsar 1,1 milhões de euros.

Segundo o artista chinês, esta obra de arte é “um catálogo de ameaças históricas” e tem nele presentes os vírus ILOVEYOU, MyDoom, DarkTequila, WannaCry, SoBig e BlackEnergy. O portátil foi considerado tão perigoso que foi mantido num ambiente de quarentena. Para que os vírus se mantenham no dispositivo, foram desativadas funcionalidades como a conexão à internet e as entradas USB, explica o Daily Mail.

Alguns destes vírus são considerados ransomware, que é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

O vírus ransomware WannaCry, por exemplo, infetou mais de 300 mil computadores em 150 países e continua ainda hoje a atacar alguns computadores desatualizados.

“Temos esta fantasia de que as coisas que acontecem nos computadores não nos podem afetar, mas isso é um absurdo“, disse Guo O. Dong ao The Verge. “Os vírus que afetam as redes de energia ou a infraestrutura pública podem causar danos diretos”, acrescentou.

Esse é o caso de Baltimore, nos Estados Unidos, que está refém de cibercriminosos através de um ransomware, após os hackers assumirem o controlo de cerca de 10 mil computadores. O resgate é de cerca de cem mil dólares em bitcoins (ou seja, 13 bitcoins), mas a cidade de Baltimore está a recusar pagá-lo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …