Depois da demissão do presidente da McDonald’s, há mais uma baixa na empresa

O diretor de recursos humanos da McDonald’s saiu esta segunda-feira da multinacional, na sequência da polémica em torno do afastamento do CEO da empresa devido a um relacionamento consensual com uma colega.

De acordo com um comunicado interno da empresa citado pela Bloomberg, o diretor de recursos humanos, David Fairhurst, trabalhava na McDonald’s há 15 anos e ocupava a posição de topo na liderança da empresa desde 2015. A nota da administração, assinada pelo novo CEO, Chris Kempczinski, não apresenta mais detalhes sobre a saída do responsável dos recursos humanos da empresa.

A polémica começou no domingo, quando a McDonald’s anunciou o afastamento do CEO, Steve Easterbrook, do conselho de administração. Segundo explicou a administração, Easterbrook “violou as regras da companhia” e “demonstrou fraco discernimento” — porque se envolveu num relacionamento consensual com uma pessoa que trabalha na empresa.

O presidente e diretor executivo, que estava no cargo desde 2015, admitiu o relacionamento e lamentou-o, dizendo que foi um erro.

“Envolvi-me recentemente numa relação consensual com uma pessoa que trabalha na empresa, o que viola as regras da McDonald’s. Isto foi um erro. Devido aos valores da empresa, concordei com o Conselho de Administração que é altura de seguir em frente. Além disso, espero que possam respeitar o meu desejo de manter a privacidade”, assumiu o próprio Steve Easterbrook numa mensagem enviada a todos os funcionários da McDonald’s Corporation.

Um dia depois, chega a notícia da saída do responsável pelos recursos humanos, embora a empresa recuse esclarecer os motivos do afastamento de David Fairhurst. Um dos vice-presidentes da McDonald’s, Mason Smoot, irá ocupar o lugar de forma provisória.

A empresa tem sido alvo de críticas de grupos ativistas, que acusam a McDonald’s de inação perante casos de assédio sexual cometidos por superiores hierárquicos em vários restaurantes da empresa, escreve o Observador. A multinacional, tem apostado recentemente na criação de uma linha telefónica interna para denúncias de abusos e na formação dos funcionários.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …