Polícia brasileira prende chefe da máfia de venda ilegal de bilhetes

Peter Fuchs / Flickr

A polícia brasileira prendeu esta segunda-feira, no luxuoso hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o inglês Raymond Whelan, diretor executivo da empresa Match, acusado de chefiar a máfia de venda ilegal de bilhetes para o Mundial de futebol.

Raymond Whelan, embora não seja um funcionário direto da FIFA, trabalha para esta entidade, já que a Match é a única representante autorizada pela federação a vender camarotes e pacotes VIP (incluíndo alojamento) para jogos no Mundial.

O britânico foi preso sob a suspeita de passar esses bilhetes de acesso aos estádios a cambistas que os vendiam a preços muito maiores que o estipulado, com lucros exorbitantes, que podiam chegar a 1000%.

A polícia brasileira chegou ao seu nome depois de várias escutas telefónicas autorizadas pela justiça e com a ajuda de um dos envolvidos nas operações ilegais, que foi detido na semana passada.

No dia 1 de julho, a polícia brasileira prendeu onze pessoas envolvidas na mesma organização criminosa, entre eles o franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, até então tido como um dos chefes do grupo.

Segundo as investigações da polícia brasileira, os criminosos chegavam a lucrar cerca de 1 milhão de reais (330 mil euros) por jogo.

Na primeira fase da operação, há uma semana, além dos detidos foram apreendidos ainda 100 bilhetes de acesso, documentos, computadores e 10 mil reais (3,3 mil euros) e telemóveis.

Os envolvidos irão responder pelos crimes de branqueamento de capitais, associação criminosa e ‘cambismo’ (venda ilegal de ingressos).

O inglês foi levado do hotel pela porta dos fundos e encaminhado à 18.ª delegacia de polícia do Rio de Janeiro, na Praça da Bandeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …

Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o OE (mas ainda tem mais 14 reivindicações)

A dois dias da votação do Orçamento de Estado para 2021 na fase da generalidade, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues deu a mão ao Governo para fazer passar o documento. No entanto, ainda tem - …

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …