António Costa deu “baile” a José Gomes Ferreira

26

Costa foi à SIC para o “debate anual” com o jornalista José Gomes Ferreira, como o próprio governante disse, antes da entrevista que nas redes sociais é avaliada como um “baile” do primeiro-ministro ao director-adjunto do canal.

Antes de entrar para os estúdios da SIC, para a entrevista com José Gomes Ferreira, António Costa fez questão de notar que estava pronto para mais um “debate anual” com o jornalista de economia.

E na análise da agência Lusa à entrevista, fica patente que houve, de facto, “alguns momentos de debate” entre o primeiro-ministro e o director-adjunto da SIC.

Também nas redes sociais se considera que o jornalista assumiu o papel de Passos Coelho e há mesmo quem diga que podia “disfarçar um bocadinho o seu amor pelo PSD”.

Muitos acusam José Gomes Ferreira de ser parcial e, no fim de contas, a maioria parece concordar que o primeiro-ministro levou a melhor no “debate”.

O actor Gonçalo Waddington diz mesmo que António Costa “deu baile” a José Gomes Ferreira.

https://twitter.com/G_Waddington/status/872592268942860293

https://twitter.com/ZorGabor/status/872562483290148864

Costa ainda espera chegar a acordo com professores

Durante a entrevista na SIC, António Costa manifestou a esperança de que possa ainda haver “um entendimento” com os professores que “poupe às famílias, às escolas e aos estudantes esta greve” que está anunciada para o dia dos exames nacionais.

Notando que “já foi assumido o compromisso de haver um novo processo de vinculação” e que “tem havido um esforço para valorizar a carreira de docente”, o primeiro-ministro sustenta que acredita que a greve será desconvocada. Se tal não acontecer, o Governo accionará os “serviços mínimos” para garantir a realização dos exames.

No âmbito do IRS, António Costa confirmou que está a ser negociada uma redução da tributação para os rendimentos mais baixos do segundo escalão, confirmando o que Mário Centeno, ministro das Finanças, já tinha dito.

A ideia é que haja um progressivo desdobramento dos escalões de rendimentos e que em 2018, seja criado um novo entre os actuais primeiro e segundo.

Em 2017, o segundo escalão do IRS varia entre os 7.091 e os 20.261 euros e a taxa marginal situa-se nos 28,5%.

“Não temos neste momento a medida fechada e, por isso, não vou falar em números. No Orçamento, não é possível isolar uma só medida, porque é um todo. Quando se diminui a receita fiscal em IRS, isso significa que vamos ter de diminuir outras despesas ou aumentar outras receitas”, alegou o líder do executivo.

Neste capítulo, o primeiro-ministro referiu também que o Governo tem procurado aumentar a progressividade ao nível das deduções, “o que já aconteceu em matéria de descendentes”.

António Costa também afirmou que pretende concluir com BE, PCP e PEV, até Agosto, o “desenho político” do orçamento para 2018, notando que, neste momento, os trabalhos se encontram “ainda numa fase muito embrionária”.

ZAP // Lusa

26 Comments

  1. Triste isto… agora o homem está a soldo do PSD… sinceramente mete medo a máquina de propaganda de Esquerda, ainda chamam fascistas aos outros… fosga-se vai lá vai…

  2. O que me chateia na TV nacional, é o facto de convidarem alguém para opinar sobre qualquer assunto, e o entrevistador tudo fazer para sobrepor A SUA opinião pessoal sobre o convidado. Tinha até uma que os interrompia com um “isso agora não interessa nada”. Assim sendo, para que diabo chamam as pessoas ???

  3. esta malte quer é ter os media que não façam perguntas comprometedoras os dificultem a propaganda oficial do regime geringonça. Na Venezuela vão sentir-se em casa, mudem para lá!!

    • Um bom profissional deve certamente fazer perguntas comprometedoras, FICAR CALADO ouvir a resposta, e eventualmente fazer a próxima pergunta ainda mais comprometedora. mas NUNCA SOBREPOR a sua opinião a do entrevistado. Isso é uma atitude básica de educação, e respeito ao convidado, não importando que seja da direita ou da esquerda.

  4. Que vergonha de jornalismo que em vez de ser isento vai para uma entrevista ao primeiro-ministro defender uma agenda política. Outra coisa, que falta de respeito é essa do jornalista chamar o primeiro-ministro por António?

    • Ia-lhe chamar o quê? Dr.? Este burro Costa que nem a 4ª classe deve ter…? A sério?
      Só em portugal uma abécula como esta chega a 1º Ministro. Os portugues votam em qualquer merda…

      • O sr. é mesmo desconfiado !!!! Pergunte ao Presidente da República quem foi um dos seus brilhante aluno ? Como já reparei pela sua linguagem que não tem estofo para falar com quer que seja, eu respondo-lhe foi o nosso primeiro-ministro Dr. António Costa. Quanto à entrevista o ZGF foi muito fraquinho e nalguns casos até insolente. COITADINHA DA SIC.

      • Brilhante aluno???? Por acaso quer dizer-nos a média de final de licenciatura do Sr. António Costa? Provavelmente não sabe qual é, pois de outra maneira tinha aproveitado uma boa oportunidade para ficar calado, uma vez que de brilhante a média não tem nada.
        Já agora, mesmo que a média tivesse sido brilhante (coisa que não foi), nada diria acerca da governação que está a fazer, e essa a meu ver é bastante má, como devem achar muitos portugueses que não são da função pública e que não comem nem vestem sorrisos e gargalhadas…

      • “como devem achar muitos portugueses”. Cada vez menos Sr Ricardo. Cada vez menos. E ainda bem! Nem todos são como o senhor. Mas em tudo que existe, pressupõe o seu oposto! Obrigado, senhor ricardo. Se não fosse o senhor, não existiriam pessoas inteligentes, capazes e observadoras. Obrigado…

  5. Sou assinante da SIC e me sinto enganado e burlado.
    Coloca esse sr. Gomes Ferreira para entrevistador?
    Péssimo jornalista, muito antiético!
    Parecia um frente a frente do António Costa com o Passos Coelho com KO no ultimo assalto.

  6. Boas Tardes, Mas agora os jornalistas só podem fazer as perguntas que sejam politicamente correto ? É um facto que a economia está a crescer como nunca, mas nem tudo vai bem. Vejo com preocupação esses intelectuais de esquerda caviar, que acham que não se deve colocar perguntas contraditórias, ou confrontar os políticos com factos menos agradáveis. Quem julga que agora estamos num país cor de rosa, somente porque somos governados por uma coligação de esquerda desengane-se. Hasta la próxima…..

  7. Pareceu baile, mas a dois.
    Gomes Ferreira é um dos melhores jornalistas na área económica, e fez uma boa entrevista, tocando nos pontos necessários, mas deixando Costa mostrar as suas ideias.
    Costa mais uma vez demonstrou ser um dos mais hábeis políticos desde o 25/abril. E se conseguir baixar a dívida soberana para os 127% do PIB como referiu, ninguém mais o segura.
    É uma injustiça catalogar o jornalista como um faccioso direitista. Quem acompanha as suas intervenções (basta ver no Youtube), sabe que ele é um acérrimo lutador contra os lobbies e contra a corrupção, sejam quem for o visado.

  8. Adoro debates descomplexados…
    Ontem António Costa teve à sua frente alguém que lhe deu oportunidade para EXPLICAR e não para CONCORDAR com o PODER INSTALADO.
    Independentemente de tudo, senti menos “bafio” e menos “politicamente correcto”…

  9. 1- Continua-se a viver acima, das reais possibilidades do Paiz. Não produz, de modo a ter este nivel de vida.
    2- A Divida pública parece continuar a aumentar em relação ao Pib
    3- Pelo menos eu não fui aumentado, ganho exactamente o mesmo, com a agravante de pagar mais pela gasolina, outros produtos inevitavelmente sobem.
    4-Enquanto não se conseguir, reduzir o enorme montante pago em juros, será sempre dificil controlar a divida pública.
    5- Para quando resolução de casos fraudulentos na Banca EDP caso Sócrates etc com o consequente e pelo menos razoavel pagamento em multas ao Estado.Já sei que os atingidos clocam tudo no nome da Famíla estando pobrezinhos.Então que se respossabilize a família.
    6-Votos de melhoras talvez com o aproveitamento de petroleo branco o Lítio que Portugal tem e de grande futuro Automóveis telemóveis atc atc.

  10. Não vi o debate porque me recusei a vê-lo logo à partida porque tenho muita dificuldade em lidar com trafulhas, felizmente que para Costa como para nós este não se desviou muito do caminho que vinha sendo traçado pelo governo anterior e felizmente para nós que apesar da saída da troika o governo continua de alguma forma sob policiamento de Bruxelas e não só, como quase tudo parece ir bem o homem vai bailando, no dia que a situação vire para o torto possivelmente mais uma vez outros terão que vir fazer figura de maus para reporem de novo a ordem na casa. Quanto a JGF muita gente desejaria que nas suas entrevistas com gentes da sua ideologia servisse mais de sacristão do que especialista em economia, deve ser um pouco incomodativo mas isto por enquanto penso que ainda não chegou a uma autocracia.

    • Hahahaa!…
      Isso é que é ter sentido de humor!
      .
      Eu também não vi (vi apenas algumas partes) do debate (que supostamente era para ser uma ENTREVISTA!!!), mas o líder da oposição (José Gomes Ferreira) mediu mal o “opositor” e ficou um pouco enrascado!…

  11. O António Costa está é a dar um grande baile aos portugueses! Infelizmente essa é a triste realidade e ainda mais triste é que muita gente está a achar piada…

      • Por não andar a dormir, nem ser convencido com sorrisos e palmadinhas fáceis, é que eu digo o que disse.
        Só por exemplo, pergunta lá ao Sr. Costa porque é que se estamos tão bem, o imposto dos combustíveis continua com o brutal aumento que ele impôs, e porque agora já nem lhe apetece falar da actualização mediante a cotação do petróleo (contas típicas de intrujão….)?
        Porque é que o IMI aumentou brutalmente, indo buscar uma fatia de leão desse imposto a uma coisa tão abstracta e de categorização aleatória como são as vistas e exposição solar?
        Provavelmente não reparou, mas esses são 2 impostos regressivos, isto é, afectam muito mais quem menos tem (viva o xuxalismo!). Têm é a virtude de ninguém lhes escapar, a não ser que ainda viva numa caverna…
        O que se fez foi dar regalias à função pública, castigando toda a restante população que nada tinha a ver com a crise. A crise não desapareceu, apenas deixou de estar na origem para passar para os mais desprotegidos, para aqueles que vivem do seu trabalho e que não têm qualquer “mesada” só porque existem e têm o aconchego do papá Estado (ou mais provavelmente dum partido, duma cunha, ou dum “polvo” instalado). Fale com profissionais liberais, com micro-empresários e pergunte se o Sr. Costa os ajudou em alguma coisa?
        Mais do que aquele que não vê é o que não quer ver.

      • E dizes tu que não “andas a dormir”?!
        Realmente, tu és dos poucos “acordado” (agora, porque no tempo do Passos devias estar a hibernar!!); o resto do portugueses anda a dormir…
        Por isso é que os indicadores económicos estão como estão (isto sem se “dar” o pais ao desbarato, nem empobrecer mais a população!)…
        O mundo está dormir e sr Ricardo C. é dos poucos acordado…
        .
        Eu sou profissional liberal e essa lenga-lenga contra a FP já começa a cheirar mal…

      • És profissional-liberal!!! Ah, ah, ah… não me digas que passas recibos-verdes ao bloco de esquerda e ao PCP…. ah,ah,ah

  12. Um baile anda ele a dar aos portugueses, só tenho pena de não poder separar todos os que tanto o adoram para serem governados por ele, o problema é que qdo descambar (e não falta muito) seremos todos a pagar e não apenas os iluminados que o apoiam, tentam deturpar tudo de todas as formas para enganar o povo, o PR tem tanta ou mais culpa que ele, devia defender Portugal, mas está na lua, logo não está presente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.