Polícia de Nova Iorque está a reunir provas para prender Harvey Weinstein

Peter Foley / EPA

O produtor Harvey Weinstein, que esteve por trás de filmes como como “Reservoir Dogs”, “Pulp Fiction” e “Malèna”.

As autoridades classificaram as acusações da atriz espanhola Paz de la Huerta como “credíveis”, podendo tornar-se a primeira denúncia concreta que pode levar o famoso produtor norte-americano à prisão.

De acordo com a CNN, a polícia de Nova Iorque assegura ter uma acusação “credível” de violação contra Harvey Weinstein, o famoso produtor norte-americano acusado por mais de 60 mulheres de assédio sexual.

“Este é o caso mais forte que temos”, explica uma fonte do processo ao canal televisivo, acrescentando que alguns inspetores acreditam ter provas suficientes para o prender.

Em causa estão as denúncias de Paz de la Huerta, de 33 anos, que assegura ter sido violada pelo produtor em duas situações diferentes, em 2010, no seu apartamento. Numa entrevista à CNN, a atriz espanhola admitiu ter ligado, na semana passada, para a linha da Polícia da Nova Iorque para reportar os dois alegados casos de violação.

Em outubro de 2010, 12 anos depois de se terem conhecido nas rodagens do filme “Cider House Rules”, a atriz conta que encontrou o produtor no bairro de Tribeca, em Manhattan, onde ambos viviam.

Depois de aceitar a boleia de Weinstein e quando chegaram ao seu apartamento, de la Huerta recorda que o produtor insistiu para tomarem uma bebida. “Puxou o meu vestido, desapertou as calças dele e violou-me“, acusou.

Quase dois meses depois, a atriz conta que o produtor apareceu no lobby do seu apartamento uma noite e que estava relutante em deixá-lo subir. “Na primeira vez, estava em completo choque e tudo aconteceu muito depressa. Na segunda, estava aterrorizada”.

No final desse mesmo ano, a atriz começou a beber e entrou em depressão. Alega ainda que contou tudo o que aconteceu ao seu melhor amigo e ao terapeuta.

De la Huerta explica que hesitou em tornar esta história pública mas espera que possa ajudar nas investigações contra o produtor e que seja o suficiente para colocá-lo na cadeia.

“Penso que já fez isto a demasiadas mulheres e que conseguiu fugir durante muitos anos. Seria bom saber que a justiça existe“, afirmou.

No passado dia 30, a atriz Rose McGowan assegurou que o produtor lhe ofereceu um milhão de dólares para silenciar as suas acusações de assédio sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mapa de férias pode ser decidido até 10 dias após o fim do estado de emergência

As empresas e os trabalhadores poderão decidir o mapa de férias deste ano até 10 dias após o fim do estado de emergência, que termina a 17 de abril, sem prejuízo de haver renovação. Esta quinta-feira, …

9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246. Segundo o Relatório da Direção Geral …

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …