Tesouro milionário escondido há 10 anos foi finalmente encontrado. E foi um poema que ajudou

O colecionador de arte norte-americano Forrest Fenn, que escondeu um tesouro avaliado em mais de um milhão de dólares em 2010 nas montanhas do Novo México, anunciou que o cofre foi finalmente encontrado.

Em 2010, Forrest Fenn, colecionador de arte norte-americano, anunciou que tinha enterrado um cofre com peças de ouro, jóias e outros objetos valiosos nas Montanhas Rochosas, no condado de Santa Fe.

No seu livro de memórias (“The Thrill of the Chase”), Forrest Fenn publicou um poema que continha pistas sobre a localização exata do tesouro, informação que facilitou a descoberta.  As pistas para encontrar o cofre foram partilhadas na Internet e através do poema de 24 linhas.

Agora com 89 anos, Fenn afirmou, em comunicado, que o caçador de tesouros que encontrou o seu cofre prefere permanecer em anonimato, mas enviou-lhe fotografias e detalhes sobre a descoberta.

“Estava debaixo de um dossel de estrelas na exuberante vegetação arborizada das Montanhas Rochosas e não tinha sido movido do lugar onde foi escondido há mais de 10 anos. Não conheço a pessoa que encontrou, porém o poema do meu livro levou-o ao lugar exato”, escreveu Fenn.

Fenn afirmou que tem diferentes sentimentos em relação à descoberta do cofre. “Não sei, sinto-me meio feliz, meio triste pela busca ter terminado”, disse.

O colecionador de arte projetou originalmente a caça ao tesouro como uma forma de deixar um legado depois de ter sido diagnosticado com cancro em 1989. Porém, conseguiu recuperar.

Segundo Fenn, o valioso tesouro foi escondido como uma forma de tentar fazer com que as pessoas vivenciassem a natureza, além de dar a oportunidade de participar numa aventura inesquecível, que seria a busca pelo tesouro.

Em 2017, Fenn partilhou detalhes do tesouro, informando que o cofre de bronze pesava nove quilogramas, enquanto o conteúdo pesava dez quilogramas. O tesouro conta com moedas raras e pepitas de ouro, estátuas de animais pré-colombianas, “espelhos” pré-históricos de ouro martelado, antigas esculturas chinesas esculpidas em jade e jóias antigas com rubis e esmeraldas.

De acordo com os meios locais, cerca de 350 mil pessoas aventuraram-se em busca do misterioso baú e pelo menos cinco perderam a vida a tentar encontrá-lo. Diversas pessoas chegaram a abandonar o seu emprego para se dedicar exclusivamente à caça ao tesouro.

No entanto, alguns mostraram-se céticos quanto à verdadeira existência de tal tesouro e consideram que foi tudo uma farsa, por isso entraram com ações judiciais contra Fenn.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …