É um pombo-correio, chama-se Armando e foi vendido por 1 milhão de euros

Um pombo-correio foi licitado num leilão online, com a duração de duas semanas, atingindo um valor recorde mundial de 1,25 milhões de euros.

De acordo com os dados da Pordata, em 2017, estavam registados na Federação Portuguesa de Columbofilia oito mil associados. Este número que já foi bem mais elevado, mas que não impede que haja, por cá, muitos campeões internacionais. Mas nada na realidade portuguesa se compara com o fenómeno do pombo Armando.

Armando, também apelidado de “Lewis Hamilton dos pombos” pelas várias provas que venceu, foi vendido a um investidor chinês no passado domingo. Quando o leilão terminou, o lance final de 1,25 milhões de euros superou o recorde anterior, de 400 mil euros, pago por Xing Wei, em 2017.

O pombo foi treinado na Bélgica, por Joël Verschoot, de 63 anos, gerente de matadouro durante 40 anos e agora aposentado, que passa 12 horas por dia a trabalhar com os pombos. “Eu ganhei mais em duas semanas do que naqueles 40 anos“, disse, citado pelo jornal britânico The Telegraph, após a coroação do pombo mais caro do mundo e a venda de outros 177 pombos, que lhe renderam mais de 1,9 milhões de euros.

Com cinco anos de idade, Armando soma uma carreira de sucesso. “Em 2017 e 2018, foi o melhor da Bélgica e, em 2018, o melhor da Europa”, afirmou Joël, segundo o jornal britânico The Guardian. “Há três anos, era claro que chegaria ao topo”, acrescentou.

Devido à sua idade, a carreira de Armando nas corridas está perto do fim. Mas os seus genes serão usados para criar uma nova ninhada de campeões que possam superar o valor astronómico que os novos donos pagaram por ele.

As corridas de pombos são um grande negócio na China, com entusiastas milionários chineses a investir e a apostar enormes quantias no resultado das corridas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E entretanto qual a opinião do camarada Jerónimo e da camarada Catarina sobre estes comunas chineses cheios de capital?

RESPONDER

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …