Popularidade de Marcelo está em queda acentuada (e Costa voltou a ter nota positiva)

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa está a cair há oito meses consecutivos segundo o barómetro político da Aximage.

De acordo com o Jornal de Negócios, numa classificação de um a 20, o chefe de Estado surge em janeiro com a nota de 15,9, a pior de sempre.

Em maio de 2018, mês em que iniciou o ciclo de declínio na avaliação ao Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa registava uma nota de 18,3. De então para cá tem estado sempre em queda.

Por exemplo, nos meses de outubro e novembro de 2018, obteve uma nota de 17, que baixou para 16,8 em dezembro do ano passado e registou agora a sua descida mais acentuada, por comparação com o mês anterior.

Esta nota ainda não incorpora a avaliação da polémica em que Marcelo Rebelo de Sousa se viu envolvido quando telefonou em direto para apresentadora Cristina Ferreira, quando esta estreou o seu programa na SIC na passada segunda-feira.

No barómetro político de janeiro existem ainda duas outras quedas a registar, a da intenção de voto no PSD, que baixa de 24,7% para 24,1%. O líder social-democrata, Rui Rio, de um a 20, mantém a nota de 6,4, a mais baixa entre os líderes dos principais partidos políticos.

Neste particular, o destaque vai para António Costa, que recupera a posição de líder partidário com melhor avaliação, estatuto que tinha perdido em dezembro para Catarina Martins e Jerónimo de Sousa. O primeiro-ministro surge agora com uma nota de 10,2, Catarina Martins regista 9,8 e Jerónimo de Sousa 9,6. Assunção Cristas, líder do CDS, é classificada com um 7,7.

Na intenção de voto, o PS continua a liderar destacado, tendo registado mesmo uma subida face a dezembro, passando dos 37% para 37,7%. O CDS e o PCP são os outros partidos que obtêm uma melhoria no período em análise. O primeiro passa dos 8,7% para 9,4% e o segundo dos 6,3% para 7,2%. Em sentido contrário estão o PSD, que baixa de 24,7% para 24,1% e o Bloco de Esquerda, que cai dos 10% para 8,8%.

Quanto à avaliação dos ministros, Mário Centeno, que dirige as Finanças, lidera destacado, sendo indicado como o melhor por 44% dos inquiridos. Muito longe, no segundo lugar, surge o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, com 6,9%.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. A Tia Assunção com uma nota negativa ? O que é que a menina tem andado a fazer além de dizer mal de tudo quanto o António Costa faz ?

    • Correr com a VIDAL? Mas não foi essa que disse que o processo dos Vistos Gold iam ser o inicio dos grandes processos do Ministério Público? O que andou ela lá a fazer então, para o processo estar tão bem documentado e dar no que deu? Ou porque eram do PSD foi investigado de propósito para não serem condenados?

      • Calma! Até ao lavar dos cestos é vindima. Agora que muitos estejam zangados por ela não ter destruído todas as provas do processo marquês, é outra coisa. Ela, pelo menos não destruía como fazia o pintainho. Mais valeu ela apertar com a canalha e depois um tribunal absolver, do que destruir tudo e não ir ninguém a julgamento. Faz-me lembrar aqueles que dizem que vale mais 100 ladrões à solta do que um único inocente condenado. Isto é que os ladrões e vigaristas querem!

  2. Infelizmente o mister apurador, a mim nunca me convenceu. No princípio até pensei que a minha intuição me tinha atraiçoado. Vejo agora, e cada vez mais, que não. O selfies, vem dizendo que ñ sabe se vai pró segundo mandato, mas é tudo treta. O que ele mais quer é o segundo mandato. Este individuo é, foi sempre um grande treteiro.

  3. Eu gosto de pessoas que antecipem problemas não que passem o tempo em beijinhos no dói-dói. Passámos 3 anos cujo unico trabalho do governo foi inventar taxas, sem que o Marcelo tivesse dito seja o que for

  4. Se o senhor PR começar a interrogar o governo o porquê de tamanho caos na saúde, porque razão os portugueses têm que esperar anos por uma intervenção cirúrgica, (tenho um caso na família) e tantos outros como ensino e segurança, estes apenas os mais importantes e lhe exigir explicação e acção para resolver a situação, possivelmente a popularidade passará a estar em alta. É que isto de política teatral a que nos têm habituado nada resolve ao país e vamos ficando cada vez mais condenados na cauda da Europa.

  5. Pois… o Marcelo é que é o culpado de todos os males (deu esperanças e depois não salvou o mundo!)… o seu antecessor é que fez tudo bem: não fez nada! – mas também ninguém esperava nada!!

  6. Nota 16 parece-me ainda alta popularidade. Talvez passe outra vez para 18 se começar a falar de futebol ou do que ganham os deputados.

  7. Temos um país de rastos com esta corja vermelho-radical e o Presidente, sempre de braço dado com eles. Vamos ver para onde caminhamos. Um dia virá a fatura, como é costume.

RESPONDER

Condomínios vão poder produzir a sua própria energia

O Governo está a rever a legislação para o autoconsumo de energia e prepara-se para incentivar a criação de “comunidades de energia”, através da introdução de medidas específicas para a produção de energia pelos condomínios …

Pedro Soares não acredita em nova geringonça. "Não há condições"

De acordo com Pedro Soares, "não há condições para uma nova geringonça." O deputado não se recandidatará e acredita que o BE deve voltar a aproximar-se dos valores da sua génese. Apesar de ressalvar que esta …

BCP começa hoje a cobrar transferências por MB Way

O Millennium BCP começa hoje a cobrar as transferências feitas pelo MB Way. As transferências pela App Millennium têm um custo de 0,50€, enquanto as que forem feitas pela aplicação do MB Way têm um …

Estado gastou milhões de euros em obras sem utilidade

O Estado português investiu milhões de euros em vários obras que hoje não têm qualquer tipo de uso. Muitas delas foram feitas com a ajuda de fundos comunitários. São várias as obras feitas pelo Estado que …

Só uma dúzia de pessoas conhecem as perguntas dos exames nacionais

O primeiro exame nacional é de Filosofia do 11º ano. Quando chegar às mãos dos estudantes, o enunciado da prova já passou por várias fases, desde a elaboração, a impressão e a distribuição, em que …

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …