É um pombo-correio, chama-se Armando e foi vendido por 1 milhão de euros

Um pombo-correio foi licitado num leilão online, com a duração de duas semanas, atingindo um valor recorde mundial de 1,25 milhões de euros.

De acordo com os dados da Pordata, em 2017, estavam registados na Federação Portuguesa de Columbofilia oito mil associados. Este número que já foi bem mais elevado, mas que não impede que haja, por cá, muitos campeões internacionais. Mas nada na realidade portuguesa se compara com o fenómeno do pombo Armando.

Armando, também apelidado de “Lewis Hamilton dos pombos” pelas várias provas que venceu, foi vendido a um investidor chinês no passado domingo. Quando o leilão terminou, o lance final de 1,25 milhões de euros superou o recorde anterior, de 400 mil euros, pago por Xing Wei, em 2017.

O pombo foi treinado na Bélgica, por Joël Verschoot, de 63 anos, gerente de matadouro durante 40 anos e agora aposentado, que passa 12 horas por dia a trabalhar com os pombos. “Eu ganhei mais em duas semanas do que naqueles 40 anos“, disse, citado pelo jornal britânico The Telegraph, após a coroação do pombo mais caro do mundo e a venda de outros 177 pombos, que lhe renderam mais de 1,9 milhões de euros.

Com cinco anos de idade, Armando soma uma carreira de sucesso. “Em 2017 e 2018, foi o melhor da Bélgica e, em 2018, o melhor da Europa”, afirmou Joël, segundo o jornal britânico The Guardian. “Há três anos, era claro que chegaria ao topo”, acrescentou.

Devido à sua idade, a carreira de Armando nas corridas está perto do fim. Mas os seus genes serão usados para criar uma nova ninhada de campeões que possam superar o valor astronómico que os novos donos pagaram por ele.

As corridas de pombos são um grande negócio na China, com entusiastas milionários chineses a investir e a apostar enormes quantias no resultado das corridas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E entretanto qual a opinião do camarada Jerónimo e da camarada Catarina sobre estes comunas chineses cheios de capital?

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …