Plano de testes em massa não está pronto (e task-force ainda nem está formada)

Guillaume Horcajuelo / EPA

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, no início de fevereiro, que Portugal ia avançar para uma estratégia de testagem massiva à covid-19. No entanto, o plano ainda não é conhecido.

De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia esta sexta-feira, isto deve-se ao facto de que, apesar de a ministra da Saúde afirmar que a estratégia está a ser elaborada, na verdade, esta preparação ainda nem terá tido início.

Recorde-se que, nos últimos dias de fevereiro, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse, em entrevista à RTP3, que o plano de testagem massiva, anunciado pela ministra da Saúde, ainda não estava pronto e que havia arestas a limar, pelo que iria “começar dentro de pouco tempo”, referiu o governante.

“Há aqui alguns processos que temos de aperfeiçoar”, admitiu Lacerda Sales, explicando que a estratégia para as escolas “ainda a ser elaborada”, dando como exemplo de quanto em quanto tempo é que devem ser feitos os testes.

Porém, o Expresso adianta que o rastreio vai preparado por uma nova task-force que ainda está em formação.

O grupo, que vai ser liderado pelo presidente do Instituto Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida, começou a reunir os elementos necessários nos últimos dias para dar início à preparação do plano para a testagem em massa.

Desta task-force, farão parte, entre outros, representantes da rede de laboratórios privados com convenções com o Serviço Nacional de Saúde e do setor social, como é o caso da Cruz Vermelha Portuguesa, que têm assegurado análises, de antigénio e moleculares, de diagnóstico da covid-19 entre os portugueses.

Segundo o Expresso, a Associação Nacional de Laboratórios só foi chamada na semana passada e à Cruz Vermelha chegou também, entretanto, um pedido de ajuda. O contacto terá sido feito informalmente, por telefone, pelo próprio presidente do INSA.

O semanário avança ainda que os rastreios nos setores mais expostos ao vírus só vão avançar nas creches e nas escolas até ao 3º ciclo para docentes e funcionários. O rastreio a alunos apenas está previsto a partir do segundo ciclo, frequentado por alunos entre os 10 e os 12 anos. Além disso, as análises serão feitas depois da reabertura.

O Governo pretende realizar ciclos quinzenais de testagem, com cinco dias cada, nos concelhos com 120 casos de covid-19 por 100 mil pessoas. No total, serão 110 mil a 460 mil por ciclo.

Segundo os laboratórios, a tarefa é complexa e exige a capacitação das unidades para a gestão de recursos humanos. No entanto, para já, ainda não foi avançada qualquer data.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ohhhh…
    a testagem em massa foi afinal uma diminuição da testagem em massa.
    Depois de publicada legislação para se testar em massa escolas, industria e construção civil nada mais foi publicado sobre como se ia operacionalizar essa testagem.
    Aliás o que se verificicou foi que a testagem caiu drasticamente para, em alguns dias, ser cerca de 10 mil testes dia. A justificação é que o n.º de casos diminui muito logo não se testa.
    Se assim é para que anunciar testagem em massa? testa-se apenas para dispistar contactos com casos positivos e nada mais…

    • “Se assim é para que anunciar testagem em massa?”
      Não será para controlar o desconfinamento?
      Bastava pensar um bocadinho ANTES de comentar…

RESPONDER

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …

Depois das cheias, Alemanha tem outra luta em mãos: limpar montanhas de lixo

Foram as cheias mais devastadoras da Alemanha nos últimos 60 anos, mas os problemas não acabaram com as chuvas. O país terá agora de lidar com montanhas de lixo, frigoríficos estragados e carros destruídos, amontoados …

Síndrome de Guillain-Barré apontada como efeito "muito raro" na vacina da Janssen

Infarmed justifica a decisão com os resultados da investigação feita pela Agência Europeia do Medicamento, iniciada após os reguladores norte-americanos terem dado o alerta para o "risco acrescido de se desenvolver uma condição neurológica rara …

Presidenciais. Tweets de Sara Sampaio e Barroco de Melo motivam abertura de inquérito no MP

Sara Sampaio e Eduardo Barroco de Melo fizeram publicações no Twitter, durante o período de reflexão para as últimas presidenciais, que serão agora investigadas pelo Ministério Público (MP). O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para …

2,5% da população respondeu "não" ao SMS de agendamento

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 revelou hoje que, no total, 2,5% da população respondeu ‘não’ à mensagem recebida para agendar a vacina e, quando houve mais filas, 2,7% faltaram à marcação. Henrique …

El Salvador pede prisão de ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén por corrupção

Promotores de El Salvador emitiram um mandado de prisão contra o ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén sob a acusação de peculato, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. O procurador-geral Rodolfo Delgado disse na quinta-feira que as acusações …

Presidente chinês faz rara e discreta visita ao Tibete

O Presidente chinês fez uma rara visita ao Tibete, numa altura em que as autoridades reforçam o controlo sobre a cultura budista tradicional e impulsionam o desenvolvimento económico e modernização das infraestruturas da região dos …