Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas.

Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware – um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido – conhecido como RobinHood para assumir o controlo de cerca de 10 mil computadores da cidade. O resgate é de cerca de cem mil dólares em bitcoins (ou seja, 13 bitcoins), mas a cidade de Baltimore está a recusar pagá-lo.

No entanto, de acordo com o NPR, a cidade também não está equipada para quebrar o ransomware, o que significa que foi forçado a ficar em grande parte offline – outro exemplo preocupante da incapacidade do governo moderno de acompanhar a crescente ameaça do cibercrime.

O ataque enfraqueceu o governo de Baltimore. Os funcionários não conseguem aceder à caixa de correio eletrónico por isso, por enquanto, a cidade está a recorrer a soluções manuais para operações que normalmente envolvem redes de computadores.

Em relação a quando é que a cidade se recuperará totalmente do ataque, é ainda incerto. Porém, com base numa declaração recente do responsável da cidade, Bernard C. ‘Jack’ Young, ainda poderá demorar algum tempo.

“O nosso foco é fazer com que os serviços críticos voltem a ficar online e fazê-lo de uma maneira que garanta a segurança como uma das nossas principais prioridades ao longo deste processo”, escreveu Young na sexta-feira.

Especialistas em segurança cibernética dizem que provavelmente demorará meses para a cidade se recuperar totalmente. A posição é partilhada pelo responsável da cidade: “Poderemos ver os serviços parciais a começar a recuperar numa questão de semanas, enquanto alguns dos nossos sistemas mais complexos podem demorar meses no processo de recuperação.”

Este ataque é mais um dos mais de 20 feitos este ano. No ano passado, em março, a cidade de Atlanta foi atacada com ransomware o que provocou uma paralisação nos seus serviços cívicos digitais. Segundo o jornal local Atlanta Journal-Constitution, o ataque custou à cidade 17 milhões de dólares para se recuperar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estranho!!!! O Trump ainda não veio acusar os russos ou até os chineses???? E nem sequer aplicou sanções??? Deve estar a dormir.

  2. Isto Já era de esperar. Os grandes crânios que tratavam dos sistemas informáticos americanos eram de outras nacionalidades como Paquistão, Coreia, China, India, etc. Com o problema de imigração levantado por Trump, muitos regressaram aos seus países e outros não estão de acordo com estas politícas. Acho que não será preciso dizer mais nada. Já era de esperar…

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …