“Sinto que desci ao inferno”. Polícias recordam ataque ao Capitólio

Chip Somodevilla / EPA

O polícia Aquilino Gonell na comissão da Câmara dos Representantes que investiga a invasão ao Capitólio.

“É assim que vou morrer”, “sinto que desci ao inferno” e “corri o risco de ser morto” são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio.

Começaram as audiências na comissão da Câmara dos Representantes que investiga os acontecimentos da invasão do Capitólio, com polícias norte-americanos que estavam de serviço, no dia 6 de janeiro, a serem ouvidos.

“É assim que vou morrer”, lembrou Aquilino Gonell, um dos polícias agredidos durante o ataque. “Para a maioria das pessoas, o 6 de janeiro durou apenas umas horas. Mas para aqueles que lá estavam, não acabou. Aquele dia continua a ser um trauma constante para nós”.

Citado pelo jornal britânico The Guardian, Gonell descreveu a invasão ao Capitólio como uma “batalha medieval” e referiu que, ainda hoje, sente os traumas daquele dia.

Outro dos polícias ouvidos, Michael Fanone, recordou a altura em que quase morreu: “Fui agarrado, espancado, eletrocutado, chamado de traidor. Eu corri o risco de ser morto com a minha própria arma de fogo, pois ouvi gritos de ‘matem-no com a sua própria arma'”.

O agente garantiu ainda ter ouvido várias pessoas a dizerem que estavam a atacar o Capitólio por terem sido “enviados” por Trump, escreve o Observador.

“Sinto que desci ao inferno para defender as pessoas que estão nesta sala. A indiferença demonstrada perante os meus colegas é vergonhosa”, acrescentou, referindo-se aos republicanos que decidiram boicotar a comissão de investigação à invasão ao Capitólio.

Por sua vez, Harry Dunn disse que foi alvo de insultos racistas por parte dos apoiantes de Donald Trump. O polícia afro-americano disse mesmo que nunca ouviu insultos racistas tão violentos como aqueles.

“É dececionante vivermos num país onde te atacam por causa da cor da tua da pele. Apenas para te magoar. Essas palavras são armas”, disse na comissão da Câmara dos Representantes.

Daniel Hodges, o quarto polícia a testemunhar, disse que os atacantes pareciam ser nacionalistas brancos e comparou-os a “terroristas”. O agente disse mesmo que alguns o ameaçaram de morte, dizendo que iria “morrer de joelhos”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só rir! Uma data de pessoas desarmadas entra pelo capitólio adentro, parte umas portas e deita umas secretárias abaixo, e querem forçar a ideia de que foi um ataque terrorista.

    Ao mesmo tempo os negros e os seus simpatizantes passam uma boa parte de 2020 a incendiar cidades, destruir carros e casas, assaltar lojas, agredir e inclusivamente matar pessoas, e tá tudo bem! O verdadeiro problema são esses terroristas apoiantes do Trump! Os outros são uns anjinhos que só querem igualdade social!

    A parcialidade dos media é revoltante. Se virmos 20 vezes a mesma reportagem de algo sem qualquer importância, vamos achar que é a coisa mais grave do mundo. Ao mesmo tempo o verdadeiro terrorismo é abafado (“protestos acalorados mas pacíficos” dizia um repórter americano), pelo que facilmente desaparece da história.

    • “Uma data de pessoas desarmadas” – de facto, e’ mesmo para rir, este comentario. Foram encontrados explosivos nos organizadores da invasao, os filmes mostram os invasores a agredir policias, a ameaca-los de morte, e resultaram da invasao varios mortos. Eis a “pacifica” invasao e que “pacificos” que eram os invasores.

      Os crimes de outros – negros ou seja quem for, nao justificam os CRIMES destes pulhas fanaticos. E se nao querem que se diga que estes pulhas fanaticos sao trumpistas, basta que eles proprios digam que nao sao trumpistas. HaHam, nao, afinal nao podem, porque foram FILMADOS a gritar que foram enviados por Trump .

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …