/

Polónia pondera pedir indemnização à Alemanha pela II Guerra

6

Silar / Wikipedia

O presidente da Polónia, Jaroslaw Kaczynski

Os conservadores no poder em Varsóvia criaram uma comissão parlamentar para analisar a dimensão das reparações ligadas à Segunda Guerra Mundial que querem exigir à Alemanha, anunciou hoje o presidente desta comissão.

“Queremos começar um trabalho no parlamento polaco que vai conduzir a uma análise do montante estimado que a Alemanha deve à Polónia”, declarou Arkadiusz Mularczyk, o presidente da comissão, à agência noticiosa polaca PAP.

O deputado, eleito pelo partido conservador Direito e Justiça, PiS, acrescentou que a análise não tinha prazo fixado para ser concluída.

A questão das reparações de guerra alemãs, consideradas encerradas desde há anos, foi relançada em 28 de julho pelo chefe do partido conservador nacionalista no poder, Jaroslaw Kaczynski. Antes, neste mês, a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, também do PiS, considerou que o seu país tinha direito a reparações.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, respondeu então que a questão foi resolvida quando em 1953 a Polónia “tomou a decisão vinculativa de renunciar à exigência de novas indemnizações de guerra”. Mas o governo conservador polaco contesta a validado de acordo de 1953, que, contrapõe, lhe foi imposto pela União Soviética.

Os presidentes alemão e polaco, respetivamente Frank-Walter Steinmeier e Andrzej Duda, admitiram, em meados deste mês, que era necessária “uma discussão calma” sobre o assunto. Os ministros dos Negócios Estrangeiros e Interior polacos consideraram que as reparações potenciais poderiam chegar a 850 mil milhões de euros.

Durante a guerra, a Polónia foi entalada entre duas frentes, abertas respetivamente pela Alemanha nazi e a União Soviética. Seis milhões de polacos, dos quais três milhões de origem judia, foram assassinados durante a ocupação nazi, entre 1939 e 1945, e a capital Varsóvia praticamente arrasada.

Segundo uma sondagem recente, 51% dos polacos opõem-se a qualquer reclamação de reparações à Alemanha e 24% são favoráveis. Os padres católicos polacos dirigiram, no início do mês, um aviso ao governo conservador nacionalista, prevenindo-o para o risco de “aniquilar” a confiança e a reconciliação germano-polaca.

Em agosto deste ano, durante o seu discurso de comemoração do 71º aniversário da Revolta de Varsóvia, o ministro da Defesa da Polónia, Antoni Macierewicz, acusou a União Soviética de ter conspirado com a Alemanha Nazi para aniquilar o povo polaco.

“A história dos últimos 80 anos seria muito diferente se essa geração da Polónia independente não tivesse sido exterminada de forma terrível pelo gigante criminoso soviético e alemão. Varsóvia também seria diferente”, disse Macierewicz.

“Esta parte da história começou com a assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop“, e a etapa seguinte foi “a infecção vermelha e as tropas soviéticas que estavam à espera de que Varsóvia fosse aniquilada pelos carrascos alemães”, concluiu.

ZAP // Lusa

6 Comments

      • Não?! A sério?!
        Se não for pedir muito, será que nos podes nos iluminar com a tua sabedoria (invés de comentários vazios)?
        Essa tua escolinha devia ser especial…

  1. Bem vistas as coisas ainda se poderão encher de dinheiro! Indemnização por parte dos alemães pela II guerra mundial e a seguir mais uma pipa de massa pedida aos russos pela ocupação!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.