/

Plano B da Grécia é pedir ajuda a Rússia, China ou EUA

4

deboutlarepublique / Flickr

Panos Kammenos, ministro da Defesa da Grécia e líder do partido Gregos Independentes

O ministro grego da Defesa afirma que, caso não consiga acordo sobre a dívida grega com a zona do euro, o país pedirá ajuda a outras fontes, colocando a Rússia, a China e os EUA entre as possibilidades.

Panos Kammenos, ministro da Defesa e líder dos Gregos Independentes (ANEL), parceiro de coligação do Syriza, afirma que Atenas tem a “obrigação” de partir para um “plano B”.

“Queremos um acordo e temos esperança que isso aconteça. Mas se isso não acontecer, se a Alemanha se mantiver rígida e quiser fazer a Europa implodir, então temos a obrigação de seguir para um plano B, que passa por conseguir financiamento através de outras fontes”, declarou o ministro da Defesa em entrevista a um canal de TV grego.

“Poderiam ser os Estados Unidos, na melhor das hipóteses; poderia ser a Rússia, a China ou outros países.”

A Grécia pretende um novo acordo para o pagamento da dívida com a Zona Euro, que permita aliviar as medidas de austeridade impostas à população desde 2010 pelo pacote de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), e fomentar o crescimento da economia.

A zona do euro – e em particular a Alemanha – não tem mostrado disposição para ceder nas exigências de que a Grécia realize cortes orçamentais e reformas económicas.

ZAP

4 Comments

  1. Comportamento típico de caloteiro que nemsabe se os que lhe irão emprestar dinheiro nestas condições serão mais ou menos duros de roer. Na vida comum, os segundos são geralmente sem piedade, Boa sorte.

  2. Tal como alguns desmiolados portugueses que eu conheço, vão pedindo emprestado empréstimos para pagar empréstimos, passando cheque para prolongar cheques. No fim vão à DECO e pedem renegociamento das dívidas, ficando ainda a dever mais que aquilo que deviam até à insolvência. Depois…. depois basta esperar cinco anos que alguém irá pagar a dívida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.