Polícia procura outro suspeito do atentado de Copenhaga

d.r. Polícia de Copenhaga

Omar El-Hussein (dir), responsável pelo atentado contra um centro cultural em Copenhaga, já tinha sido condenado a 2 anos de prisão por esfaquear um passageiro num comboio (esq)

Omar El-Hussein (dir), responsável pelo atentado contra um centro cultural em Copenhaga, já tinha sido condenado a 2 anos de prisão por esfaquear um passageiro num comboio (esq)

A polícia dinamarquesa está à procura de um novo cúmplice de Omar El-Hussein, o presumível autor dos dois atentados a tiro em Copenhaga que fizeram dois mortos no passado fim de semana.

Na segunda-feira, a polícia dinamarquesa tinha já anunciado que tinha formalmente acusado dois homens de cumplicidade no atentado.

Omar El-Hussein foi esta sexta-feira enterrado, na presença de 500 pessoas, num cemitério muçulmano nos arredores de Copenhaga, segundo o relato de um jornalista da agência francesa AFP.

O jovem de 22 anos, nascido na Dinamarca e com origens palestinianas, foi enterrado durante o período da tarde no cemitério muçulmano de Brondby, localizado perto de um acesso a uma autoestrada.

A campa de Omar El-Hussein não tinha qualquer placa de identificação, constatou ainda o jornalista da AFP.

No sábado passado, Omar Abdel Hamid El-Hussein abriu fogo contra um centro cultural onde decorria um debate sobre Arte, Blasfémia e Liberdade, ao qual assistia o cartoonista sueco Lars Vilks que tem a cabeça a prémio desde que, em 2007, desenhou o profeta Maomé com corpo de cão.

No tiroteio, morreu o realizador Finn Norgaard, de 55 anos, e três polícias ficaram feridos.

Horas depois, El-Hussein atacou uma sinagoga, matando um judeu de 37 anos que fazia segurança no local e ferindo dois polícias.

O presumível autor dos ataques, que já tinha sido condenado a 2 anos de prisão por esfaquear um passageiro num comboio, acabaria por ser abatido pela polícia na noite de sábado para domingo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …