Polícia termina as buscas pelo avião privado que desapareceu com Emiliano Sala a bordo

faneitzke / Flickr

Emiliano Sala

As autoridades britânicas decidiram esta quinta-feira encerrar definitivamente as buscas para encontrar o avião privado que desapareceu na noite de domingo dos radares no Canal da Mancha.

O avião transportava o antigo avançado argentino do FC Nantes, Emiliano Sala. Em comunicado, a polícia de Guernsey referiu que “a possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota”.

O avião da Piper Malibu desapareceu perto do farol Casquets, nas Ilhas do Canal, por volta das 20h30. Várias equipas de resgate e helicópteros das forças de segurança estiveram desde então a realizar buscas por via aérea e marítima.

Porém, na quinta-feira, as autoridades britânicas decidiram dar por encerradas as buscas. “A equipa reuniu-se para rever as buscas e a operação de resgate que tem sido levada desde que o avião desapareceu na noite de domingo. Apesar de todos os esforços e tendo examinado os dados do telemóvel e imagens de satélite, não conseguimos detetar qualquer vestígio do avião, do piloto ou do passageiro”, explicou a polícia em comunicado.

“Foram quase 24 horas de procura contínua, com 80 horas no total de tempo de voo em três aviões e cinco helicópteros. Dois barcos salva-vidas também estiveram envolvidos, bem como a assistência de vários navios de passagem”, referiu a polícia.

Ainda esta quinta-feira tinha sido divulgada a informação de que a polícia estava a investigar possíveis sinais de fumo numa ilha perto do Canal da Mancha. No entanto, e depois de uma busca a pé pela ilha de Burhou, “não foi encontrado qualquer vestígio do avião ou dos passageiros”.

Na quarta-feira, a polícia de Guernsey tinha centrado as buscas em quatro hipóteses. A primeira era que o avião aterrou em qualquer lado mas não estabeleceu contacto; a segunda que o avião caiu na água e os ocupantes foram apanhados por um navio e não estabeleceram contacto; a terceira que o avião caiu na água e os ocupantes conseguiram chegar ao bote salva-vidas que estava a bordo e a quarta que o avião se separou quando entrou em contacto com a água e deixou os ocupantes no mar.

As autoridades revelaram até que a possibilidade a que estariam a dar mais prioridade seria a de os ocupantes do avião terem conseguido chegar ao bote salva-vidas. No entanto, explica a polícia, as hipóteses são mínimas.

“Revimos toda a informação que nos foi disponibilizada, bem como todo o equipamento que estava disponível a bordo, e tomamos a difícil decisão de terminar as buscas. A possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota“, continuou.

Sala, de 28 anos, jogou entre 2015 e 2019 no Nantes. No passado sábado, assinou pelo pelo Cardiff City por 17 milhões de euros, a contratação mais cara da história do clube galês. O futebolista argentino era esperado na capital galesa na noite desta segunda-feira.

O jogador, o 3.º melhor marcador da Liga francesa, começou a carreira profissional na época de 2009/2010 no FC Crato, de Portalegre.

Cardiff City sem capacidade para contratar reforços

O Cardiff City admitiu que não sabe como lidar com a situação do desaparecimento do futebolista Emiliano Sala. “Temos oito dias e não sabemos como lidar com este cenário”, reconheceu o diretor executivo, Ken Choo, numa referência ao prazo que resta para o fecho do mercado de transferências.

O responsável do emblema galês disse, esta quinta-feira, que a Liga inglesa não abrirá uma exceção que permita ao clube a contratação de jogadores após o encerramento do mercado de Inverno, a 31 de janeiro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …

Há um Reino muito pouco Unido na corda bamba. Rainha inicia semana decisiva para o Brexit

Depois do discurso real desta segunda-feira, as conversações entre Londres e Bruxelas deverão continuar e avançar pela cimeira da UE de quinta e sexta-feira. No sábado, o Parlamento britânico reúne-se excecionalmente para votar o que …