Poluição cai em tempos de quarentena. Na Índia, já se veem os Himalaias

A pandemia de covid-19 deixou 1,3 mil milhões de pessoas de quarentena na Índia, trazendo efeitos inesperados: pela primeira em 30 anos, é possível ver os Himalaias a partir de alguns pontos deste país asiático.

Foi no final de março que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, decretou um período de quarentena para tentar travar a propagação do novo coronavírus (covid-19), que nasceu em dezembro passado na cidade de Wuhan.

Pouco mais de um mês depois, os níveis de poluição em grande parte do país – conhecido pelo seu ar “pesado” – caíram drasticamente, deixando à vista a cordilheira dos Himalaias, a centenas de quilómetros de distância.

Na província de Punjab, são muitos os que dizem que conseguem agora ver os Himalaias, tal como refere o jornal Público. Outros tantos recorreram às redes sociais onde publicaram várias fotografias onde se avista as montanhas dos Himalaias cobertas de neve.

Jamais poderia imaginar que isso é possível. É uma indicação clara do impacto que a poluição causou no Planeta Terra”, escreveu o jogador de cricket Harbhajan Singh ao partilhar uma imagem da vista da sua casa no Twitter.

Às 14 horas deste sábado, e segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a Índia registava 6725 casos positivos, havendo 229 vítimas a lamentar.

O país asiático dá ainda conta que 641 já recuperaram da covid-19.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …