Polícia termina as buscas pelo avião privado que desapareceu com Emiliano Sala a bordo

faneitzke / Flickr

Emiliano Sala

As autoridades britânicas decidiram esta quinta-feira encerrar definitivamente as buscas para encontrar o avião privado que desapareceu na noite de domingo dos radares no Canal da Mancha.

O avião transportava o antigo avançado argentino do FC Nantes, Emiliano Sala. Em comunicado, a polícia de Guernsey referiu que “a possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota”.

O avião da Piper Malibu desapareceu perto do farol Casquets, nas Ilhas do Canal, por volta das 20h30. Várias equipas de resgate e helicópteros das forças de segurança estiveram desde então a realizar buscas por via aérea e marítima.

Porém, na quinta-feira, as autoridades britânicas decidiram dar por encerradas as buscas. “A equipa reuniu-se para rever as buscas e a operação de resgate que tem sido levada desde que o avião desapareceu na noite de domingo. Apesar de todos os esforços e tendo examinado os dados do telemóvel e imagens de satélite, não conseguimos detetar qualquer vestígio do avião, do piloto ou do passageiro”, explicou a polícia em comunicado.

“Foram quase 24 horas de procura contínua, com 80 horas no total de tempo de voo em três aviões e cinco helicópteros. Dois barcos salva-vidas também estiveram envolvidos, bem como a assistência de vários navios de passagem”, referiu a polícia.

Ainda esta quinta-feira tinha sido divulgada a informação de que a polícia estava a investigar possíveis sinais de fumo numa ilha perto do Canal da Mancha. No entanto, e depois de uma busca a pé pela ilha de Burhou, “não foi encontrado qualquer vestígio do avião ou dos passageiros”.

Na quarta-feira, a polícia de Guernsey tinha centrado as buscas em quatro hipóteses. A primeira era que o avião aterrou em qualquer lado mas não estabeleceu contacto; a segunda que o avião caiu na água e os ocupantes foram apanhados por um navio e não estabeleceram contacto; a terceira que o avião caiu na água e os ocupantes conseguiram chegar ao bote salva-vidas que estava a bordo e a quarta que o avião se separou quando entrou em contacto com a água e deixou os ocupantes no mar.

As autoridades revelaram até que a possibilidade a que estariam a dar mais prioridade seria a de os ocupantes do avião terem conseguido chegar ao bote salva-vidas. No entanto, explica a polícia, as hipóteses são mínimas.

“Revimos toda a informação que nos foi disponibilizada, bem como todo o equipamento que estava disponível a bordo, e tomamos a difícil decisão de terminar as buscas. A possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota“, continuou.

Sala, de 28 anos, jogou entre 2015 e 2019 no Nantes. No passado sábado, assinou pelo pelo Cardiff City por 17 milhões de euros, a contratação mais cara da história do clube galês. O futebolista argentino era esperado na capital galesa na noite desta segunda-feira.

O jogador, o 3.º melhor marcador da Liga francesa, começou a carreira profissional na época de 2009/2010 no FC Crato, de Portalegre.

Cardiff City sem capacidade para contratar reforços

O Cardiff City admitiu que não sabe como lidar com a situação do desaparecimento do futebolista Emiliano Sala. “Temos oito dias e não sabemos como lidar com este cenário”, reconheceu o diretor executivo, Ken Choo, numa referência ao prazo que resta para o fecho do mercado de transferências.

O responsável do emblema galês disse, esta quinta-feira, que a Liga inglesa não abrirá uma exceção que permita ao clube a contratação de jogadores após o encerramento do mercado de Inverno, a 31 de janeiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …

Emirados Árabes "empurram" Isabel dos Santos para fora do Dubai

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos "o desejo" de que esta abandone "tão cedo quanto possível" o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido …