Injeção na TAP deve rondar os mil milhões de euros

A injeção do Estado na TAP deverá rondar os mil milhões de euros. Falta também definir a forma como o dinheiro vai ser injetado na companhia aérea portuguesa.

As negociações entre o Estado e os acionistas privados da TAP começam a dar os primeiros frutos após duas semanas de negociações. Juntos, procuram uma solução para salvar a companhia aérea que, assim como muitas outras, atravessa uma profunda crise devido à pandemia de covid-19. A TAP está praticamente parada há dois meses.

A TSF avança esta sexta-feira que a injeção que o Estado planeia fazer na TAP deverá rondar os mil milhões de euros. O plano de ação é semelhante àquele seguido noutros países: um rácio entre o número de aviões e o número de passageiros transportados em 2019.

A Swiss Air, por exemplo, que tem 107 aviões e transportou mais de 21,5 milhões de passageiros o ano passado, recebeu ajudas públicas no valor de 1.400 milhões de euros. A TAP, por sua vez, que tem uma frota de 105 aviões e transportou 17,1 milhões de passageiros em 2019, leva a que o valor da injeção ronde os mil milhões de euros.

O número ainda não está fechado, faltando também definir a forma como o dinheiro vai ser injetado na companhia aérea. Neste momento, há três cenários prováveis em cima da mesa: um apoio temporário, uma compensação de danos ou um apoio de emergência.

O primeiro é essencialmente dívida privada com garantias do estado até 90%; na segunda hipótese, o Estado pode garantir até 100%; e, por fim, o terceiro cenário possível implica necessariamente uma reestruração da empresa. A compensação de danos, escreve o ECO, parece ser a solução preferida dos acionistas privados da Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa.

Ao que tudo indica, ambas as partes descartam a hipótese de um aumento de capital em parcelas iguais entre os acionistas privados e o Estado. Bruxelas também não dá o seu selo de aprovação.

Com a companhia aérea a despedir trabalhadores e a adiar pagamentos a fornecedores, entra-se numa corrida em contrarrelógio para salvar a TAP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …