Portas diz que os portugueses já pagaram muito caro os erros do sistema financeiro

portugal.gov.pt

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, considerou este sábado que “os portugueses já pagaram muito caro erros do sistema financeiro”, defendendo uma “economia de mercado com responsabilidade ética” e uma regulação forte e supervisão eficiente.

No discurso das comemorações dos 40 anos do partido, que decorreram sexta-feira à noite em Vila Nova de Gaia, Paulo Portas nunca se referiu ao caso BES mas enfatizou que “os portugueses já pagaram muito caro erros do sistema financeiro”, recordando que o CDS-PP sempre acreditou “numa economia de mercado com responsabilidade ética”.

“Nós não acreditamos no Estado como produtor de riqueza e temos receio do Estado como produtor de dívida, mas queremos um Estado que seja um regulador forte e um supervisor eficiente”, declarou Portas.

Reafirmando a ideia defendida no arranque das comemorações do partido, que decorreram quinta-feira à noite em Lisboa, o vice-primeiro-ministro realçou que “o CDS nunca foi chamado a governar em tempos de bonança” e que “foi sempre convocado às responsabilidades em situações de emergência”.

“É muito difícil fazer história no condicional mas eu admito que se o CDS tivesse exercido responsabilidades em tempo de bonança – como se costuma dizer em tempo de vacas gordas – eu acho que o país seria mais sustentável, por um lado, e por outro teria havido mais justiça social”, sublinhou.

Portas reiterou ainda que o facto de o partido ter sido chamado em tempo de emergência não dispensa “a ambição de ser um partido maior e de ser um partido posto à prova” já que o CDS não cessa a vontade de “poder inspirar com mais determinação e mais influência uma certa ideia de país”.

“Nós não gostamos de ver o nosso país entregue a um sindicato de credores estrangeiros porque houve em Portugal governos irresponsáveis que não souberam controlar o défice nem a dívida”, condenou.

“Nós não temos aquela caricatura de coragem dos partidos de protesto que são tão corajosos, tão corajosos que a única coisa que fazem é protestar, tornam-se profissionais do protesto mas nunca dizem às pessoas o que é que fariam se fossem chamados a governar”, criticou.

Paulo Portas aproveitou ainda o discurso para prestar homenagem aos portugueses pelos sacrifícios dos últimos tempos, considerando que o país é hoje “mais livre do que era há um ano”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nos bolsos de Duarte Lima, Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Venda do BPN, da ANA, da EDP, dos ESTALEIROS DE VIANA , etc, etc, quem deu? Quem vendeu? Dou um prémio a quem adivinhar? E preciso ter lata!….

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …