Polícia termina as buscas pelo avião privado que desapareceu com Emiliano Sala a bordo

faneitzke / Flickr

Emiliano Sala

As autoridades britânicas decidiram esta quinta-feira encerrar definitivamente as buscas para encontrar o avião privado que desapareceu na noite de domingo dos radares no Canal da Mancha.

O avião transportava o antigo avançado argentino do FC Nantes, Emiliano Sala. Em comunicado, a polícia de Guernsey referiu que “a possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota”.

O avião da Piper Malibu desapareceu perto do farol Casquets, nas Ilhas do Canal, por volta das 20h30. Várias equipas de resgate e helicópteros das forças de segurança estiveram desde então a realizar buscas por via aérea e marítima.

Porém, na quinta-feira, as autoridades britânicas decidiram dar por encerradas as buscas. “A equipa reuniu-se para rever as buscas e a operação de resgate que tem sido levada desde que o avião desapareceu na noite de domingo. Apesar de todos os esforços e tendo examinado os dados do telemóvel e imagens de satélite, não conseguimos detetar qualquer vestígio do avião, do piloto ou do passageiro”, explicou a polícia em comunicado.

“Foram quase 24 horas de procura contínua, com 80 horas no total de tempo de voo em três aviões e cinco helicópteros. Dois barcos salva-vidas também estiveram envolvidos, bem como a assistência de vários navios de passagem”, referiu a polícia.

Ainda esta quinta-feira tinha sido divulgada a informação de que a polícia estava a investigar possíveis sinais de fumo numa ilha perto do Canal da Mancha. No entanto, e depois de uma busca a pé pela ilha de Burhou, “não foi encontrado qualquer vestígio do avião ou dos passageiros”.

Na quarta-feira, a polícia de Guernsey tinha centrado as buscas em quatro hipóteses. A primeira era que o avião aterrou em qualquer lado mas não estabeleceu contacto; a segunda que o avião caiu na água e os ocupantes foram apanhados por um navio e não estabeleceram contacto; a terceira que o avião caiu na água e os ocupantes conseguiram chegar ao bote salva-vidas que estava a bordo e a quarta que o avião se separou quando entrou em contacto com a água e deixou os ocupantes no mar.

As autoridades revelaram até que a possibilidade a que estariam a dar mais prioridade seria a de os ocupantes do avião terem conseguido chegar ao bote salva-vidas. No entanto, explica a polícia, as hipóteses são mínimas.

“Revimos toda a informação que nos foi disponibilizada, bem como todo o equipamento que estava disponível a bordo, e tomamos a difícil decisão de terminar as buscas. A possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota“, continuou.

Sala, de 28 anos, jogou entre 2015 e 2019 no Nantes. No passado sábado, assinou pelo pelo Cardiff City por 17 milhões de euros, a contratação mais cara da história do clube galês. O futebolista argentino era esperado na capital galesa na noite desta segunda-feira.

O jogador, o 3.º melhor marcador da Liga francesa, começou a carreira profissional na época de 2009/2010 no FC Crato, de Portalegre.

Cardiff City sem capacidade para contratar reforços

O Cardiff City admitiu que não sabe como lidar com a situação do desaparecimento do futebolista Emiliano Sala. “Temos oito dias e não sabemos como lidar com este cenário”, reconheceu o diretor executivo, Ken Choo, numa referência ao prazo que resta para o fecho do mercado de transferências.

O responsável do emblema galês disse, esta quinta-feira, que a Liga inglesa não abrirá uma exceção que permita ao clube a contratação de jogadores após o encerramento do mercado de Inverno, a 31 de janeiro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …