Diversas auto-estradas abrangidas pela medida anunciada pelo Governo. Medida deve começar a ser aplicada daqui a três meses.
O Governo vai baixar em 30% as portagens em várias ex-SCUT (Portagens Sem Custos para o Utilizador), entre as quais a A22, A23 e A24, anunciou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
“Vamos ter uma redução de 30% face aos preços atuais em vias como a A22, a A23, a A24, a A25, a A4, a A13 e a A13-1”, disse a governante.
Esta lista inclui passagens como o Túnel do Marão e a concessão do Pinhal Interior que liga a região de Coimbra à Marateca.
A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ministros e pretende repor “justiça territorial” no interior.
O Governo reforça a intenção de reduzir os custos no interior do país e em áreas como o Algarve onde não existem alternativas com qualidade, destaca o Observador.
Segundo a ministra, os descontos vão entrar em vigor em janeiro de 2024 e aplicam-se aos veículos de classe 1, 2, 3 e 4.
Em termos práticos, e olhando para a classe 1 (ligeiros), a SIC Notícias deixa dois exemplos: na A23, a viagem entre Covilhã e Castelo Branco passa a custar menos 80 cêntimos; na A25, a viagem entre Vouzela e Guarda fica 1,30 euros mais barata.
Os descontos vão ser aplicados nas vias com cobrança eletrónica.
Esta medida representa uma despesa anual para o Estado de cerca de 72 milhões de euros, acrescentou o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
O Governo adiantou também que esta medida será sinónimo de redução de 65%, comparando com os valores de 2011.
ZAP // Lusa