Plano Juncker pode criar 1,3 milhões de empregos

european_parliament / Flickr

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen (à direita)

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen (à direita)

O vice-presidente da Comissão Europeia, o finlamdês Jyrki Katainen, afirmou esta segunda-feira que o plano de investimento que está a ser desenhado poderá criar 1,3 milhões de empregos nos próximos anos.

Num debate com os deputados da comissão e assuntos económicos, no Parlamento Europeu, em Bruxelas,  Jyrki Katainen afirmou que as contas do executivo comunitário apontam para que o chamado ‘Plano Juncker’ crie 1,3 milhões de postos de trabalho na União Europeia.

O plano de investimento, que foi uma das ‘bandeiras’ de Jean-Claude Juncker quando se apresentou como candidato a presidente da Comissão Europeia, foi apresentado em Novembro e tem como suporte um fundo de investimento estabelecido em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI) —  designado Fundo Europeu de Investimento Estratégico (EFSI, na sigla em inglês).

A partir desse fundo, com 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento comunitário e cinco mil milhões do BEI, Bruxelas acredita que por cada euro serão mobilizados 15 euros, no total 315 mil milhões de euros que espera que entrem na economia europeia nos próximos três anos em investimentos públicos e sobretudo privados.

Esta segunda-feira, perante os eurodeputados, o político finlandês – que lidera este dossier na Comissão – respondeu às dúvidas sobre os riscos associados ao fundo e ao possível impacto no orçamento comunitário, tendo em conta que se baseia em garantias deste.

Para Katainen, a forma de chamar os investidores privados a este plano, quando a Europa precisa de investimento para recuperar a economia, é haver uma garantia pública para o caso dos projectos incorrerem em perdas.

Sem um esquema de primeira perda, o fundo não iria descolar“, justificou.

O vice-presidente da Comissão voltou ainda a dizer que a selecção dos projectos a apoiar pelo fundo será “não política” e que o comité responsável por isso será independente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …