Pedro Nuno Santos e Medina disputam poder na gestão dos comboios e habitação

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (C), acompanhado pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos (E), pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Campos Fernandes (D), exibem os seus Passes Únicos AML – Navegante, durante a viagem de comboio entre Estação de Entrecampos e Setúbal, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária, em Lisboa, 01 de abril de 2019. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Pedro Nuno Santos e Fernando Medina divergem nas opiniões e medidas que tencionam aplicar na pasta da habitação e da gestão dos comboios. António Costa espera resultados de ambos.

A gestão dos comboios e a habitação são duas pastas importantes das próxima legislatura e, para auxiliar na sua resolução, o primeiro-ministro António Costa apontou duas figuras. Pedro Nuno Santos, ministro das Infra-estruturas e Habitação, e Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa e do Conselho Metropolitano de Lisboa.

Apesar de terem sido indicados para resolver os mesmo problemas, ambos têm visões diferentes. Estas são duas personalidades que podem vir a suceder António Costa na liderança do PS e que, durante esta legislatura, têm aqui uma oportunidade para se debaterem e mostrar aquilo que valem.

O Público refere que Costa espera o melhor dos dois, mas vai puxando pelo seu ministro, Pedro Nuno Santos. O primeiro-ministro espera que este consiga “disponibilizar uma oferta pública, por parte do Estado, de 10 mil habitações”. O Governo propôs-se a aumentar a oferta com construção de casas públicas ou de reconstrução de património do Estado.

Também Fernando Medina tem um coelho debaixo da cartola, mas para o tirar, espera ainda pela aprovação do Programa de Renda Acessível de Lisboa por parte do Tribunal de Contas (TdC). No entanto, o TdC defende que se trata de uma parceria público-privada, enquanto Medina reitera que é uma concessão.

Fernando Medina diz que a colaboração dos privados é necessária, já que “não é exequível que o programa seja exclusivamente financiado através da construção pública”.

Pedro Nuno Santos tem um plano parecido com o de Medina, com um branding diferente: Programa de Arrendamento Acessível. O benefício fiscal para rendas mais acessíveis acabou por falhar, já que em dois meses apenas tinham sido celebrados 20 contratos de um total de 8 mil candidaturas.

O ministro das Infra-estruturas e Habitação, de acordo com o Público, já prepara mexidas no seu programa para o tornar mais apelativo. Do outro lado, Fernando Medina aprovou o regulamento municipal e vai lançar um concurso para as primeiras casas com renda acessível.

Disputa nos comboios

Se a habitação já é um tópico que divide Pedro Nuno Santos e Fernando Medina, a gestão dos comboios é outro problema. O Governo tenciona “transferir a propriedade total ou parcial das empresas operadoras de transporte coletivo para as entidades intermunicipais (ou para os municípios que as integram), nos termos que com estas venham a ser acordados”.

Esta medida do programa do Governo amputaria a CP daquilo que é a CP Lisboa e a CP Porto. No entanto, sabe-se que Pedro Nuno Santos se opõe a esta ideia e quer a empresa portuguesa de transporte ferroviário ainda mais forte.

O programa do Governo colide também com as intenções de Fernando Medina, já que a gestão comboios suburbanos de Lisboa passaria para a autarquia. Uma decisão desta natureza, a vir a concretizar-se, seria única no espaço europeu, já que em praticamente todos os países, o operador ferroviário nacional gere os comboios e linhas suburbanas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …