/

Bloco quer saber porque é que os mil mais ricos de Portugal pagam tão poucos impostos

4

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Há mil famílias ricas em Portugal que pagam menos impostos do que deveriam e o Bloco de Esquerda exige saber porque é que isso acontece.

O partido enviou um requerimento assinado por Mariana Mortágua à Presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, Teresa Leal Coelho, solicitando uma “audição, com carácter de urgência” com o anterior director-geral da Autoridade Tributária, José Azevedo Pereira, e a actual directora-geral Helena Borges.

Uma iniciativa que surge depois de José Azevedo Pereira ter dito, numa entrevista na SIC Notícias, que há cerca de mil famílias ricas que pagam apenas 0,5% do total de imposto pessoal quando deveriam pagar cerca de 25% do IRS.

Estão em causa rendimentos acima de cinco milhões de euros e 25 milhões de euros em património.

Ideias que o Bloco de Esquerda considera agora levantarem “dúvidas que, a bem da credibilidade do próprio sistema tributário, devem ser esclarecidas”.

“Para além das possíveis manipulações políticas a que a Autoridade Tributária esteve sujeita durante os últimos anos, foi referida a existência de um grupo de trabalho, entretanto desmantelado, com o objectivo de estudar a aplicação da lei e do princípio de equidade tributária aos contribuintes mais ricos”, destaca ainda o Bloco de Esquerda no requerimento.

O grupo de trabalho mencionado também por José Azevedo Pereira incluiria inspectores tributários que teriam os tais mil ricos sob investigação, mas terá sido desmantelado pelo governo de Passos Coelho.

ZAP

4 Comments

  1. O grupo de trabalho mencionado também por José Azevedo Pereira incluiria inspectores tributários que teriam os tais mil ricos sob investigação, mas terá sido desmantelado pelo governo de Passos Coelho.
    Onde param os defensores por aqui ?
    É como digo Políticos actualmente seja esquerda ,direita,cor de rosa, azul, tudo a mesma cantiga sendo apenas vira o disco e toca mais do mesmo.
    E fora os milhares que se gastaram dos contribuintes para este grupo de trabalho que não deu em nada no final, tal e qual a justiça hoje em dia gastam milhões dos contribuintes para um jogo do faz de conta que se for pobre vai logo preso se for rico ou politico vem logo para a rua.

  2. Sem revelar as identidades (que também deveriam ser conhecidas para se sujeitarem ao repúdio público) gostaria de saber qual os montantes auferidos por cada grupo destes milionários e qual o total de IRS efectivamente liquidado

    • Ui isso a que era. mas seria pedir demais pois alguns deles ainda a pouco diziam que não poderiam subir o ordenado mínimo porque está tão mau e teriam de despedir empregados mesmo a roubar o estado e a gastar por ano milhares em festas e almoços, grandes carros etc etc.
      Concertação Social onde só se vê grandes empresários estes ricos, onde a um representante dos ditos pequenos empresários ou negócios tanga.
      Bom um grupo de trabalho da treta desde uns a outros incluindo os sindicatos que não defendem é ninguém pois hoje em dia não tem poder algum na matéria.
      Enfim Portugal no seu melhor

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.