Polícia de Nova Iorque está a reunir provas para prender Harvey Weinstein

Peter Foley / EPA

O produtor Harvey Weinstein, que esteve por trás de filmes como como “Reservoir Dogs”, “Pulp Fiction” e “Malèna”.

As autoridades classificaram as acusações da atriz espanhola Paz de la Huerta como “credíveis”, podendo tornar-se a primeira denúncia concreta que pode levar o famoso produtor norte-americano à prisão.

De acordo com a CNN, a polícia de Nova Iorque assegura ter uma acusação “credível” de violação contra Harvey Weinstein, o famoso produtor norte-americano acusado por mais de 60 mulheres de assédio sexual.

“Este é o caso mais forte que temos”, explica uma fonte do processo ao canal televisivo, acrescentando que alguns inspetores acreditam ter provas suficientes para o prender.

Em causa estão as denúncias de Paz de la Huerta, de 33 anos, que assegura ter sido violada pelo produtor em duas situações diferentes, em 2010, no seu apartamento. Numa entrevista à CNN, a atriz espanhola admitiu ter ligado, na semana passada, para a linha da Polícia da Nova Iorque para reportar os dois alegados casos de violação.

Em outubro de 2010, 12 anos depois de se terem conhecido nas rodagens do filme “Cider House Rules”, a atriz conta que encontrou o produtor no bairro de Tribeca, em Manhattan, onde ambos viviam.

Depois de aceitar a boleia de Weinstein e quando chegaram ao seu apartamento, de la Huerta recorda que o produtor insistiu para tomarem uma bebida. “Puxou o meu vestido, desapertou as calças dele e violou-me“, acusou.

Quase dois meses depois, a atriz conta que o produtor apareceu no lobby do seu apartamento uma noite e que estava relutante em deixá-lo subir. “Na primeira vez, estava em completo choque e tudo aconteceu muito depressa. Na segunda, estava aterrorizada”.

No final desse mesmo ano, a atriz começou a beber e entrou em depressão. Alega ainda que contou tudo o que aconteceu ao seu melhor amigo e ao terapeuta.

De la Huerta explica que hesitou em tornar esta história pública mas espera que possa ajudar nas investigações contra o produtor e que seja o suficiente para colocá-lo na cadeia.

“Penso que já fez isto a demasiadas mulheres e que conseguiu fugir durante muitos anos. Seria bom saber que a justiça existe“, afirmou.

No passado dia 30, a atriz Rose McGowan assegurou que o produtor lhe ofereceu um milhão de dólares para silenciar as suas acusações de assédio sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …