Tesouro milionário escondido há 10 anos foi finalmente encontrado. E foi um poema que ajudou

O colecionador de arte norte-americano Forrest Fenn, que escondeu um tesouro avaliado em mais de um milhão de dólares em 2010 nas montanhas do Novo México, anunciou que o cofre foi finalmente encontrado.

Em 2010, Forrest Fenn, colecionador de arte norte-americano, anunciou que tinha enterrado um cofre com peças de ouro, jóias e outros objetos valiosos nas Montanhas Rochosas, no condado de Santa Fe.

No seu livro de memórias (“The Thrill of the Chase”), Forrest Fenn publicou um poema que continha pistas sobre a localização exata do tesouro, informação que facilitou a descoberta.  As pistas para encontrar o cofre foram partilhadas na Internet e através do poema de 24 linhas.

Agora com 89 anos, Fenn afirmou, em comunicado, que o caçador de tesouros que encontrou o seu cofre prefere permanecer em anonimato, mas enviou-lhe fotografias e detalhes sobre a descoberta.

“Estava debaixo de um dossel de estrelas na exuberante vegetação arborizada das Montanhas Rochosas e não tinha sido movido do lugar onde foi escondido há mais de 10 anos. Não conheço a pessoa que encontrou, porém o poema do meu livro levou-o ao lugar exato”, escreveu Fenn.

Fenn afirmou que tem diferentes sentimentos em relação à descoberta do cofre. “Não sei, sinto-me meio feliz, meio triste pela busca ter terminado”, disse.

O colecionador de arte projetou originalmente a caça ao tesouro como uma forma de deixar um legado depois de ter sido diagnosticado com cancro em 1989. Porém, conseguiu recuperar.

Segundo Fenn, o valioso tesouro foi escondido como uma forma de tentar fazer com que as pessoas vivenciassem a natureza, além de dar a oportunidade de participar numa aventura inesquecível, que seria a busca pelo tesouro.

Em 2017, Fenn partilhou detalhes do tesouro, informando que o cofre de bronze pesava nove quilogramas, enquanto o conteúdo pesava dez quilogramas. O tesouro conta com moedas raras e pepitas de ouro, estátuas de animais pré-colombianas, “espelhos” pré-históricos de ouro martelado, antigas esculturas chinesas esculpidas em jade e jóias antigas com rubis e esmeraldas.

De acordo com os meios locais, cerca de 350 mil pessoas aventuraram-se em busca do misterioso baú e pelo menos cinco perderam a vida a tentar encontrá-lo. Diversas pessoas chegaram a abandonar o seu emprego para se dedicar exclusivamente à caça ao tesouro.

No entanto, alguns mostraram-se céticos quanto à verdadeira existência de tal tesouro e consideram que foi tudo uma farsa, por isso entraram com ações judiciais contra Fenn.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …

Bombeiros "em falência" exigem que Estado pague dívidas de 44 milhões de euros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, diz que as corporações de bombeiros estão "em falência técnica" e reclama ao Estado o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas. A Liga dos …

Médico de Maradona investigado por suspeitas de homicídio por negligência

O médico de Diego Maradona está sob investigação por suspeitas de homicídio por negligência. Leopoldo Luque desmente e diz que não tem nada a esconder. A casa e o consultório do médico de Diego Maradona, em …