Polícia brasileira prende chefe da máfia de venda ilegal de bilhetes

Peter Fuchs / Flickr

A polícia brasileira prendeu esta segunda-feira, no luxuoso hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o inglês Raymond Whelan, diretor executivo da empresa Match, acusado de chefiar a máfia de venda ilegal de bilhetes para o Mundial de futebol.

Raymond Whelan, embora não seja um funcionário direto da FIFA, trabalha para esta entidade, já que a Match é a única representante autorizada pela federação a vender camarotes e pacotes VIP (incluíndo alojamento) para jogos no Mundial.

O britânico foi preso sob a suspeita de passar esses bilhetes de acesso aos estádios a cambistas que os vendiam a preços muito maiores que o estipulado, com lucros exorbitantes, que podiam chegar a 1000%.

A polícia brasileira chegou ao seu nome depois de várias escutas telefónicas autorizadas pela justiça e com a ajuda de um dos envolvidos nas operações ilegais, que foi detido na semana passada.

No dia 1 de julho, a polícia brasileira prendeu onze pessoas envolvidas na mesma organização criminosa, entre eles o franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, até então tido como um dos chefes do grupo.

Segundo as investigações da polícia brasileira, os criminosos chegavam a lucrar cerca de 1 milhão de reais (330 mil euros) por jogo.

Na primeira fase da operação, há uma semana, além dos detidos foram apreendidos ainda 100 bilhetes de acesso, documentos, computadores e 10 mil reais (3,3 mil euros) e telemóveis.

Os envolvidos irão responder pelos crimes de branqueamento de capitais, associação criminosa e ‘cambismo’ (venda ilegal de ingressos).

O inglês foi levado do hotel pela porta dos fundos e encaminhado à 18.ª delegacia de polícia do Rio de Janeiro, na Praça da Bandeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …

China detém o professor Xu Zhangrun, principal crítico do presidente Xi Jinping

A polícia chinesa deteve Xu Zhangrun, professor e ensaísta da Universidade Tsinghua, silenciando assim uma das últimas vozes nos círculos inteletuais da China que criticam abertamente a liderança do Presidente Xi Jinping. A prisão de Xu Zhangrun, …