Plano de testes em massa não está pronto (e task-force ainda nem está formada)

Guillaume Horcajuelo / EPA

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, no início de fevereiro, que Portugal ia avançar para uma estratégia de testagem massiva à covid-19. No entanto, o plano ainda não é conhecido.

De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia esta sexta-feira, isto deve-se ao facto de que, apesar de a ministra da Saúde afirmar que a estratégia está a ser elaborada, na verdade, esta preparação ainda nem terá tido início.

Recorde-se que, nos últimos dias de fevereiro, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse, em entrevista à RTP3, que o plano de testagem massiva, anunciado pela ministra da Saúde, ainda não estava pronto e que havia arestas a limar, pelo que iria “começar dentro de pouco tempo”, referiu o governante.

“Há aqui alguns processos que temos de aperfeiçoar”, admitiu Lacerda Sales, explicando que a estratégia para as escolas “ainda a ser elaborada”, dando como exemplo de quanto em quanto tempo é que devem ser feitos os testes.

Porém, o Expresso adianta que o rastreio vai preparado por uma nova task-force que ainda está em formação.

O grupo, que vai ser liderado pelo presidente do Instituto Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida, começou a reunir os elementos necessários nos últimos dias para dar início à preparação do plano para a testagem em massa.

Desta task-force, farão parte, entre outros, representantes da rede de laboratórios privados com convenções com o Serviço Nacional de Saúde e do setor social, como é o caso da Cruz Vermelha Portuguesa, que têm assegurado análises, de antigénio e moleculares, de diagnóstico da covid-19 entre os portugueses.

Segundo o Expresso, a Associação Nacional de Laboratórios só foi chamada na semana passada e à Cruz Vermelha chegou também, entretanto, um pedido de ajuda. O contacto terá sido feito informalmente, por telefone, pelo próprio presidente do INSA.

O semanário avança ainda que os rastreios nos setores mais expostos ao vírus só vão avançar nas creches e nas escolas até ao 3º ciclo para docentes e funcionários. O rastreio a alunos apenas está previsto a partir do segundo ciclo, frequentado por alunos entre os 10 e os 12 anos. Além disso, as análises serão feitas depois da reabertura.

O Governo pretende realizar ciclos quinzenais de testagem, com cinco dias cada, nos concelhos com 120 casos de covid-19 por 100 mil pessoas. No total, serão 110 mil a 460 mil por ciclo.

Segundo os laboratórios, a tarefa é complexa e exige a capacitação das unidades para a gestão de recursos humanos. No entanto, para já, ainda não foi avançada qualquer data.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ohhhh…
    a testagem em massa foi afinal uma diminuição da testagem em massa.
    Depois de publicada legislação para se testar em massa escolas, industria e construção civil nada mais foi publicado sobre como se ia operacionalizar essa testagem.
    Aliás o que se verificicou foi que a testagem caiu drasticamente para, em alguns dias, ser cerca de 10 mil testes dia. A justificação é que o n.º de casos diminui muito logo não se testa.
    Se assim é para que anunciar testagem em massa? testa-se apenas para dispistar contactos com casos positivos e nada mais…

    • “Se assim é para que anunciar testagem em massa?”
      Não será para controlar o desconfinamento?
      Bastava pensar um bocadinho ANTES de comentar…

RESPONDER

"Erro terrível". Cemitério enterra neonazi em sepultura que tinha pertencido a um judeu

A Igreja Evangelista já admitiu que foi "um erro terrível" enterrar um conhecido neonazi na sepultura que anteriormente pertenceu a um judeu. Henry Hafenmayer foi enterrado na passada sexta-feira no cemitério de Südwestkirchhof Stahnsdorf. O neonazi, e …

Carlos do Paulo deixa de ser advogado de João Rendeiro

Ex-banqueiro, que se encontra em fuga à justiça portuguesa, deixa de ser defendido por Carlos do Paulo e volta a ser representado por Joana Fonseca que o defendeu no último julgamento. Segundo noticia o Expresso, esta …

Jack Ma volta a ser visto em Hong Kong

O fundador do Grupo Alibaba, Jack Ma, longe dos olhares do mundo desde o final do ano passado, está agora em Hong Kong e tem-se encontrado com parceiros de negócios nos últimos dias. Jack Ma tem …

Marcelo acredita na aprovação do OE2022, mas não descarta cenário de eleições antecipadas

O Presidente da República alertou hoje que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "muito provavelmente" conduziria à dissolução do parlamento e a eleições antecipadas, com "seis meses de paragem na vida nacional". Em …

Pandora Papers. Morais Sarmento corrige a declaração de rendimentos e património no TC

Nuno Morais Sarmento, vice-presidente de Rui Rio, pediu ao Tribunal Constitucional que sejam acrescentadas as participações sociais que tem em três empresas moçambicanas. De acordo com o jornal Expresso, a alteração surge na sequência dos Pandora …

Pegadas mais antigas de pré-humanos identificadas em Creta

As pegadas mais antigas já conhecidas de pré-humanos foram encontradas na ilha de Creta, na Grécia, e têm pelo menos seis milhões de anos. As pegadas em questão foram descobertas, em 2017, perto da aldeia de …

Enfermeira a preparar uma vacina

Vacina russa de dose única com 70% de eficácia contra variante Delta

A vacina russa contra a covid-19 de dose única, Sputnik Light, apresenta 70% de eficácia contra a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 três meses após a inoculação, anunciou hoje um laboratório daquele país. Segundo o Centro …

Três selecções apuradas para o Mundial 2022 (mas Will Grigg não vai ao Qatar)

Qatar e Alemanha já estavam qualificadas e a Dinamarca completou o trio. Irlanda do Norte está fora destas contas. A Dinamarca já assegurou a qualificação para a fase final do Mundial 2022. A confirmação - do …

Santuário de Fátima repleto na primeira peregrinação sem restrições

A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que hoje termina, está a decorrer "dentro da normalidade" e sem registo de incidentes, informou a GNR. Esta é a primeira que se realiza sem restrições …

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma chega à Península Ibérica

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que uma nuvem de dióxido de enxofre, proveniente do vulcão Cumbre Vieja, em ilha La Palma, nas Canárias, atingiu a Península Ibérica. A informação …