Poluição cai em tempos de quarentena. Na Índia, já se veem os Himalaias

A pandemia de covid-19 deixou 1,3 mil milhões de pessoas de quarentena na Índia, trazendo efeitos inesperados: pela primeira em 30 anos, é possível ver os Himalaias a partir de alguns pontos deste país asiático.

Foi no final de março que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, decretou um período de quarentena para tentar travar a propagação do novo coronavírus (covid-19), que nasceu em dezembro passado na cidade de Wuhan.

Pouco mais de um mês depois, os níveis de poluição em grande parte do país – conhecido pelo seu ar “pesado” – caíram drasticamente, deixando à vista a cordilheira dos Himalaias, a centenas de quilómetros de distância.

Na província de Punjab, são muitos os que dizem que conseguem agora ver os Himalaias, tal como refere o jornal Público. Outros tantos recorreram às redes sociais onde publicaram várias fotografias onde se avista as montanhas dos Himalaias cobertas de neve.

Jamais poderia imaginar que isso é possível. É uma indicação clara do impacto que a poluição causou no Planeta Terra”, escreveu o jogador de cricket Harbhajan Singh ao partilhar uma imagem da vista da sua casa no Twitter.

https://twitter.com/kash_education/status/1246721014974820352?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1246721014974820352&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F349371-fotos-himalaya-reaparece-india-decadas-cielo-despejado

Às 14 horas deste sábado, e segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a Índia registava 6725 casos positivos, havendo 229 vítimas a lamentar.

O país asiático dá ainda conta que 641 já recuperaram da covid-19.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há ambulâncias ilegais a fazerem transporte de doentes

Há centenas de ambulâncias e veículos dedicados ao transporte de doentes que circulam ilegalmente sem vistoria. Em 24 operações de fiscalização levadas a cabo pelo INEM, foram instaurados 101 processos por infrações ao Regulamento do Transporte …

Caso EDP: Ex-gestor suspeito de corrupção pede prescrição

A defesa de Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, entregou um requerimento a pedir a extinção do procedimento criminal pelo crime de corrupção passiva. O antigo gestor é acusado de ter recebido cerca de 1,4 milhões de …

Árbitro assistente destaca "enorme atitude" de Toni Martínez no Sporting-Porto

No jogo entre Sporting e FC Porto, Toni Martínez discutiu com um jornalista que estava a fotografar um adepto sportinguista que tinha caído da bancada. André Campos, árbitro assistente na partida de sábado entre Sporting CP …

Morreu a mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson

Boris Jonhson está de luto com a morte da mãe. Charlotte Johnson Wahl morreu esta segunda-feira, 13 de setembro, num hospital em Londres. A mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson morreu esta segunda-feira num hospital de …

Impacto da descida do IRS em 2022 está dependente das taxas de retenção

A reformulação dos escalões do IRS que o Governo está a preparar deverá aliviar a carga fiscal de alguns contribuintes, mas o impacto dessa descida nos salários e nas pensões ao longo dos meses ainda …

Ruínas de templo do Império Gupta encontradas na Índia

O Instituto Arqueológico de Pesquisa da Índia (ASI) descobriu as ruínas de um templo que remonta à época do Império Gupta.  A descoberta foi feita em Etah, no estado de Uttar Pradesh - o mais populoso …

"Vamos libertar os portugueses". DGS vai acabar com os boletins diários da covid-19

Numa entrevista ao Público, a Diretora-Geral de Saúde sublinhou que, numa altura em que a pandemia está a começar a ser controlada, muitas das regras que estão em vigor poderão vir a desaparecer brevemente. O regresso …

Polícias protestam junto à residência do primeiro-ministro contra valor do subsídio de risco

Governo aprovou recentemente um subsídio de risco de 100 euros, um valor muito inferior aos 400 euros reivindicados pelas forças de segurança. Elementos da PSP e da GNR voltam hoje aos protestos por causa do subsídio …

Putin e Justin Bieber são parecidos? Sim, se acha que têm personalidades semelhantes

Vladimir Putin e Justin Bieber são fisicamente parecidos? Sem pensar muito, provavelmente não. Mas a resposta pode ser sim, se acha que eles têm personalidade semelhantes. Um novo estudo sugere que as pessoas pensam que aqueles …

Primeira faculdade privada de Medicina é inaugurada hoje pela Universidade Católica

Propina mensal será de 1.625 euros, valor que terá que ser pago ao longo dos seis anos do curso. A formação pode ir, feitas as contas totais, para os 97.500 euros, a que acrescem ainda …