Plano Juncker pode criar 1,3 milhões de empregos

european_parliament / Flickr

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen (à direita)

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen (à direita)

O vice-presidente da Comissão Europeia, o finlamdês Jyrki Katainen, afirmou esta segunda-feira que o plano de investimento que está a ser desenhado poderá criar 1,3 milhões de empregos nos próximos anos.

Num debate com os deputados da comissão e assuntos económicos, no Parlamento Europeu, em Bruxelas,  Jyrki Katainen afirmou que as contas do executivo comunitário apontam para que o chamado ‘Plano Juncker’ crie 1,3 milhões de postos de trabalho na União Europeia.

O plano de investimento, que foi uma das ‘bandeiras’ de Jean-Claude Juncker quando se apresentou como candidato a presidente da Comissão Europeia, foi apresentado em Novembro e tem como suporte um fundo de investimento estabelecido em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI) —  designado Fundo Europeu de Investimento Estratégico (EFSI, na sigla em inglês).

A partir desse fundo, com 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento comunitário e cinco mil milhões do BEI, Bruxelas acredita que por cada euro serão mobilizados 15 euros, no total 315 mil milhões de euros que espera que entrem na economia europeia nos próximos três anos em investimentos públicos e sobretudo privados.

Esta segunda-feira, perante os eurodeputados, o político finlandês – que lidera este dossier na Comissão – respondeu às dúvidas sobre os riscos associados ao fundo e ao possível impacto no orçamento comunitário, tendo em conta que se baseia em garantias deste.

Para Katainen, a forma de chamar os investidores privados a este plano, quando a Europa precisa de investimento para recuperar a economia, é haver uma garantia pública para o caso dos projectos incorrerem em perdas.

Sem um esquema de primeira perda, o fundo não iria descolar“, justificou.

O vice-presidente da Comissão voltou ainda a dizer que a selecção dos projectos a apoiar pelo fundo será “não política” e que o comité responsável por isso será independente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …