Políticos podem ser responsabilizados criminalmente pelos incêndios de Outubro

Paulo Cunha / Lusa

Os vários inquéritos-crime abertos no âmbito dos incêndios de 2017 ainda não têm arguidos constituídos, mas é possível que alguns políticos, bem como operacionais da Protecção Civil, venham a ser responsabilizados criminalmente pelas mortes.

Esta hipótese é avançada no jornal Público que cita uma “fonte ligada às investigações”. A análise ao relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) sobre os incêndios que abalaram a região Centro, entre 14 e 16 de Outubro de 2017, e que vitimaram 48 pessoas, vai ter especial relevância para avançar com eventuais acusações contra políticos e operacionais da Protecção Civil, de acordo com a mesma fonte.

A Procuradoria-Geral da República já admitiu que este relatório técnico “será considerado no âmbito das investigações em curso”.

Em causa poderão estar eventuais acusações de crimes de “homicídio por negligência devido à recusa de reforço de meios de combate ou à omissão em pré-posicionar recursos humanos e materiais, medidas que poderiam ter minimizado o impacto dos incêndios”, conforme constata o Público.

Este relatório da CTI imputa, ainda, responsabilidades à EDP, considerando a negligência da empresa de energia, nomeadamente pelo alegado incumprimento do regulamento de segurança das linhas eléctricas, pode ter causado o fogo da Lousã, em Outubro de 2017.

Actualmente, há dez inquéritos-crime abertos, em várias cidades do país, no âmbito dos incêndios do ano passado. Em Coimbra, está sediada a principal investigação. O Ministério Público estará a avaliar a possibilidade de “juntar alguns dos inquéritos”, até porque os fogos daquele fatídico mês também acabaram por se juntar, como refere o Público.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. ESpero bem que estes processos crime vão para a frente e que ressoltem em penalizações p/ quem teve responsabilidades. Espero que sejam os POLITICOS bem como EDP os responsabilizados e não o Estado, já que os Politicos são quem nos governam, por isso devem ser responsabilizados como qualquer trabalhador que trabalhe numa empresa.
    Porque se for o Estado quem é responsabilizados são os Portugueses, ora os Portugueses pagam IMPOSTOS´, os SALARIOS e Todas as Benesses dos Politicos. Não pode ser o EStado o responsável, mas sim quem para o EStado trabalha…

  2. Espero que quem teve o Ministério da Agricultura durante 4 anos e que não fez nada pela floresta, seja tb responsabilizada. È um facto que os incêndios ocorreram em 2017, mas se não existisse tanto mato para arder
    teria um maior controlo, os meios existentes seriam os suficientes, e a tragédia não seria tão grande

    • Quatro anos… e meio (graças á teimosia do Cavaco)! Mas, infelizmente, isto não de há quatro anos… Vem muito detrás… Mesmo muito!

  3. O ZAP enganou-se na data ! Ainda não estamos no 1º de Abril !
    Os políticos serem responsabilizados seja pelo que for, só para nos fazer rir.
    Os políticos são mais inimputáveis que um atrasado mental !
    Responsável é o zé ninguém que não limpou a mata.

    • É… Tenho de lhe dar alguma razão. Não há políticos responsáveis… Mas, infelizmente, esse zé ninguém tem nome! São (mesmo!) os donos que não limparam o seu terreno. Os que se conhecem, os que não se conhecem e… O Estado! Mas é preciso ser-se correcto. Não foram só os zé ninguéns…

      • Está enganado/a. O zé ninguém são mais aqueles que não têm terreno para limpar, como eu, mas que estão esmifrados com impostos para tudo e mais alguma coisa. Aqueles que só são vistos para pagar os ditos ou para votar quando os políticos querem!!

        • Leu o comentário? Não! Então leia-o novamente! Só pare até entender o que lá está escrito! Quando finalmente entender, faça a sua crítica (ou apoio) e eu responder-lhe-ei. Caso contrário, não me faça perder tempo!

  4. O problema é que para responsabilizar os politicos, tinhamos que responsabilizar os ministros que tutelaram a area desde 1974. Incendios sempre houveram, sempre houveram mortes, porque agora??? E já agora porque nao processar também o Sao Pedro, porque a grande intensidade dos fogos, tiveram a ver com fenomenos extraordinarios da natureza.

  5. TOTALMENTE DE ACORDO.

    Estes governantes são totalmente responsáveis porque nomearam profundos incompetentes para gerirem a Proteção Civil apenas para dar tachos aos amigos. Esta gente deveria ser toda presa. Para mim são totalmente responsáveis pelos mais de 100 mortos de 2017.

  6. bom dia zap, gostaria de saber se estamos numa ditadura? de uns dias para ca deixei de poder comentar as noticias, será que o zap é controlado por algo ou entidade que se sentiu amiassado? triste ver que estamos numa ditadura, quando se diz que estamos numa democracia, meu nome +é paulo e meu imail é paulojoliveira76@gmail.com, é bom que se saiba que pode ser que aja controlo no zap nos nossos comentarios, porque outra coisa não posso dedusir.. já que tive que usar um outro imail para fazer chegar este imail..

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …