Plano do Governo para o hidrogénio “vai aumentar factura do gás em 20%”

RTP Arquivos

O economista Abel Mateus

O Plano Nacional Energia e Clima (PNEC), onde o Governo reforça a aposta no hidrogénio verde, “vai aumentar a factura do gás em cerca de 20%”. É o economista Abel Mateus quem o antecipa, prevendo também um elevado custo social do encerramento antecipado das centrais a carvão.

Abel Mateus foi um dos signatários do manifesto contra a estratégia do hidrogénio verde e defende que Portugal devia “esperar que se reduzam os custos”, para “se tornarem competitivos”, antes de investir na produção. Caso contrário, “voltamos à mesma história das eólicas”, analisa o economista em entrevista ao Jornal de Negócios.

“Se se fizer já e como o plano nacional para o hidrogénio prevê”, vai trazer custos acrescidos para os consumidores, constata ainda o economista.

“O plano prevê uma primeira fase para injecção no sistema de gás natural, portanto, no fornecimento de gás às nossas casas. A nossa estimativa é que isso vai aumentar a factura do gás em cerca de 20%“, alerta Abel Mateus.

Considerando que o PNEC inclui metas ambiciosas, Abel Mateus refere que “está-se a projectar um aumento da oferta de geração no sistema eléctrico nacional quando há um excesso de oferta neste momento“. “Simplesmente o que o Governo está a fazer é retirar as centrais fósseis”, conclui.

E com esse encerramento antecipado da Central de Sines e de outras, o país pode “desperdiçar cerca de 1,5 mil milhões de euros em capital”, constata o economista.

Abel Mateus realça que estas centrais “têm um valor económico e social pelo facto de ainda poderem produzir e a vantagem de já terem sido amortizadas”.

Na estimativa do economista, com o PNEC em 2030, o valor da factura de electricidade vai decrescer 3% relativamente a 2019 na factura do consumidor, enquanto o custo de produção descerá “à volta de 40% do valor final”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bla bla bla………. e o triste do consumidor doméstico não tem que o defenda, portanto é mais do mesmo, vão todos pró ca….o, nunca mais acaba a mama na mesma teta.

  2. Eu concordo com uma revolucao do hidrogenio.
    O governos e toda sociedade deveria poder participar nesta revolucao porque acima de tudo precisamos de novas ideias e novos processos de producao de hidrogenio.

    Governo deveria reunir com as universidades e politecnicos e propor novas ideias e novos formas de produzir h2.
    Essa coisa de ofercer a empresa A e B nao e bom para ninguem.
    Os politicos nao podem tomar decisoes em materia que eles nao dominam. ‘e por esta razao que o pais nao avanca no progresso tecnico cientifico.

  3. Vejam o Negócios da semana da SIC Notícias desta quarta-feira 30/10 e lá é tudo explicado como as coisas se funcionam.

RESPONDER

Costa responde a Marcelo: "Ninguém pode garantir" que não voltamos atrás

Esta segunda-feira, António Costa disse que "ninguém" pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás no desconfinamento. Nem mesmo o Presidente da República. Questionado pelos jornalistas sobre a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre …

Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno …

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …