/

Portas diz que os portugueses já pagaram muito caro os erros do sistema financeiro

2

portugal.gov.pt

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, considerou este sábado que “os portugueses já pagaram muito caro erros do sistema financeiro”, defendendo uma “economia de mercado com responsabilidade ética” e uma regulação forte e supervisão eficiente.

No discurso das comemorações dos 40 anos do partido, que decorreram sexta-feira à noite em Vila Nova de Gaia, Paulo Portas nunca se referiu ao caso BES mas enfatizou que “os portugueses já pagaram muito caro erros do sistema financeiro”, recordando que o CDS-PP sempre acreditou “numa economia de mercado com responsabilidade ética”.

“Nós não acreditamos no Estado como produtor de riqueza e temos receio do Estado como produtor de dívida, mas queremos um Estado que seja um regulador forte e um supervisor eficiente”, declarou Portas.

Reafirmando a ideia defendida no arranque das comemorações do partido, que decorreram quinta-feira à noite em Lisboa, o vice-primeiro-ministro realçou que “o CDS nunca foi chamado a governar em tempos de bonança” e que “foi sempre convocado às responsabilidades em situações de emergência”.

“É muito difícil fazer história no condicional mas eu admito que se o CDS tivesse exercido responsabilidades em tempo de bonança – como se costuma dizer em tempo de vacas gordas – eu acho que o país seria mais sustentável, por um lado, e por outro teria havido mais justiça social”, sublinhou.

Portas reiterou ainda que o facto de o partido ter sido chamado em tempo de emergência não dispensa “a ambição de ser um partido maior e de ser um partido posto à prova” já que o CDS não cessa a vontade de “poder inspirar com mais determinação e mais influência uma certa ideia de país”.

“Nós não gostamos de ver o nosso país entregue a um sindicato de credores estrangeiros porque houve em Portugal governos irresponsáveis que não souberam controlar o défice nem a dívida”, condenou.

“Nós não temos aquela caricatura de coragem dos partidos de protesto que são tão corajosos, tão corajosos que a única coisa que fazem é protestar, tornam-se profissionais do protesto mas nunca dizem às pessoas o que é que fariam se fossem chamados a governar”, criticou.

Paulo Portas aproveitou ainda o discurso para prestar homenagem aos portugueses pelos sacrifícios dos últimos tempos, considerando que o país é hoje “mais livre do que era há um ano”.

/Lusa

2 Comments

  1. Nos bolsos de Duarte Lima, Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Venda do BPN, da ANA, da EDP, dos ESTALEIROS DE VIANA , etc, etc, quem deu? Quem vendeu? Dou um prémio a quem adivinhar? E preciso ter lata!….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.