Tesouro milionário escondido há 10 anos foi finalmente encontrado. E foi um poema que ajudou

O colecionador de arte norte-americano Forrest Fenn, que escondeu um tesouro avaliado em mais de um milhão de dólares em 2010 nas montanhas do Novo México, anunciou que o cofre foi finalmente encontrado.

Em 2010, Forrest Fenn, colecionador de arte norte-americano, anunciou que tinha enterrado um cofre com peças de ouro, jóias e outros objetos valiosos nas Montanhas Rochosas, no condado de Santa Fe.

No seu livro de memórias (“The Thrill of the Chase”), Forrest Fenn publicou um poema que continha pistas sobre a localização exata do tesouro, informação que facilitou a descoberta.  As pistas para encontrar o cofre foram partilhadas na Internet e através do poema de 24 linhas.



Agora com 89 anos, Fenn afirmou, em comunicado, que o caçador de tesouros que encontrou o seu cofre prefere permanecer em anonimato, mas enviou-lhe fotografias e detalhes sobre a descoberta.

“Estava debaixo de um dossel de estrelas na exuberante vegetação arborizada das Montanhas Rochosas e não tinha sido movido do lugar onde foi escondido há mais de 10 anos. Não conheço a pessoa que encontrou, porém o poema do meu livro levou-o ao lugar exato”, escreveu Fenn.

Fenn afirmou que tem diferentes sentimentos em relação à descoberta do cofre. “Não sei, sinto-me meio feliz, meio triste pela busca ter terminado”, disse.

O colecionador de arte projetou originalmente a caça ao tesouro como uma forma de deixar um legado depois de ter sido diagnosticado com cancro em 1989. Porém, conseguiu recuperar.

Segundo Fenn, o valioso tesouro foi escondido como uma forma de tentar fazer com que as pessoas vivenciassem a natureza, além de dar a oportunidade de participar numa aventura inesquecível, que seria a busca pelo tesouro.

Em 2017, Fenn partilhou detalhes do tesouro, informando que o cofre de bronze pesava nove quilogramas, enquanto o conteúdo pesava dez quilogramas. O tesouro conta com moedas raras e pepitas de ouro, estátuas de animais pré-colombianas, “espelhos” pré-históricos de ouro martelado, antigas esculturas chinesas esculpidas em jade e jóias antigas com rubis e esmeraldas.

De acordo com os meios locais, cerca de 350 mil pessoas aventuraram-se em busca do misterioso baú e pelo menos cinco perderam a vida a tentar encontrá-lo. Diversas pessoas chegaram a abandonar o seu emprego para se dedicar exclusivamente à caça ao tesouro.

No entanto, alguns mostraram-se céticos quanto à verdadeira existência de tal tesouro e consideram que foi tudo uma farsa, por isso entraram com ações judiciais contra Fenn.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo surto levanta dúvidas sobre quarentena de 21 dias na China

Um homem que completou 21 dias de quarentena obrigatória ao retornar do exterior para a China foi identificado como a provável fonte de um novo surto, infetando mais de 60 pessoas, incluindo 15 estudantes do …

Meta do Bloco de Esquerda nas autárquicas é "ter mais força"

A coordenadora do Bloco de esquerda (BE) traçou esta segunda-feira o objetivo de "ter mais força" nestas autárquicas, mas sem quantificar metas, considerando que mesmo quem não concorda com tudo o que defendem os bloquistas, …

Algo vai mal no Palmeiras de Abel: mais tempo, piores resultados

A Libertadores concentra as atenções dos jogadores e dos adeptos mas, entretanto, a liderança do Brasileirão fugiu. O Palmeiras estava numa fase excelente há pouco tempo. No final de Julho completou uma série de nove vitórias …

No GP de Itália, Monza pintou-se de papaia e o halo voltou a salvar uma vida

Resultado do Ricciardo e Norris (P1 e P2) é o melhor da Mclaren desde 2010. Acidente de Max Verstappen e Lewis Hamilton, os grandes candidatos ao título do mundial de pilotos, foi um dos assuntos …

Mais 458 casos e cinco mortes. Portugal tem mais de um milhão de recuperados de covid

Portugal registou mais 458 novos casos e cinco mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados da Direcção-Geral da Saúde. Desde Junho que o país não tinha um número de novos casos tão …

Alemanha. Scholz vence segundo debate e consolida liderança a duas semanas das legislativas

O líder do SPD consolidou assim a sua liderança nas sondagens, apesar de Armin Lashcet, da CDU, ter saído mais ao ataque. O actual Ministro das Finanças da Alemanha e líder dos sociais-democratas, Olaf Scholz, foi …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Em tons de amarelo e vermelho

O energético clássico. O reforço da liderança do Benfica goleador. O regresso de Ronaldo com golos. O milésimo jogo de Mourinho. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder dá lição …

Açores querem alcançar em 2024 certificação de ouro como destino turístico sustentável

Autoridades pretendem fazer uma gestão do crescimento do turismo na ilha, de forma a evitar excessos que sejam prejudiciais para o ambiente. Os Açores querem "elevar os padrões de sustentabilidade" e alcançar, em 2024, a certificação …

Marine Le Pen e Anne Hidalgo lançam-se nas presidenciais francesas de 2022

Anne Hidalgo e Marine Le Pen anunciaram as suas respetivas candidaturas à presidência de França nas eleições do próximo ano. A campanha presidencial em França registou esta segunda-feira uma aceleração com a candidatura da responsável socialista …

Messi não saiu por motivos económicos: "O presidente da Liga tem uma obsessão pelo Barcelona"

  O melhor de sempre, segundo o presidente da Liga, poderia ter continuado em Barcelona, se a direção catalã quisesse. Presidente do clube já reagiu. Como se esperava, a saída de Lionel Messi do Barcelona continua a …