Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas.

Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware – um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido – conhecido como RobinHood para assumir o controlo de cerca de 10 mil computadores da cidade. O resgate é de cerca de cem mil dólares em bitcoins (ou seja, 13 bitcoins), mas a cidade de Baltimore está a recusar pagá-lo.

No entanto, de acordo com o NPR, a cidade também não está equipada para quebrar o ransomware, o que significa que foi forçado a ficar em grande parte offline – outro exemplo preocupante da incapacidade do governo moderno de acompanhar a crescente ameaça do cibercrime.

O ataque enfraqueceu o governo de Baltimore. Os funcionários não conseguem aceder à caixa de correio eletrónico por isso, por enquanto, a cidade está a recorrer a soluções manuais para operações que normalmente envolvem redes de computadores.

Em relação a quando é que a cidade se recuperará totalmente do ataque, é ainda incerto. Porém, com base numa declaração recente do responsável da cidade, Bernard C. ‘Jack’ Young, ainda poderá demorar algum tempo.

“O nosso foco é fazer com que os serviços críticos voltem a ficar online e fazê-lo de uma maneira que garanta a segurança como uma das nossas principais prioridades ao longo deste processo”, escreveu Young na sexta-feira.

Especialistas em segurança cibernética dizem que provavelmente demorará meses para a cidade se recuperar totalmente. A posição é partilhada pelo responsável da cidade: “Poderemos ver os serviços parciais a começar a recuperar numa questão de semanas, enquanto alguns dos nossos sistemas mais complexos podem demorar meses no processo de recuperação.”

Este ataque é mais um dos mais de 20 feitos este ano. No ano passado, em março, a cidade de Atlanta foi atacada com ransomware o que provocou uma paralisação nos seus serviços cívicos digitais. Segundo o jornal local Atlanta Journal-Constitution, o ataque custou à cidade 17 milhões de dólares para se recuperar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estranho!!!! O Trump ainda não veio acusar os russos ou até os chineses???? E nem sequer aplicou sanções??? Deve estar a dormir.

  2. Isto Já era de esperar. Os grandes crânios que tratavam dos sistemas informáticos americanos eram de outras nacionalidades como Paquistão, Coreia, China, India, etc. Com o problema de imigração levantado por Trump, muitos regressaram aos seus países e outros não estão de acordo com estas politícas. Acho que não será preciso dizer mais nada. Já era de esperar…

RESPONDER

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …