Polémica nas secretas: Pereira Gomes escondeu plano militar indonésio para Timor

(dr) presidencia.pt

O embaixador José Júlio Pereira Gomes (esq) com o ex-presidente Aníbal Cavaco Silva

Depois de toda a polémica em torno da sua escolha para o lugar de chefe das “secretas”, José Pereira Gomes cedeu à pressão e renunciou ao cargo, poucas horas depois de ter sido confrontado com o dado de que terá ocultado um plano militar indonésio para promover a violência em Timor-Leste.

A informação de que o actual embaixador de Portugal em Estocolmo, Suécia, teria tido acesso a um plano militar da Indonésia para incentivar uma onda de violência em Timor-Leste, em 1999, é avançada pelo Diário de Notícias.

Este jornal nota que a renúncia de Pereira Gomes ao cargo de secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) surgiu “horas depois” de ter sido confrontado, via email, com perguntas sobre aquele dado.

A publicação garante que, antes do referendo de 30 de Agosto de 1999, em Timor-Leste, Pereira Gomes, que era o chefe da missão portuguesa no país, teve acesso a um “plano militar muito detalhado sobre a onda de violência que as forças indonésias desencadeariam”, no caso de o “sim” à independência vencer, como veio a acontecer.

Esse plano visava provocar o confronto “entre facções timorenses a favor e anti-independência que legitimariam uma intervenção militar indonésia em força“, refere o DN, notando que mencionava também a intenção de afastar de Timor todos os estrangeiros.

O jornal diz que Pereira Gomes teve acesso ao plano, mas que não o comunicou ao Governo português, algo que o diplomata refuta.

Pereira Gomes diz que é “um boato calunioso”

Pereira Gomes refere ao DN que a “informação não tem qualquer fundamento” e que é simplesmente “um boato calunioso”.

“Toda a informação sobre os rumores, boatos e planos da Indonésia foram reportados a Lisboa, por telegrama ou telefone“, sustenta o embaixador, referindo que “a generalidade desses boatos, rumores e planos foram amplamente comentados pela imprensa da época”.

António Costa também veio defender o homem que escolheu para comandar as secretas, realçando que, “contrariamente ao que foi dito, não houve qualquer desobediência às ordens do Governo português”, conforme declarações prestadas depois da entrevista na SIC com José Gomes Ferreira.

O país perdeu a oportunidade de ter um excelente secretário-geral do SIRP. Tem todas as qualidades para fazer uma excelente função”, disse ainda o governante.

No seu pedido de renúncia ao lugar de chefe das secretas, Pereira Gomes destaca a importância de “salvaguardar a dignidade do cargo” de “toda e qualquer polémica, que naturalmente se repercutiria negativamente no exercício das suas funções”.

O primeiro-ministro convidou o embaixador para substituir o secretário-geral do SIRP em funções, Júlio Pereira, mas logo a seguir a eurodeputada socialista Ana Gomes levantou dúvidas sobre o seu perfil para este cargo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …