António Costa avisa TAP. Plano de rotas “não tem credibilidade”

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de “gestão prudente” e “não tem credibilidade” um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de Portugal.

Estas posições foram transmitidas por António Costa à agência Lusa, em reação ao anúncio feito pela Comissão Executiva da TAP sobre o plano de retoma de rotas a partir de junho.

O primeiro-ministro começou por frisar que “a gestão das fronteiras é responsabilidade soberana do Estado português” e que a presente pandemia “exigiu e exige por tempo ainda indeterminado a imposição de restrições na circulação nas fronteiras terrestre, marítima e aérea”.

Não tem credibilidade qualquer plano de rotas definido pela TAP, sem a prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras definida pela República Portuguesa”, acentuou.

Costa disse mesmo ver-se “obrigado a recordar à Comissão Executiva da TAP os deveres legais de gestão prudente e responsável da companhia”.

Esse conjunto de deveres legais de gestão prudente e responsável na gestão da transportadora área nacionais, de acordo com o primeiro-ministro, “não é compatível com a definição, divulgação e promoção de planos de rotas cuja viabilidade depende da vontade soberana da República Portuguesa na gestão das suas fronteiras”.

No início da semana, a TAP publicou o seu plano de voos para os próximos dois meses, que prevê 27 ligações semanais em junho e 247 em julho, sendo a maioria de Lisboa.

De acordo com o jornal online ECO, os administradores indicados pelo Estado no conselho de administração da TAP manifestaram a sua discordância em relação a este plano nas reuniões que antecederam a sua divulgação, mas este acabou mesmo por ser adotado.

Os administradores terão proposto mais voos a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, como por exemplo Porto-Milão, tendo considerado que é particularmente relevante para a indústria de calçado e têxtil na região Norte. Mas as propostas foram rejeitadas, e o plano terá sido até divulgado sem aviso prévio no conselho, avança o jornal digital.

Segundo o ECO, a gestão executiva da companhia aérea justifica-se com o facto de não ter condições para operar rotas com prejuízo, sobretudo agora em que está a negociar com o Governo um plano de recapitalização.

“Se a TAP abdicar do Norte, Norte abdicará da TAP”

Este plano de voos está a originar críticas de vários quadrantes, nomeadamente do presidente da Área Metropolitana do Porto.

“A situação criada pela TAP é incompreensível e só vem agudizar o sentimento de hostilidade ao modelo de gestão que está a ser seguido”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, numa declaração enviada à Lusa.

O presidente da AMP salienta que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro não é um aeroporto apenas de voos low cost e defende que as populações do Norte “não mereciam este tratamento”.

“O assunto será de novo tratado no âmbito político com o primeiro-ministro, mas importa começar a ponderar uma estratégia alternativa para a região, com TAP ou sem TAP. Se a TAP acha que pode abdicar do Norte, seguramente o Norte abdicará da TAP”, conclui Eduardo Vítor Rodrigues, que também é presidente da Câmara Municipal de Gaia.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, também já acusou a TAP de “impor um confinamento ao Porto e Norte” e de “abandonar o país” neste momento de pandemia, em que Portugal “mais precisa” da transportadora aérea.

O líder do PSD, Rui Rio, também acusou a TAP de ser uma “empresa regional” que “está confinada ao que era a antiga província da Estremadura”.

O grupo parlamentar do PS entregou, esta terça-feira, no Parlamento, um pedido de audição urgente do presidente da TAP, Miguel Frasquilho, para esclarecer a “desproporção grande” entre as rotas com origem em Lisboa e as que partem do Porto.

O Presidente da República, por sua vez, disse que “acompanha a preocupação manifestada por vários partidos políticos e autarcas relativamente ao plano de retoma de rotas da TAP, em particular no que respeita ao Porto”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A TAP não está confinada à antiga Estremadura mas sim à actual província da Estrumadura tal a quantidade de estrume (para não dizer a palavra adequada) que se nota cada vez mais existir dentro das cabeças de quem por lá dá ordens e traça planos…

  2. Quiseram nacionalizar esta empresa…agora aguentem!
    Ponham a Easyjet, Transavia, Ryanair e outras companhias generalistas a substituir a TAP nas rotas que são sustentáveis. Eu também gostava de ir a Évora de avião, mas não posso…
    Isto de ter vôos para Abijan, Acra, Agadir, Banjul, Conacri, Dakar, mas quem é que vai para estes destinos???
    Será o contribuinte português que tanto dinheiro desconta para manter este buraco sem fundo???!!!

RESPONDER

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …